62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM JUNTO À PACIENTE PORTADOR DE ÚLCERA VENOSA: ESTUDO DE CASO.
Deise Maria do Nascimento Sousa 1
Alana Santos Monte 1
Glécya Oliveira Vidal 1
Antonio Rodrigo Moura de Morais 1
Camila Félix Américo 1
Escolástica Rejane Ferreira Moura 1
1. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Ceará -UFC
INTRODUÇÃO:
A úlcera venosa tem como principal causa a insuficiência venosa crônica, cuja tendência é originar uma obstrução parcial ou total de vasos que se localizam nos Membros Inferiores (MMII). As úlceras podem causar edema, dor local, podendo apresentar exsudato e odor fétido. A sua localização mais freqüente é em torno do maléolo medial e do terço distal da perna. A equipe de saúde deve atentar para a prevenção do problema, estimulando ações que se oponham aos fatores de risco. Visto que as úlceras venosas causam impacto social e econômico significativo devido à natureza recorrente e ao longo tempo decorrido de seu início e cicatrização, cabe ao enfermeiro realizar a técnica apropriada de curativos, considerando o risco para infecções, como também conhecer de forma abrangente o paciente, já que a educação e o autocuidado se fazem prioritários durante o tratamento. Para tanto, a aplicação do processo de enfermagem, junto ao portador de úlcera venosa permite identificar possíveis problemas reais ou potenciais de enfermagem e, desta forma, gerar um cuidado mais eficaz ou com alcance dos resultados esperados. Nesse contexto, decidiu-se pela realização do presente estudo que teve como objetivo descrever o processo de enfermagem aplicado a um paciente portador de úlcera venosa
METODOLOGIA:
Estudo de caso, realizado em outubro e novembro de 2009 no Centro de Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional I no município de Fortaleza-CE. O participante foi selecionado devido à importância do caso e pela freqüência de cuidados proporcionados a este na sala de curativos. O acompanhamento realizado três vezes por semana permitiu sua avaliação de forma abrangente, tanto em relação à evolução da úlcera quanto em relação à análise do paciente no geral. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, orientada pelo formulário de registro da consulta de enfermagem à portadores de integridade da pele prejudicada. Foram utilizadas as taxonomias da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), Nursing Intervention Classification (NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC), para que os acadêmicos formulassem o plano de cuidados do paciente portador da úlcera venosa. Para o desenvolvimento desse estudo, o paciente assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, recebendo as devidas orientações a respeito da finalidade do estudo.
RESULTADOS:
Usuário de 54 anos, masculino, obeso, portador de hipertensão crônica, apresenta úlcera no tornozelo esquerdo (região maleolar), há três anos, com tecido de granulação, fibrina e exsudato seroso. Pele ao redor da úlcera mostrando-se edemaciada, hiperemiada, ressecada e com descamação. Foi definido um diagnóstico de enfermagem: Integridade tissular prejudicada, relacionada com hipertensão, alteração vascular periférica, obesidade e hiperuricemia evidenciada por úlcera na região perimaleolar esquerda, microcirculação colateral, edema e eritema. Buscou-se realizar um cuidado holístico ao cliente enfocando no tratamento de úlceras venosas. As Intervenções utilizadas foram: Troca diária de curativo; utilização de Ácido Graxo Essencial (AGE) somente ao redor da ferida; diminuir quantidade de gazes na cobertura secundária e suspender o uso de atadura, observando a regressão da hiperemia; cuidado circulatório (manutenção do regime terapêutico, massagem de auxilio no retorno venoso);elevação do MMII; gerenciamento da nutrição dirigida; educação em saúde abordando aspectos relacionados a cicatrização.Os seguintes produtos foram aplicados para a realização do curativo: pomada de Confrei (fitoterápico de ação cicatrizante) e AGE.
CONCLUSÃO:
Ao final da implementação do Processo de Enfermagem percebeu-se uma evolução significativa, pois o paciente apresentava uma pele hidratada, sem sinais de ressecamento, melhora do edema e eritema preservado. Sistematizar a assistência de enfermagem é de fundamental importância para o cuidado de qualidade ao paciente, permitindo um melhor juízo clínico por parte do enfermeiro, organização dos registros de enfermagem e um cuidado diferenciado. A aplicação do processo de enfermagem ao paciente portador de úlcera venosa engloba não só o cuidado com feridas e sua troca de curativos, mas também a individualidade do paciente de uma forma geral. A partir desta análise, o enfermeiro poderá buscar soluções com mais segurança e autonomia, realizando um cuidado mais eficaz. O plano de cuidados direcionado a um portador de úlcera em MMII ressalta-se por permitir avaliar a evolução do paciente de forma mais contemplativa e é dentro deste que o profissional irá abordar outras formas de ações, tais como educação em saúde e incentivo ao auto-cuidado. Isso permitirá um progresso do paciente, tais como aumento da qualidade de vida, melhora dos sinais e sintomas, assim como avanços na redução da úlcera, direcionando-se para a sua cicatrização completa.
Palavras-chave: Úlcera da perna, Processos de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem.