62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO NOS ANOS 1960: O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE / MEB-MT
Débora Roberta Borges 1
Márcia dos Santos Ferreira 2
1. Instituto de Educação - UFMT
2. Dep. de Teorias e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação/ Universidade
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada junto ao GEM (Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação), do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cujo propósito é estudar as características próprias ao Movimento de Educação de Base (MEB) em Mato Grosso. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de suprir a lacuna existente na literatura educacional brasileira sobre as particularidades do MEB neste estado, durante a década de 1960.

METODOLOGIA:

Foram realizados estudos aprofundados sobre o conceito de Educação Popular. Investigou-se também sobre os movimentos sociais que efervesceram na década de 1960. Dessa forma procurou-se reunir um conjunto diversificado de informações que possibilitem a construção de uma análise e interpretação que permitam o conhecimento das particularidades do Movimento de Educação de Base no estado de Mato Grosso.

RESULTADOS:

A educação era entendida como uma via de inserção política, muito além da alfabetização. Representava para o país uma iniciativa do discurso desenvolvimentista que buscava alcançar as regiões consideradas menos desenvolvidas. Em virtude disso, vários professores depararam com dificuldades para atingir algumas localidades no interior do estado de Mato Grosso. Sob condições precárias visitavam os municípios distantes, conheciam a realidade do local, apresentava a proposta do Movimento e escolhiam as pessoas para coordená-lo.  A igreja participou intensamente do movimento.

CONCLUSÃO:

O objetivo desse movimento era levar educação elementar, por meio da utilização de recursos radiofônicos, à população dos estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste que não havia freqüentado a escola primária na idade considerada adequada. No estado de Mato Grosso houve, neste período, a organização das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) como expressão de movimentos sociais organizados. O MEB atuou por meio da Rádio Bom Jesus de Cuiabá. Os monitores do MEB transmitiam aulas radiofônicas que poderiam ser acompanhadas com cartilhas. Através destas aulas, buscava-se levar alfabetização e conscientização política a maiores parcelas da população economicamente desfavorecida. O MEB conseguiu se desenvolver durante o período de cinco anos e teve início nos estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com o golpe de 1964, o governo interferiu no seu funcionamento. Em 1965, houve uma reformulação de seus propósitos e práticas, vinculando-se a outros projetos semelhantes de educação.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Educação de Base, Educação Popular, Mato Grosso.