62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
BABAU, A DINÂMICA DO TEATRO DE BONECOS POPULAR DA PARAÍBA
Amanda de Andrade Viana 1
Jacqueline Alves Carolino 2
1. ONG Cia Boca de Cena
2. Mestranda do PPGSS/UFPB e Membro do GPAEAV/UFPB/CNPq
INTRODUÇÃO:
Babau, a Dinâmica do Teatro de Bonecos Popular da Paraíba, corresponde ao trabalho de pesquisa e documentação realizado pela ONG Cia Boca de Cena, sobre os brincantes e a brincadeira do babau (teatro de bonecos) dentro de um processo dinâmico de manutenção e valorização da cultura regional. O objetivo geral da pesquisa foi registrar e documentar, brincantes de babau (atuantes e não atuantes) que ainda guardam em suas malas e memórias, o rico tesouro oral, das passagens (cenas), performances e bonecos de um universo lúdico, cômico e grotesco que é o teatro de bonecos popular do nordeste. Essa pesquisa é extremamente relevante para o surgimento de novas escrituras, um rico material que mostra de forma coerente a dinamicidade e movência que essa cultura oral passa no sentido de se manter viva e atuante.
METODOLOGIA:
Para o alcance geral do objetivo proposto, foi feita uma pesquisa de campo sistematizada com a formação de uma equipe de pesquisa (dois pesquisadores, um coordenador de pesquisa e um bonequeiro articulador), visitas, entrevistas e documentação visual através de registro fotográfico. O trabalho foi desenvolvido em onze cidades do estado da Paraíba localizadas entre o litoral e o agreste do estado (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Mari, São José dos Ramos, Guarabira, Bananeiras, Solânea, Lagoa e Dentro, Caldas Brandão, Mogeiro). Os dados foram coletados através da observação participante, que segundo Minayo (2007,) trata-se de processo pelo qual um pesquisador se coloca como observador de uma situação social, com a finalidade de realizar uma investigação cientifica. Analisando o universo dos significados, valores e atitudes a partir das experiências vividas. Durante todo trabalho, gestores públicos, associações, ONGs e comunidade em geral, foram informados sobre o trabalho que estava em andamento.
RESULTADOS:
Foram encontrados durante a pesquisa dezenove brincantes de babau, sendo que desses, apenas quinze são atuantes. Problemas, relacionados à desmotivação pessoal, falta de estrutura financeira, desestrutura familiar, ausência de compromisso público, saúde, drogas, alcoolismo e até mesmo questões religiosas, favoreceram o desaparecimento da manifestação em algumas regiões do estado. Porém, nas localidades onde foram encontrados brincantes atuantes, consideramos que a brincadeira existe de fato. É válido ressaltar, que a participação de um bonequeiro articulador como estratégia de campo foi de grande eficácia, pois com a participação desse integrante, o trabalho de entrevistas se deu de forma mais tranquila e prazerosa para ambas as partes
CONCLUSÃO:
Entendemos, portanto que o Babau (teatro de bonecos popular da Paraíba) não é uma arte estanque, focada no passado, mas uma manifestação popular dinâmica e movente que acompanha ao seu ritmo, os atropelos da sociedade contemporânea. Mesmo com grandes dificuldades de manutenção frente às novas tecnologias, ela ainda se mantém atrativa para jovens, crianças e adultos. Seja pela curiosidade de conhecer uma arte nunca vista (apenas comentada), ou para apreciar uma saudade de épocas passadas, quando o babau era um dos únicos lazeres da zona rural. Desta forma, ressaltamos com urgência a importância de políticas públicas para a salvaguarda, deste bem cultural singular. Iniciativas públicas e privadas devem ser criadas no sentido de favorecer a manutenção e sustentabilidade da manifestação em seus lugares de origem.
Palavras-chave: Babau, Teatro de Boneco, Popular.