62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EEM RAIMUNDO NOGUEIRA: DESAFIOS E REALIDADES.
André Luiz Farias Alves 1
1. EEM Raimundo Nogueira - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC-CE
INTRODUÇÃO:

A pesquisa acerca das contribuições da Informática Educativa (IE) para o processo de ensino-aprendizagem nos mais variados campos do conhecimento tem se intensificado na última década. A  utilização do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso pedagógico está possibilitando uma considerável melhoria do processo de ensino-aprendizagem na EEM Raimundo Nogueira em Horizonte-CE, é válido salientar que o papel e o nível de planejamento do docente nesse processo são de suma importância. Dentro desse contexto, focalizamos em nossa investigação a relação dos professores e discentes da referida escola com a Informática Educativa. Nosso problema girou em torno das contribuições e das dificuldades desse recurso para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, procuramos responder às seguintes questões: quais são as concepções dos professores acerca da inserção das novas tecnologias nas escolas? Como os docentes estão reagindo ao cenário de mudanças e desafios proporcionados pelo uso da informática no ambiente educacional? Como os alunos estão inseridos nesse processo? A nosso ver, compreender melhor essas questões é o primeiro passo quando pensamos em contribuir para a elaboração de propostas e projetos envolvendo o uso das tecnologias que se mostrem mais adequados e significativos para a aprendizagem escolar.

METODOLOGIA:

A princípio a investigação envolveu os professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Nogueira, através do preenchimento de um questionário, tal instrumento se mostrou mais adequado para esta pesquisa, visto que, sem a presença do pesquisador, o pesquisado pode se sentir menos constrangido. Além disso, dada à quantidade de pessoas envolvidas, tornar-se-ia difícil realizar entrevistas ou outro instrumento que exigisse o contato presencial. Esse instrumento foi utilizado para a coleta de informações que foram tabuladas e trabalhadas numa perspectiva de análise estatística quantitativa, que permitiu informações qualitativas, como a percepção dos professores e alunos acerca da Informática Educativa e de suas aplicações no Ensino Médio. O instrumento foi aplicado com os docentes e discentes da EEM Raimundo Nogueira (totalizando 300 questionários). Adotamos uma combinação de abordagens - qualitativa e quantitativa - para analisar os dados coletados. Na análise dos dados, foi utilizado o BrOffice Calc, programa que nos permitiu a possibilidades de análises, associações, comparações dos dados quantitativos e partir das questões abertas dos questionários, avaliamos as concepções sócio-pedagógicas dos envolvidos, concomitante realizamos uma série de atividades envolvendo o uso de diversas mídias - internet, jornal, DVD, música, imagens etc.

RESULTADOS:

A maioria dos pesquisados possuía entre 16 e 45 anos de idade, 72% mulheres e entre os professores todos eram licenciados com mais de cinco anos de docência. A maioria dos professores mostrou ter acesso ao computador: 81% possuem computador em casa e, destes, 50% possui o equipamento há mais de três anos. Uma parcela significativa de professores, 47%, declara já ter feito algum curso de informática. Contudo, 80% não o utilizam em sala de aula - muito deles, mesmo lecionando em escolas que possuem laboratório de informática - por se sentir inseguro. Os resultados evidenciaram diversas concepções, em relação à utilização da Informática Educativa no processo de ensino-aprendizagem entre elas: 'O uso do computador nas escolas é algo irreversível e uma exigência da atualidade'; 'O computador não substituirá o professor'; 'É preciso utilizar o computador e softwares educativos de forma consciente'; 'O computador é um transmissor de informações'; 'O computador é uma ferramenta lúdica e rica visualmente'; 'É preciso conhecer tecnicamente o computador para ser capaz de utilizá-lo em sala de aula'. Os dados evidenciaram as concepções dos alunos em relação as diversas disciplinas, entre elas a Geografia, História, Filosofia, Matemática: 'O ensino de Geografia preocupa-se em estabelecer relações sociais no espaço geográfico'; 'A História não  pode ser vista como uma ciência do passado"; 'O ensino de Filosofia  e da Matemática compreende a análise da distribuição e da evolução dos fenômenos, levando os nossos estudantes a conhecerem cada vez melhor o mundo em que vivemos.

CONCLUSÃO:

Esse estudo evidenciou que os alunos e professores da EEM Raimundo Nogueira se mostram relativamente bem informados quanto ao potencial do computador, muitos deles possuem computadores e os utilizam para fins diversos, contudo, as possibilidades de utilização de softwares e outros recursos voltados para o ensino ainda são incipientes. Em contrapartida encontramos professores e alunos envolvidos, entusiasmados com as possibilidades oferecidas pela IE. Profissionais que se mostram interessados em romper com uma "visão" estreita do ensino tradicional e, acreditam que, contando com os recursos tecnológicos, poderiam construir uma  prática mais significativa e criativa. De um modo geral, é evidente a necessidade de uma formação e acesso às possibilidades oferecidas pela diversas mídias aos nossos professores. E isso inclui desde os futuros docentes aos mais experientes, pois, como evidenciou nosso estudo, ao contrário do que se costuma esperar, foram os professores com maior tempo de magistério que se mostraram mais ativos e interessados quanto à utilização da Informática Educativa.

Instituição de Fomento: Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Palavras-chave: Informática Educativa, Ensino, Ensino-aprendizagem.