62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
FALE-ME MAIS SOBRE ISSO: A PSICOLOGIA NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULAR POPULARES
WILLIAN MELLA GIROTTO 1
LAURA DOS SANTOS BOEIRA 1
LETÍCIA GARIBALDI GASPARETTO 1
LETÍCIA ELI CAMPOS 1
JULIANNA GODINHO DALE COUTINHO 1
JAQUELINE TITTONI 2
1. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
2. Depto. de Psicologia Social e Institucional, UFRGS
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial (PET) busca pensar questões de ensino, pesquisa e extensão, sendo organizado em grupos de 12 alunos bolsistas e orientados por um professor tutor. A temática da trajetória profissional interessa muito ao grupo PET Psicologia da UFRGS, norteando diversas ações realizadas a fim de pensar os percursos em formação desde a escolha de um curso até as opções de inserção na profissão escolhida. Pudemos, assim, observar a carência de espaços de diálogo sobre questões que atravessam o momento pré-vestibular para os jovens e os adultos em processo de escolha ou redefinição profissional, especialmente no âmbito dos cursos pré-vestibulares populares. Frente a isso, desenvolvemos um espaço de debate junto a esses alunos em encontros cujo objetivo foi trabalhar dúvidas acerca da realização do vestibular, da escolha de um curso e do ingresso na Universidade. Através do acolhimento destas dúvidas e da partilha de experiências, buscamos encontrar meios de trabalhar a angústia presente nesse período. Outro objetivo foi esclarecer os alunos quanto à graduação em Psicologia, além de abordar e estimular o desejo de ingressar na Universidade, tendo em vista a idéia presente de que o acesso a um curso superior e a algumas áreas ainda é muito elitizado.
METODOLOGIA:
Para a realização da atividade no ano de 2009, foram contatados cursos pré-vestibulares poulares de Porto Alegre e em dois realizamos os encontros. O primeiro deles,fruto de uma parceria do ano anterior, foi o cursinho popular Resgate, localizado na Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFRGS). Esse curso pré-vestibular atende aproximadamente 90 alunos, e a atividade foi realizada em uma turma com aproximadamente 40 alunos. O segundo foi o cursinho popular Comunidade, localizado no colégio Rosário. Lá, foram contempladas quatro turmas, com cerca de 30 alunos cada. A atividade era realizada nas salas de aula dos alunos e em cada turma havia, pelo menos, dois bolsistas do grupo PET Psicologia como mediadores. Assim, todos eram convidados a se organizarem em círculo, muitas vezes rompendo com a formatação diária da sala de aula, e, a partir de uma questão norteadora sobre as impressões gerais do momento pré-vestibular, o debate era conduzido. Nos encontros, além de discutir modos de lidar com a ansiedade e esclarecer dúvidas, buscamos oferecer esse importante momento de escuta da experiência singular dos alunos - espaço esse, em geral, raro para aqueles que freqüentam cursos pré-vestibular, já que há um foco evidente na preparação para a prova em termos de conteúdo teórico.
RESULTADOS:
Dentre os resultados, destacamos a potencialidade desse momento de debate enquanto um espaço de troca entre colegas, possibilitando uma maior identificação entre os alunos de uma mesma turma. Além disso, pudemos esclarecer dúvidas dos estudantes quanto ao funcionamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialmente quanto às diretrizes recentes que visam à aproximação da população através, por exemplo, da abertura de cursos noturnos e de ações afirmativas como o sistema de cotas. Também trouxemos aos alunos o conhecimento sobre a possibilidade de bolsas e auxílios que a população de baixa renda pode usufruir dentro da própria Universidade. Há uma preocupação por parte do grupo PET Psicologia, de que a extensão possa ultrapassar os muros da Universidade e, assim, convocar a comunidade enquanto parte ativa da construção do meio acadêmico. A partir dos nosso encontros, alguns estudantes participaram de outra atividade - UFRGS Portas Abertas - momento em que a Universidade recebe vestibulandos e população em geral para atividades, onde nosso grupo propôs uma oficina sobre as diferentes áreas da psicologia enquanto campo profissional. Além disso, os alunos puderam se beneficiar das informações sobre clínicas de atendimento e apoio psicológico de baixo custo.
CONCLUSÃO:
A relevância dessa atividade se dá na construção de um espaço para dialogar a respeito do momento antecedente à realização do vestibular, de questões relacionadas tanto à Universidade, quanto à Psicologia, enquanto ciência e profissão. A lógica que sustenta o vestibular por vezes estimula a concorrência e o desgaste em detrimento da escolha consciente e da informação democratizada. Assim, muitos alunos passam por esse momento de grande ansiedade sem qualquer tipo de assistência ou apoio psicológico. Nos cursos pré-vestibulares populares, muitos alunos ainda sentem que a Universidade, especialmente a pública, tem seu acesso dificultado para uma população de baixa renda que, em geral, precisa conciliar os estudos com seu emprego. Além disso, esta atividade está diretamente relacionada às diretrizes do Programa de Educação Tutorial, uma vez que ele se propõe a não ser somente um programa de formação acadêmica, mas também de formação cidadã. Pretendemos seguir com a atividade no ano de 2010, convidando outros colegas do curso de graduação a participar, a fim de estimular o trânsito entre a Universidade e a comunidade.
Instituição de Fomento: Secretaria do Ensino Superior - Ministério da Educação e da Cultura - SeSu/MEC
Palavras-chave: Cursos Pré-vestibular, Escolha profissional, Áreas de inserção da psicologia.