62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DIAGNÓSTICO DA FAUNA DE RÉPTEIS SQUAMATA EM FORMAÇÕES ABERTAS NO PARQUE DA CIDADE DOM NIVALDO MONTE, NATAL - RN
Deisylane Garcia da Silva 1
Adriana de Souza Santos 1
Maria da Guia Silva das Chagas 1
Eliza Maria Xavier Freire 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Depto. Botânica, Ecologia e Zoologia/UFRN - Orientadora
INTRODUÇÃO:
O presente estudo foi realizado em uma Unidade de Conservação, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Natal/RN, e teve como principal objetivo diagnosticar os répteis Squamata presentes em formações abertas, com identificação de riqueza, uso de hábitats e microhábitats, além da verificação das respectivas diversidades e abundâncias dessas espécies com as encontradas em formações florestais. Seu diagnóstico foi relevante, pois complementou os dados contidos no Plano de Manejo, obtidos em 2007 quando realizou-se o primeiro levantamento da biodiversidade do Parque.
METODOLOGIA:
As espécies foram amostradas através de 12 excursões semanais durante os meses de outubro e novembro de 2008, pelo método de procura limitada por tempo, com esforço de três coletores, Deisylane, Adriana e Maria Da Guia, e capturas manuais. Foram feitas observações e registros dos espécimes, com respectivo hábitat e microhábitats utilizados, informações sobre data e horário das observações/coletas em fichas de campo. Os espécimes obtidos foram acondicionados em sacos plásticos e levados ao laboratório de Herpetologia do Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia (DBEZ) da UFRN, onde foram fixados em formalina a 10%, mantidos em álcool a 70%, identificados seguindo os métodos taxonômicos específicos com utilização de literatura especializada e, posteriormente, tombados na Coleção Herpetológica do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia (CHBEZ). A área de formação aberta selecionada está compreendida entre os bairros de Candelária e Cidade Nova, utilizando-se a trilha asfaltada como ponto de referência para delimitação dos pontos de coleta, e foi caracterizada como sendo Restinga Arbustiva Esparsa e Densa, e área de dunas com presença ou não de gramínea Gouinia virgata e arbustos.
RESULTADOS:
Em 37h de empenho (114 horasxhomem), foram registrados 75 espécimes de répteis Squamata nos diversos microhábitats das formações abertas do Parque, sendo coletados apenas 27 deles. Os espécimes observados/coletados pertencem a 9 espécies (6 de lagartos, 2 de serpentes e 1 de anfisbênia), distribuídos em 7 famílias. A curva de acumulação de espécies (curva do coletor) teve sua assíntota às 96 horasxhomem, demonstrando que a riqueza da área foi suficientemente amostrada. Para estimar a riqueza, foi calculado o índice de estimativa de riqueza Chao 1 e seus respectivos desvios padrões, baseados unicamente na abundância de espécies, com o auxílio do programa EstimateS 8.0, que apresentou-se próximo do esperado pois estimou 15 espécies onde foram observados 9. A diversidade de espécies foi calculada, utilizando o índice de Shannon (H') com o auxílio do programa Ecological Methodology. À abundância relativa de indivíduos obtidas neste estudo teve o Tropidurus hispidus em maior número, seguida por Gymnodactylus geckoides e Cnemidophorus ocellifer, correspondendo a 85% dos espécimes observados/coletados. A diversidade de espécies teve um índice de Shannon com valor igual a 2,034, com variância de 169,75 e equitatividade de 0,315.
CONCLUSÃO:
Apesar da curva de acumulação de espécies nos ter dado um resultado significativo, não pode ser considerado informação segura, isso porque sua assíntota atingiu estabilidade próximo ao fim das 114h de esforço, indicando que, um esforço amostral maior nos daria um maior registro de espécies. Tendo como parâmetro o índice de diversidade de Shannon referente às espécies de formações florestadas, com H'= 0,98 e variância igual a 2,0, e a em formações abertas com H'= 2,034 e variância de 169,75, pode-se afirmar que a área de formações abertas apresentou uma maior diversidade de espécies. Os estudos efetuados no Parque apresentaram uma variância na composição de espécies, cinco delas, obtidas em estudos anteriores, não foram registradas neste estudo (Mabuya macrorhyncha, Micrablepharus maximiliani, Hemidactylus mabouia, Iguana iguana, Ameiva ameiva), enquanto que outras duas espécies obtidas neste estudo não foram registradas no Plano de Manejo (Leptophis ahaetulla e Philodryas nattereri). Apesar do bom resultado obtido, não foi possível realizar uma comparação mais detalhada na utilização de hábitats com espécies de "áreas florestadas", devido a uma baixa caracterização de espécies nessa área, onde foram encontradas apenas o Tropidurus hispidus e o Coleodactylus natalensis.
Palavras-chave: Répteis Squamata, Formações abertas, Parque Dom Nivaldo Monte - Natal/RN.