62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A EDUCAÇÃO FISICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO PROEJA DO IFRN: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAMPUS NATAL / ZONA NORTE
Moysés de Souza Filho 1
Hunaway Albuquerque Galvão de Souza 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
2. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
INTRODUÇÃO:
A implantação do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade  EJA - trouxe novos desafios para a construção e  consolidação de uma proposta educacional que atenda aos fundamentos da política de inclusão social emancipatória nas instituições federais de ensino. No IFRN, procedeu-se a uma transposição linear e reduzida dos planos de ensino dos cursos técnicos integrados regulares para o PROEJA. Diante desse quadro algumas disciplinas entraram em conflito convivendo com modelos de ensino aprendizagem que não se adequavam à realidade do PROEJA. Passamos a refletir sobre possíveis soluções didático pedagógicas para esse  desafio educacional. Duas questões básicas se constituíram nesse processo.Como pensar e agir para alcançar os objetivos do programa e como elaborar uma proposta pedagógica para a Educação Física que a consolidasse com um componente curricular de relevância no PROEJA.O Objetivo Geral deste trabalho foi conhecer o perfil das vivências corporais dos alunos do PROEJA do IFRN campus Natal ZONA NORTE na  avaliação diagnóstico do planejamento didático pedagógico da Educação Física para o ano letivo de 2008.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário com 10 perguntas abertas versando sobre as vivencias corporais dos sujeitos pesquisados durante a infância, a experiência escolar com a Educação Física no  ensino fundamental I, as atividades físicas praticadas e sobre as sugestões para o programa da disciplina Educação Física para o ano letivo de 2008. Foi aplicado pelos pesquisadores em contato direto com os sujeitos pesquisados. O espaço reservado foi a sala de áudio visual do campus Natal Zona Norte.Foram pesquisados 102 alunos das turmas dos cursos de Eletrotécnica (50) e de Informática (52). A leitura e interpretação dos dados foi realizada em momentos destinados ao planejamento das ações pedagógicas institucionais.
RESULTADOS:
Com base nos dados obtidos, 97,6 % dos pesquisados vivenciaram o acervo de brincadeiras e jogos populares como também alguns jogos de tabuleiro. 2,4 % dos pesquisados tiveram experiências com jogos eletrônicos. No plano das experiências com a Educação Física escolar no ensino fundamental 40,1% afirmaram ter tido uma relação satisfatória. 38,3% não tiveram nenhum tipo de relação com a disciplina e 21,6 % tiveram poucas experiências a Educação Física. Com  relação à prática de atividades físicas, 30,3 % dos pesquisados afirmaram praticar atividade física não orientada e exercícios com objetivos de manterem-se em forma. Outros 37,2 % não praticavam nenhuma atividade física.  25,6 % praticavam esportes informais como voleibol, futsal, futebol, surf, tae kwon dô e 6,8 % freqüentavam academias de ginástica praticando musculação. Com relação às sugestões para as aulas de Educação Física 53,9% sugeriram que as aulas deveriam ser práticas sem teoria. 34,4% dos pesquisados sugeriram que as aulas deveriam ter um equilíbrio entre a teoria e a prática. 5,8% dos pesquisados sugeriram que as aulas fossem apenas teórica.
CONCLUSÃO:

Os resultados dessa pesquisa nos levou a inferir que o trabalho pedagógico pode promover o processo de inclusão dessa população compreendendo as suas situações de vida e analisando os determinantes sociais e políticos que contribuíram para o seu afastamento das vivencias escolares. Que a consolidação da Educação Física como componente curricular pode acontecer de modo efetivo, intencional e estruturado em bases teóricas e metodológicas contribuindo para a emancipação dos sujeitos do PROEJA. A metodologia de ensino aprendizagem na concepção do ensino aberto às experiências foi adequada à realidade desse público.Portanto, a Educação Física no contexto de transformação de suas bases epistemológicas buscou se incorporar à dimensão da proposta de política educacional e fortalecer as ações pedagógicas institucionais visando a qualidade do trabalho pedagógico direcionado para os sujeitos do PROEJA.

Palavras-chave: Educação Fisica, Componente Curricular, Educação de Jovens e adultos.