62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
CINEMA, MÚSICA E POESIA COMO FORMAS DE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA
Camilo José Bezerra 1
Jerffeson Alves de Oliveira 1
Hugo Alves Simplício 1
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto de oficinas realizadas em pequenas cidades do interior potiguar através do Projeto Pé-Na-Trilha, do curso de Geografia, da UFRN. Neste trabalho, buscou-se levar para o âmbito escolar uma proposta de abordagem diferenciada em relação ao tradicional ensino da Geografia, com o intuito de torná-lo mais dinâmico, bem como, facilitar a percepção dos conteúdos vistos na escola, através de uma metodologia que utiliza o cinema, a música e a poesia, uma vez que, acreditamos que as mesmas por serem presentes na vida cotidiana dos estudantes, facilitariam a assimilação e aplicação das temáticas trabalhadas pela Geográfica, visto que, nos dias atuais, percebemos que existe um certo desinteresse por parte de muitos estudantes em relação à vida escolar: tendo em vista que, há dificuldades de aprendizado, falta de perspectivas futuras, descrédito em relação às instituições de ensino e aos professores, etc. Porém, queremos destacar também, como um motivo que explica esse desinteresse, o tradicionalismo praticado por alguns docentes, pois, o que se vê, comumente, são exposições de conteúdos, muitas vezes até sem nenhuma referência à realidade cotidiana, algo que poderia ser facilitado pela conexão com as referidas artes.
METODOLOGIA:
Como o trabalho opera com ramos das Artes, fizemos uso de instrumentos metodológicos diversos, os quais proporcionaram uma abordagem e explanação do conteúdo visando engendrar uma aquisição de conhecimentos de forma mais dinâmica possível. Assim, utilizamos vídeo, os quais apresentaram cenas de filmes que tratam de temáticas geográficas; diálogos poéticos, que promovem reflexões e interações entre o público; trabalho em grupo, visando à participação e compreensão das explanações; leitura e discussões de músicas, usando, para tanto, o auxílio de um aparelho de som, e, além disso, fizemos uma exposição de slides, os quais continham amostra de filmes, músicas e poesias, dos mais diversos artistas da nossa região, bem como do Brasil, e no caso do cinema, do mundo como um todo.
RESULTADOS:
Com a realização das oficinas conseguimos despertar o interesse de professores (de ensino fundamental e médio) para a utilização do cinema, da música e da poesia para a melhoria do ensino da Geografia. Acreditamos que isso não se restringiu apenas ao ensino desta Ciência, visto que nas nossas oficinas contamos com a participação de professores de outras disciplinas, tais como Biologia, Português, Matemática, Inglês e História. Os mesmos aclamaram bastante a nossa iniciativa e mostraram disposição para a utilização das referidas artes no ensino de suas matérias. Propomos que discussões como essas estejam presentes também no âmbito acadêmico e que temáticas dessa natureza sejam levadas para cursos de especialização, mestrado ou até mesmo doutorado, sejam em Geografia, Educação, ou demais ciências. Isso para que possamos enriquecer o ensino de Geografia e demais áreas do conhecimento, contribuindo, desta forma, com uma educação diferenciada.
CONCLUSÃO:
Para concluir, podemos dizer que o trabalho realizado foi e é bastante pertinente, visto que a ciência geográfica tem como maior objetivo formar cidadãos capazes de perceber e pensar o mundo em que vivem, tornando-se pessoas críticas e conscientes das suas realidades, tendo assim, a maior possibilidade de intervir sobre as mesmas. Assim, o cinema, a música e a poesia se apresentam como agentes contribuintes de melhor ensino-aprendizagem, tendo em vista que, com esses instrumentos os estudantes podem desenvolver competências e habilidades diversas, tais como leitura e elaboração de textos; aprimorar a capacidade narrativa e descritiva; decodificar signos e códigos não verbais; aperfeiçoar a criatividade artística e intelectual; desenvolver a capacidade de crítica sociocultural e político-ideológica, podendo refletir sobre seus atos, bem como, sobre as ações da humanidade.
Palavras-chave: Geografia, Ensino, cinema-música-poesia.