62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
EXPERIÊNCIAS DINAMIZADORAS DA AULA EXPOSITIVA PARA ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO
Elisângela Franco de Oliveira Cavalcante 1
Rayssa Horácio Lopes 1
Márcia Rique Carício 1
Sandra Michelle Bessa de Andrade Fernandes 1
Theo Duarte da Costa 2
Wilma Maria da Costa Medeiros 1
1. Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRN
INTRODUÇÃO:
A aula expositiva é um dos recursos didáticos mais utilizados pelos professores de todas as estruturas de ensino para que conteúdos necessários ao processo de ensino/aprendizagem sejam trabalhados. É um método de ensino que ao longo dos tempos recebeu várias críticas, ao passo que fora associado a métodos de transmissão de saberes com inspirações de um modelo de educação tradicionalista. Não é mérito deste relato, adentrar na discussão da forma tradicional de ensino, porém, compreendemos que a aula expositiva tanto pode estar a serviço de uma educação tradicional quanto de uma educação problematizadora. O diálogo sobre metodologias ativas de ensino/aprendizagem que se torna mais presente na atualidade, muitas vezes, menospreza o papel da aula expositiva. Entretanto, queremos ressaltar, que esta é necessária para trabalhar alguns conteúdos que não permitem ou se aplicam a aulas mais dinamizadoras. A aula expositiva, dependendo da sua condução, pode levar os alunos a problematizar o tema e isto se torna uma forma ativa de ensino/aprendizagem, onde os saberes prévios dos alunos são considerados e respeitados, objetivando a construção de um conhecimento coletivo e coerente com os conteúdos trabalhados e na medida do possível, com a realidade dos alunos.
METODOLOGIA:
Esta reflexão sobre a prática de ensino/aprendizagem surge, a partir da necessidade de socializar as inquietações sobre a aula expositiva, que muitas vezes é vista como recurso manipulador do professor e forma tradicional de repasse de informações. É baseado no relato de algumas experiências dinamizadoras da aula expositiva, utilizadas por professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Escola de Enfermagem de Natal - RN, realizadas na perspectiva de contribuir com o processo de formação dos alunos. Por se constituir num relato de experiências, não discute dados estatísticos, métodos quantitativos de coleta de dados, mas, faz uma abordagem qualitativa da prática docente e propõe alternativas, que embora não esgotem o tema, são relevantes e passíveis de aplicação por outros professores e em outras realidades. Algumas não se constituem como inovações, pois são adaptações de trabalhos anteriores e outras são desenvolvidas a partir das discussões entre os professores da instituição, bem como pela necessidade e caminhos apontados pelos alunos. Conscientes que diversas formas de ensino-aprendizagem são experimentadas em vários cenários educacionais todos os dias, discutiremos formas de dinamizar a aula expositiva, que muitas vezes não permite outros tipos de trabalhos.
RESULTADOS:
A aula expositiva pode ser cansativa, improdutiva e sem aplicabilidade prática para o aluno, que apesar do interesse pelo tema, pode ser levado a flutuações de pensamento. A atenção durante uma aula expositiva, pode ser conseguida dialogando, questionando aos alunos sobre seus saberes prévios. A disposição das carteiras também é relevante na dinamização, onde o formato enfileirado rouba a visão do professor, perdendo o contato visual que pode avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema, através da linguagem corporal. A sala em semicírculo ou em círculo aumenta o espaço que o professor tem para circular entre os alunos mantendo uma relação de proximidade. Desenvolver brincadeiras, adaptadas daquelas comuns na infância estimula o aprendizado. No momento de conclusão de um tema, pode-se simular a brincadeira 'batata que passa', com uma bolsa contendo perguntas sobre o conteúdo que acabou de ser abordado, onde o professor sem ver a 'batata' passando entre os alunos orienta que pare e tire uma pergunta. Se o aluno responde corretamente pode ser recompensado, ou pode pedir ajuda aos colegas caso não consiga lembrar a resposta. As leituras grupais e discussões de textos de apoio a aula, também podem ser utilizadas como forma de anteceder ou suceder um tema expositivo mais denso.
CONCLUSÃO:
Inúmeras são as formas de dinamizar uma aula expositiva, e esta nem sempre vai estar a serviço de uma educação tradicionalista. Os alunos devem ser considerados sujeitos no processo ensino/aprendizagem, não no sentido de sujeição à vontade e imposições do professor, mas, sujeito capaz de participar ativamente da (re) construção de saberes e práticas. As metodologias ativas de ensino legam ao professor um arsenal de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e cabe a estes, conhecê-las para que possa aplicar em situações mais difíceis do ensino. A utilização de metodologias ativas é imprescindível no ensino técnico, visto que as turmas, em geral, contam com uma variedade etária e comportamental que requer dinamismo nas aulas para atender as mais variadas formas cognitivas. Cabe ao professor compreender e aplicar, bem como desenvolver, a partir de sua criatividade e vivência, experiências próprias para trabalhar os conteúdos e disciplinas, da maneira mais adequada, sendo comprometido com a formação profissional, ética e cidadã dos alunos. Este deve ser um compromisso de todos os professores com a transformação de uma realidade que muitas vezes, nega o saber popular, e coloca-o em um patamar inferior ao científico.
Instituição de Fomento: Escola de Enfermagem de Natal da UFRN
Palavras-chave: Metodologias ativas, Aula expositiva, Dinamizar.