62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ESTUDO DOS FUNGOS A PARTIR DA TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM RECIFE- PE
Patricia Barros de Macêdo 1
Carina Helena da Silva 1
Anderson Coutinho da Silva 1
Janaína Cristina da Silva 1
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues 2
Gilvaneide Ferreira de Oliveira 1
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:
Um dos desafios mais conflituosos da história do pensamento educativo é definir o que seja conteúdo de ensino, ao situá-lo sob a perspectiva disciplinar tem feito com que a aprendizagem seja restrita às respectivas disciplinas. Neste sentido, se faz necessário que os professores reflitam sobre a dimensão pedagógica que atribuem a abordagem destes conteúdos em sala de aula, mudando significativamente para um processo de ensino aprendizagem que levem os alunos a diferentes leituras de mundo, superando uma abordagem didática que prioriza a fixação e a classificação tradicional dos conteúdos por matérias. Nesta nova referência tipológica, os conteúdos passam a ser do tipo conceitual (fatos, acontecimentos, situações); procedimental (regras, métodos, habilidades e procedimentos) e atitudinal (valores, atitudes e normas), podemos ver que existe uma semelhança na forma de aprendê-los e, portanto, de ensiná-los, pelo fato de serem conceitos, procedimentos e atitudes. O presente resumo objetiva relatar uma experiência vivenciada sobre o estudo dos fungos a partir da tipologia dos conteúdos, o qual possibilitou aos alunos uma visão diferenciada e real sobre os fungos e a sua importância no contexto social, econômico e ambiental, favorecendo a aplicação dos mesmos nos referidos contextos.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada baseia-se em estratégias construtivistas, problematizadoras e interdisciplinares, cuja abordagem dos conteúdos é norteada pelos eixos: saber, saber fazer e ser. Nesta perspectiva, o tema foi estudado através de situações problema possibilitando o aluno analisar, comparar e compreender a situação investigada em diferentes contextos. Dentro do conteúdo de ensino de biologia trabalhou-se o tema fungos, tomando-se como ponto de partida o levantamento dos conhecimentos prévios e investigação de situações problema a partir de situações extraídas da realidade dos alunos e da realização de um experimento e de forma interdisciplinar a sua importância no contexto social, econômico e ambiental. Os ambientes e recursos didáticos utilizados foram: Auditório (Laptop, Datashow, Programa Educandus); material biológico (fungos da mata atlântica); experimento (fermento biológico seco, água, sal, açúcar, caneta de retroprojetor, colher e saquinhos plásticos). A atividade foi realizada na escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, situada na cidade do Recife/ PE, com duas turmas da segunda série do ensino médio, monitorados pelos alunos bolsistas e pela professora supervisora pertencentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do PIBID/ BIOLOGIA/ UFRPE.
RESULTADOS:
Os alunos foram bastante receptivos e participaram ativamente desta aula, ora pela exposição de seus conhecimentos prévios e dúvidas, ora pela formulação perguntas e respostas para as situações investigadas. O que nos faz refletir sobre a importância de favorecer aos alunos uma participação efetiva, contribuindo assim, para uma aprendizagem significativa. Além disso, a forma como os conteúdos foram trabalhados (conceitual, procedimental e atitudinal) contribuiu não só, para a contextualização e melhor compreensão dos assuntos abordados, como também para que os alunos ampliassem a visão unidirecional que possuíam sobre fungos, na qual estes eram associados apenas às doenças por eles causadas, esquecendo-se de sua importância econômica, ecológica e suas relações com outros seres. Dessa maneira, percebe-se que a aprendizagem dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) não é realizada, nem efetiva, se aprendidos separadamente. Para tanto, faz-se necessário promover uma mudança significativa no perfil de trabalho em sala em aula, marcado pelo conteudismo, pela excessiva exigência de memorização de conceitos e terminologias, para uma abordagem que resgate os conhecimentos prévios dos alunos, que seja contextualizada e articulada com as demais disciplinas do currículo.
CONCLUSÃO:
Acredita-se que ao oportunizar uma abordagem pedagógica contextualizada, reconhecendo os alunos como agentes atuantes no processo de ensino aprendizagem, permitindo que estes pensem, analisem, comparem uma situação investigada, contribui não só, para a formação de cidadãos críticos reflexivos, capazes de relacionar os conteúdos numa perspectiva sistêmica, interdisciplinar e complexa, como também possibilita aos alunos melhor intervir em seu contexto de vida. Diante dos resultados alcançados, relativos à receptividade, à participação efetiva dos alunos, à contextualização e melhor compreensão do assunto, quando da utilização de uma perspectiva tipológica dos conteúdos aliada a uma abordagem construtivista, problematizadora e interdisciplinar, torna-se imprescindível refletir sobre os conteúdos priorizados pelos programas oficiais e pelos professores, os quais, muitas vezes se apresentam sem significado algum para vida cotidiana dos alunos, como também conduzem o aluno a um acúmulo de informações fragmentadas e desconexas. Este trabalho contribuiu para que os alunos se percebessem sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem, como também, proporcionou- lhes uma visão diferenciada dos fungos, o que favoreceu a sua aplicação no contexto social, econômico e ambiental.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/BILOGIA/UFRPE
Palavras-chave: Tipologia dos Conteúdos , Fungos, Construtivismo.