62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
O ESTUDO DOS MOLUSCOS EM CAMPO COMO FERRAMENTA PARA SENSILIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA DE PRAIA DA APA JENIPABU/RN
Roberto Protásio Bentes Neto 1
Maurício Rocha Farias Neto 1
Barbara Freire Souza 1
Vânia Santana Silva 1
Elineí Araújo de Almeida 1
1. Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia/UFRN
INTRODUÇÃO:

Depois dos Arthropoda, o táxon Mollusca é conhecido como sendo o segundo maior grupo de animais com espécies descritas. São importantes componentes dos habitats marinhos, alguns são habitantes terrestres e outros vivem nas águas continentais. É comum que o conhecimento dos ecossistemas costeiros seja pouco explorado, ou mesmo ignorado nas atividades de ensino nas escolas da área litorânea, isto ocorre muitas vezes por falta de preparação ou atualização dos professores sobre como utilizá-lo na forma de conteúdos de ensino. Essas informações somente são vistas, muitas vezes pela primeira vez, nos cursos de graduação que exploram a temática em alguns componentes curriculares de sua matriz estrutural. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi destacar várias nuances que podem ser visualizadas em uma atividade de campo voltada para despertar elementos de sensibilização ambiental, relacionados ao estudo dos moluscos encontrados em regiões de recifes costeiros, localizados em Área de Proteção Ambiental.

METODOLOGIA:

No mês de agosto de 2009, no horário da maré baixa, foi possível a observação dos moluscos, nos recifes, partindo-se de um estudo de campo realizado na Praia de Santa Rita, Extremoz/RN, situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Jenipabu/APAJ. Procedeu-se algumas observações sobre as curiosidades e encantamentos que os organismos proporcionaram durante o percurso em campo, realizado para efetivação de um contato de aprendizagem sistemática acompanhada de elementos de sensibilização ambiental, voltados para a observação da biodiversidade presente em ambiente intertidal.

RESULTADOS:

A Praia onde ocorreu o estudo revela uma imensa variedade desses animais. O táxon Gastropoda se evidencia pela grande quantidade existente no ambiente, e desperta muita curiosidade quando se encontram exemplares do grupo Opisthobranchia, tais como Nudibrânquios (lesmas-do-mar) e Aplysia (lebre-do-mar), no caso da Aplysia, há uma característica marcante: extrema sensibilidade ao toque de agentes externos. Isto faz com que haja a liberação de uma tinta azul escura, na qual se protege camunflando-se. Esta característica, também presente no Octopus (polvo) do táxon Cephalopoda, corresponde à mesma finalidade. O polvo chama a atenção quanto a sua capacidade de mimetismo com o ambiente que é de forma quase imediata. Outros exemplares, fora os Bivalvia, tais como: Polyplacophora (Quiton) podem ser encontrados. Em se tratando de um contato com fins de efetivar uma sensibilização, no que diz respeito à observação da fauna local, vê-se que a presença da biodiversidade proporciona uma grande necessidade de busca de interesses para a conservação da região e do habitat desses animais. Dessa forma, no contato com o meio, as pessoas aprendem como funciona o ambiente, como dependemos dele, e como podemos afetar a biodiversidade, se falta capacidade para desenvolvimento sustentável.

CONCLUSÃO:

Como forma de sempre vislumbrar a presença de organismos, tais como os Moluscos e sua diversidade, é necessário incentivar a conservação dos recifes da Praia de Santa Rita - extremoz, como também das áreas vizinhas, para que se possam desenvolver mais estudos sobre este táxon em seus aspectos ambientais. Também, a efetivação de aspectos envolvendo o despertar da sensibilização ambiental, fará com que novos olhares possam ser treinados nos momentos de aprendizagem em campo, tornando assim as atividades de campo mais ricas e de conseqüências mais positivas não só para os moluscos, mas para toda a biodiversidade.

 

Palavras-chave: Ambiente costeiro, Grupo megadiverso, Biodiversidade.