62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
MEDIÇÃO E ANÁLISE DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES DO ESTADO DA PARAÍBA: USO DE UM INDICADOR GLOBAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR FGT.
Dayane Beserra Costa 1
Alexandre medeiros Dantas 1
Daiane de Queiroz 1
Dixis Fegueroa Pedraza - Orientador 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A segurança alimentar e nutricional caracteriza a capacidade das famílias de obter, seja comprando ou produzindo, os alimentos necessários para suprir suas necessidades. O presente estudo teve por objetivo avaliar a segurança alimentar e nutricional de crianças pré-escolares do estado da Paraíba com a utilização do índice global FGT e verificar sua associação com o estado nutricional infantil e nível de segurança alimentar subjetiva.
METODOLOGIA:
A amostra esteve constituída por 332 crianças menores de cinco anos de idade. A prevalência de subalimentação, a diferença alimentar média e a severidade da insegurança alimentar foram as medidas básicas obtidas a partir do indicador FGT. A diferença alimentar média foi utilizada para classificar as crianças em segurança/insegurança alimentar e diferentes graus de insegurança alimentar. Para a avaliação da segurança alimentar subjetiva foi utilizada a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. A obtenção das medidas antropométricas obedeceu aos procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde. A avaliação do consumo de alimentos, para o cálculo de a diferença alimentar, foi realizada por recordatório de 24 horas.
RESULTADOS:
As medições com um indicador FGT apontaram: prevalência de subnutrição de 27,67%, diferença alimentar média de 384 Kcal e severidade de insegurança alimentar de 21,07%. A prevalência de insegurança alimentar, segundo a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, foi de 62,0%. Considerando a diferença alimentar média, 37,2% das crianças apresentou insegurança alimentar Grau I ou II. A avaliação do estado nutricional resultou em prevalências de 7,5% e 7,2% de déficit de estatura e sobrepeso/obesidade, respectivamente.
CONCLUSÃO:
As crianças estudadas apresentaram altas prevalências de insegurança alimentar, assim como de severidade do problema. O cálculo do índice FGT é importante para decidir sobre aspectos relacionados com a focalização de intervenções e estimar seu impacto na insegurança alimentar.
Palavras-chave: segurança alimentar e nutricional, indicador global, FGT.