62ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação |
OLHAR DE DENTRO PARA DENTRO E DE DENTRO PARA FORA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO FOTÓGRAFOS DE RUA |
Marco Antônio de Oliveira Tessarotto 1 Alberto Banal 2 |
1. Depto. Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFPB 2. Prof.Facoltà di Lette e Filosofia, Università degli Studi Milano - UNIMI |
INTRODUÇÃO: |
A fotografia torna-se instrumento de libertação e autorreconhecimento de grupos excluídos quando as imagens de denúncia voltadas à visibilidade social e cidadania, constituem-se uma importante ferramenta do diálogo democrático com a sociedade cada vez mais ligada a temática urbana, enquanto a periferia imerge no esquecimento. O projeto Fotógrafos de Rua enquanto experiência prática de ensino-aprendizagem tem por objetivo geral, ajudar adolescentes, jovens e mães a desenvolver um olhar diverso frente a sua realidade através da fotografia; formando uma nova consciência de si mesmos através da análise e reflexão sobre as imagens tiradas na comunidade onde moram; e a de incentivar o protagonismo social e uma maior visibilidade dos jovens no cenário da sua comunidade. Fotógrafos de Rua atua como importante instrumento para a superação da negação, uma vez que enfrenta "desafios especiais em sociedade multiidentitária para garantir a representação e participação das minorias, protegendo, promovendo e realizando os seus direitos (...) é a ideia normativa de que os indivíduos e os grupos sociais têm de obter 'reconhecimento'". (SILVEIRINHA, 2005, p. 42). A síntese destas duas formas de cultura, da sua história forjarão as condições necessárias para um diálogo consigo mesmo e com o mundo. |
METODOLOGIA: |
Para tanto, utilizamos as técnicas de observação direta (Silva, 2001, p.15) cujo método vem aclarar e trazer à baila os significados científicos ocultos, indo "além do que é diretamente observado", pois as ações humanas e seus significados são unidos por uma unidade interacional entre os indivíduos que compõe uma determinada coletividade. Desta observação e percepção nos deparamos com o método de análise experimental, entendendo como se constrói a "[...] unidade intencional e interacional entre conhecido e conhecedor [...]". A metodologia no projeto é composta por aulas teóricas e práticas nos lugares onde os alunos moram. Às sextas-feiras na comunidade de Santo Amaro, município de Santa Rita, zona da mata paraibana e aos sábados à tarde na comunidade quilombola do Matão, município de Gurinhém, agreste paraibano. Nas oficinas, os alunos apreendem as técnicas de fotografia digital, enquadramento, posições, planos e, num segundo momento, junto com o professor, debatem sobre o conteúdo das imagens "clicadas" durante o trabalho de campo em suas comunidades locais. |
RESULTADOS: |
O projeto Fotógrafos de Rua, inicialmente desenvolvido em duas comunidades, uma na cidade de Santa Rita com apoio da ONG Casa dos Sonhos e, na comunidade quilombola do Matão obteve os seguintes resultados. Em 2009, os cursos da Casa dos sonhos contavam com a participação de 12 jovens e 8 mães, o terceiro módulo de estudos em 2010 conta com mais de 14 adolescentes na comunidade de Santo Amaro, além de uma nova turma extra com 12 jovens na Casa do Jovem Daniel Comboni no bairro de Tibiri, totalizando 26 jovens que iniciam a experiência na cidade de Santa Rita. A demanda dos jovens pelo curso de fotografia duplicou na cidade de Santa Rita, sendo necessária a criação de um novo turno às sextas-feiras que será realizado pelas manhãs. Na comunidade quilombola do Matão na cidade de Gurinhém, a experiência é desenvolvida com 10 adolescentes e 13 jovens, totalizando 23, aos sábados à tarde. Projeção 2010 da experiência Fotógrafos de Rua em Santa Rita Serão ministrados três cursos: Ø Grupo de especialização com os alunos que já participaram ao primeiro curso de 2009 Ø Grupo dos principiantes com 13 novas inscrições. Período de execução: de março a junho de 2010. |
CONCLUSÃO: |
A fotografia foi utilizada pela primeira vez enquanto registro de um fato, no ano de 1842, quando Carl F. Stelzner cobriu o grande incêndio na cidade de Hamburgo na Alemanha. A partir de 1880, a fotografia vinha sendo utilizada como complemento da informação nas revistas ilustradas e tinham por objetivo a constante busca pela veracidade e validade do conteúdo escrito, tornando o mesmo, atrativo para o leitor. O Projeto Fotógrafos de Rua visa criar instrumentos e formas de expressão que permitam a interação e o diálogo entre a fotografia e a visão da realidade das pessoas envolvidas. Essa ação poderá contribuir para que elas tenham uma atuação mais direta na transformação de seu cotidiano. As comunidades envolvidas passam a contar com uma opção capacitada em sua localidade no registro dos eventos e momentos. |
Palavras-chave: fotografia, inclusão juvenil, comunicação visual. |