62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O RESPEITO COMO ELEMENTO RELEVANTE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO "BOM ALUNO" PARA PROFESSORAS
Andreza Maria de Lima 1
Laêda Bezerra Machado 2
1. Secretaria Municipal de Educação do Recife / Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Profa. Dra. Orientadora / PPGE - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:

O termo "bom aluno" é comumente utilizado pelas pessoas nas instituições escolares, nos meios de comunicação de massa e em uma série infindável de lugares sociais. No âmbito pedagógico, essa expressão esteve vinculada, até os anos de 1970, sobretudo, a concepções de aprendizagem que reduziam o aluno a um sujeito passivo. Não obstante, o contexto de redemocratização do país, nos anos de 1980,  propiciou discussões educacionais e pedagógicas que questionaram o reducionismo a partir do qual era concebido o aluno ao defender mudanças  no  processo de ensino e aprendizagem.

Nossa pesquisa teve como um de seus objetivos analisar o conteúdo geral das representações sociais do "bom aluno" de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais interferem na construção dessas representações. O referencial foi a Teoria do Núcleo Central, abordagem complementar à Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo relevante cujos resultados vêm suscitar reflexões acerca do que os docentes  pensam dos seus alunos, bem como sinalizam, para políticas educacionais, novas sensibilidades com esse ator do processo educativo.

METODOLOGIA:

Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa. O campo empírico foi a rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Escolhemos este campo porque ele tem sido alvo da implantação de políticas educacionais inovadoras, como os ciclos de aprendizagem. Participaram do estudo 20 professoras dos anos iniciais. A maioria delas, 12 professoras, tinha graduação em Pedagogia e pós-graduação latu sensu na área. A faixa etária das docentes é diversificada, no entanto, as idades entre 41 a 45 anos foram predominantes. O tempo de serviço oscilou de 1 a 15 anos de trabalho docente. Como procedimento de coleta, utilizamos a entrevista semi-estruturada. Este tipo de entrevista parte de questões básicas apoiadas em teorias e hipóteses de pesquisa e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do participante. Para analise, usamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Conforme Bardin (1979), essa técnica parte de uma literatura de primeiro plano para atingir um nível que ultrapassa os sentidos manifestos. O trabalho de campo ocorreu em agosto e setembro de 2008.

 

RESULTADOS:

Dos depoimentos das professoras emergiram três categorias: "O 'bom aluno': a responsabilidade da família para sua construção"; "O 'bom aluno' é 'curioso', 'participativo' e/ou 'questionador', mas..." e "O 'bom aluno' é 'respeitador'". Nos limites deste resumo, destacaremos apenas  a terceira  delas.  

 A maioria das docentes deixou entrever o respeito dos alunos como forte elemento nas representações do "bom aluno". Referiam-se ao "bom aluno" como aquele que respeita seus professores, os demais colegas e as regras. Acrescentavam que esse comportamento deveria estar alicerçado no respeito mútuo entre autoridade e liberdade. Essa referência ao respeito, porém, vinha, algumas vezes, acompanhada de lembranças do seu passado como estudantes. Em alguns depoimentos vem à tona o saudosismo com que relembram o respeito manifestado para com seus professores. Também ao se reportarem às suas experiências docentes revelam incertezas de que, ao evitarem o autoritarismo, não caiam no extremo oposto, ou seja, no excesso de liberdade. Essas incertezas reforçam que o sistema de representação articula, num todo coerente, as contradições entre ideologia e realidade, assegurando a função de legitimação do sistema e justificação de práticas.

CONCLUSÃO:

Na análise do conteúdo geral das representações sociais do "bom aluno" de professoras, partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nessas representações. Nossos resultados apontaram que as docentes, em sua maioria, estão se apropriando das discussões da literatura educacional atualizada no que se refere ao sentido do aluno  "respeitador" ao reconhecerem esse aluno como um sujeito que precisa ser respeitado pelo seu professor e ao evidenciarem que  buscam construir uma relação permeada pela autoridade, liberdade e respeito mútuo. Para as professoras ser "bom aluno" implica uma relação de liberdade com limites. Porém, suas experiências enquanto profissionais apontam os desafios implicados nessa construção. Reconhecemos a necessidade de outros estudos, pois, conforme nos alerta Sá (1998), os fenômenos representacionais não podem ser captados pelas investigações de um modo completo e direto.

Instituição de Fomento: Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Palavras-chave: "Bom aluno", Representações sociais, Professoras.