62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO MEDIADORA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB: DO ENSINO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR |
Barbara Eusébio da Silva 1 Bruna Samara dos Santos Nunes 1 Lidiane Oliveira da Silva 1 Marcela Guilherme de Medeiros 1 Magna Coelly Pedro da Silva 1 Maria José Brandão Pereira 1 |
1. Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas- Universidade Federal da Paraíba |
INTRODUÇÃO: |
Este artigo trata de uma pesquisa realizada em escolas públicas do Município de Bananeiras/PB, tendo como objetivo compreender e analisar os métodos de avaliação que prevalecem durante a vida escolar do indivíduo e as dificuldades encontradas para se realizar uma avaliação mediadora nas escolas públicas desde o ensino infantil ao ensino Superior. Tomamos como referenciais teóricos autores como Hoffman (1993) e Lima (1994). Segundo Hoffman (1993) a avaliação mediadora é aquela que analisa teoricamente as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem (verbais ou escritas, outras produções) para acompanhar hipótese que vêm formulando a respeito de determinados assuntos em diferentes áreas de conhecimento de forma a exercer uma ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções ou a reformulação de hipóteses preliminarmente formuladas. Acompanhamento esse que visa o acesso gradativo do aluno a um saber competente na escola e, portanto sua promoção a outras séries e graus de ensino. No que diz respeito à avaliação tradicional, Lima (1994) adverte que a educação tradicional baseia-se na primazia do conteúdo sobre o sujeito, onde o papel da escola é a transmição do saber sistematizado e socialmente acumulado. A metodologia tradicional está ligada ao ensino técnico- instrumental da elaboração ou avaliação de testes e provas. |
METODOLOGIA: |
Desenvolvemos a pesquisa em diferentes instituições de ensino tais como: Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Emília de Oliveira Neves; Escola Municipal Florentino de Medeiros (fundamental I); O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN - Ensino Médio e Técnico) com um universo de 572 alunos e 58 Professores; o curso de Pedagogia no universo de 171 alunos e 11 professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus III, ambas localizadas na cidade de Bananeiras- PB. Para realizarmos esse trabalho aplicamos um questionário semi-estruturado aos educandos e educadores das instituições citadas |
RESULTADOS: |
A metodologia tradicional está ligada ao ensino técnico- instrumental da elaboração ou avaliação de testes e provas. |
CONCLUSÃO: |
Contudo, concluímos que os métodos utilizados pelos professores (as) apresentam características da avaliação tradicional, pelo fato desses desconhecerem outros instrumentos de avaliação para analisar o processo do desenvolvimento da aprendizagem do alunado. |
Palavras-chave: Pratica avaliativa, Avaliação, Aprendizagem. |