62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE ANIMARAM NOSSAS FÉRIAS  
Josélia Soares Nunes dos Santos 1
Mônica Porfírio Nunes 1
Luciana Lacerda de Castro 1
Keila Barreto de Araújo 1
Gilka Silva Pimentel 1
Uiliete Márcia Silva de Mendonça 1
1. Núcleo de Educação Infantil- NEI-CAp/UFRN
INTRODUÇÃO:

 

Este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN, com crianças na faixa etária de três a quatro anos, a partir de seus relatos sobre as brincadeiras que realizaram durante as férias. A brincadeira se constitui numa atividade com linguagem própria e de caráter sociocultural de grande importância no desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido, ao brincar a criança apropria-se de elementos do seu cotidiano, dando significados às suas atitudes. A brincadeira permite a construção de uma identidade autônoma, cooperativa e criativa, além de adentrar no mundo do trabalho, da cultura e dos afetos pela via da representação e da experimentação, por isso a brincadeira é a linguagem por excelência um espaço educativo na infância. O estudo teve como objetivos: conhecer algumas brincadeiras vivenciadas por seus pais quando crianças; envolver as famílias no processo ensino/aprendizagem escolar de seus filhos e contribuir com o processo de adaptação à escola, uma vez que as crianças estavam voltando de um longo período de recesso escolar (trinta dias em casa).
METODOLOGIA:
No primeiro momento, construiu-se uma lista com as brincadeiras das férias; em seguida, enviou-se um questionário para os pais pedindo que relatassem sobre as brincadeiras da sua infância, registrassem passo a passo como brincar e se eles se disponibilizavam a vir à escola. Alguns pais se prontificaram a construir brinquedos junto com as crianças na sala de aula ensinando como se brinca. Suas narrativas nos permitiram produzir com o coletivo uma diversidade de gêneros textuais: lista de brincadeiras, poesias, parlendas, construção de tabelas e gráfico de barras. Além disso, o tema possibilitou a construção de brinquedos, o fazer artístico, à realização das brincadeiras pelas crianças e o envolvimento dos pais.
RESULTADOS:
Ao final do estudo, as crianças demonstraram interesse por diversas brincadeiras realizadas por seus pais e muito prazer pela presença deles na escola nos ensinando a brincar. Percebemos também que os pais passaram a sentir mais próximos do dia a dia do grupo.
CONCLUSÃO:

Concluí-se que ao brincar, sozinho e com o outro, a criança fantasia, inventa, entende, imagina, modifica, experimenta, constrói e reconstrói regras, transformando suas impressões e seus sentimentos, seus conhecimentos, as histórias que ouve, dentre outras coisas.

 

Palavras-chave: brinquedo, brincadeira, aprendizagem.