62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO MEDIADORA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB: DO ENSINO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR
Barbara Eusébio da Silva 1
Bruna Samara dos Santos Nunes 1
Lidiane Oliveira da Silva 1
Marcela Guilherme de Medeiros 1
Magna Coelly Pedro da Silva 1
Maria José Brandão Pereira 1
1. Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas- Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:

Este artigo trata de uma pesquisa realizada em escolas públicas do Município de Bananeiras/PB, tendo como objetivo compreender e analisar os métodos de avaliação que prevalecem durante a vida escolar do indivíduo e as dificuldades encontradas para se realizar uma avaliação mediadora nas escolas públicas desde o ensino infantil ao ensino Superior. Tomamos como referenciais teóricos autores como Hoffman (1993) e Lima (1994).  Segundo Hoffman (1993) a avaliação mediadora é aquela que analisa teoricamente as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem (verbais ou escritas, outras produções) para acompanhar hipótese que vêm formulando a respeito de determinados assuntos em diferentes áreas de conhecimento de forma a exercer uma ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções ou a reformulação de hipóteses preliminarmente formuladas. Acompanhamento esse que visa o acesso gradativo do aluno a um saber competente na escola e, portanto sua promoção a outras séries e graus de ensino.  No que diz respeito à avaliação tradicional, Lima (1994) adverte que a educação tradicional baseia-se na primazia do conteúdo sobre o sujeito, onde o papel da escola é a transmição do saber sistematizado e socialmente acumulado. A metodologia tradicional está ligada ao ensino técnico- instrumental da elaboração ou avaliação de testes e provas.

METODOLOGIA:
Desenvolvemos a pesquisa em diferentes instituições de ensino tais como: Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Emília de Oliveira Neves; Escola Municipal Florentino de Medeiros (fundamental I); O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN - Ensino Médio e Técnico) com um universo de 572 alunos e 58 Professores; o curso de Pedagogia no universo de 171 alunos e 11 professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus III, ambas localizadas na cidade de Bananeiras- PB. Para realizarmos esse trabalho aplicamos um questionário semi-estruturado aos educandos e educadores das instituições citadas
RESULTADOS:

A metodologia tradicional está ligada ao ensino técnico- instrumental da elaboração ou avaliação de testes e provas.

CONCLUSÃO:

Contudo, concluímos que os métodos utilizados pelos professores (as) apresentam características da avaliação tradicional, pelo fato desses desconhecerem outros instrumentos de avaliação para analisar o processo do desenvolvimento da aprendizagem do alunado.

 

Palavras-chave: Pratica avaliativa, Avaliação, Aprendizagem.