62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
Avaliação de Vídeos em Diferentes Resoluções Espaciais Codificados em H.264 para Dispositivos Móveis
Leonardo Araújo Cartaxo da Costa 1
Carlos Danilo Miranda Regis 2
Jerônimo Rocha Silva 2
1. Aluno de Telemática / IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
2. Prof. Ms. / Orientador - Depto. De informática - IFPB
INTRODUÇÃO:
A televisão digital está sendo implantada no Brasil, utilizando o padrão ISDB-Tb (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial Built-in), que indica alguns parâmetros suportados pelo sistema, mas deixa em aberto alguns parâmetros de vídeo (resolução temporal, resolução espacial, taxa de bits, etc...) e codificação em dispositivos móveis. A partir dessa indefinição no que diz respeito aos parâmetros de vídeos para dispositivos móveis, surge a necessidade de definir parâmetros de vídeo que atendam aos requisitos da banda de transmissão e satisfação dos usuários na qualidade de imagem para exibição desse serviço em dispositivos móveis, compatíveis com televisão digital. Neste trabalho foram avaliados diferentes parâmetros de resolução espacial de vídeo com o intuito de determinar os mais adequados a dispositivos móveis, para exibição da televisão digital brasileira, de acordo com as perspectivas dos usuários.
METODOLOGIA:
Foram utilizados vídeos conhecidos na literatura nas resoluções espaciais CIF (Common Intermediate Format - 352 x 288 pixels), QVGA (Quarter Video Graphics Array - 320 x 240 pixels), QCIF (Quarter Common Intermediate Format - 176 x 144 pixels) e SQVGA (Square Quarter Video Graphics Array - 160 x 120 pixels). A partir dos vídeos de resolução CIF foram gerados os vídeos de resolução QVGA, QCIF e SQVGA, por meio de um algoritmo de redução da resolução espacial que elimina linhas e colunas nos quadros de cada vídeo. O algoritmo consiste na eliminação da mediana das linhas e colunas de cada quadro, em que o algoritmo interpreta o quadro como dois conjuntos separados, um que vai da primeira coluna até a mediana eliminada do quadro e outro que vai da mediana eliminada do quadro até a ultima coluna. Cada conjunto de colunas é dividido em mais dois conjuntos e a coluna mediana dos novos conjuntos é eliminada. Esse processo se repete até que se tenha eliminado colunas suficientes para chegar ao número de colunas da resolução desejada. Depois ocorre o mesmo processo para as linhas. Na avaliação dos vídeos gerados foi utilizado o método de avaliação subjetiva PC (Pair Comparison). O método foi realizado com vinte pessoas de idade entre 17 a 49 anos e exibidos no dispositivo NOKIA N73®.
RESULTADOS:
A literatura indica a resolução QCIF como a resolução mais adequada para a televisão em dispositivos móveis, por ser uma pequena quantidade de informação a ser transmitida, que diminui a banda de transmissão necessária e permite que dados de interatividade possam ser transmitidos, além de reduzir o custo computacional para o dispositivo. Nas avaliações, os vídeos em QVGA apresentaram os melhores resultados na média, com notas em torno de 8,0. A resolução SQVGA se mostrou insatisfatória para os participantes das avaliações, as notas foram bem inferiores às demais, com média em torno de 5,0. Os vídeos com resolução CIF e QCIF apresentaram resultados parecidos na média com uma pequena vantagem dos vídeos CIF em relação aos QCIF. Ambas as resoluções apresentaram notas em torno de 7,0. Esses resultados indicam que os vídeos originais (CIF) apresentaram resultados inferiores aos dos vídeos com resolução QVGA, isso se deve ao fato de que o dispositivo e o player de visualização de vídeo foram projetados para a resolução QVGA.
CONCLUSÃO:
Os vídeos foram exibidos em diferentes resoluções e a resolução QVGA obteve as melhores notas quando comparada com as resoluções CIF, QCIF e SQVGA, sendo, portanto a resolução ideal para vídeos no dispositivo NOKIA N73®. Para diminuir a banda de transmissão necessária para a transmissão de vídeo para dispositivos móveis, no Brasil, é necessário que tanto os dispositivos quanto os players sejam projetados com base na resolução QCIF, para elevar a qualidade dos vídeos e outras opções de serviços para a televisão em dispositivos móveis.
Instituição de Fomento: IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba)
Palavras-chave: Vídeo, TV Digital, Codificação de Vídeo.