62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
A PRÁTICA DE SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE MENTAL
Geovânia Clementino e Silva 1
Maria Joseilma Rodrigues da Penha 1
1. Departamento de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A prática do Serviço Social na área de Saúde tem se ampliado bastante em nosso país, visto que tal política se apresenta cada vez mais imbricada com o âmbito social, seja através de mudanças na própria política, com a implantação do SUS, seja pela visão ampliada de saúde, tão em voga na atualidade. Tal processo também foi vivenciado especificamente no âmbito da saúde Mental, advindo do Processo de Reforma Psiquiátrica, que trouxe para o Assistente Social, novas formas de atuação, não mais pautadas no caráter pragmático, pontual, curativo, e sim no sentido de ampliar cada vez mais a inserção social dos usuários, buscando assim a efetivação de sua cidadania. O presente estudo objetiva refletir sobre essa prática do Serviço Social na área de saúde, mais especificamente na área da Saúde Mental em nosso país desde seus primórdios até a atualidade. A relevância desse estudo reside no fato de a prática do Serviço Social na área supracitada ainda ser pouco desvelada, visto que tal profissão sempre foi relegada as demais sempre presentes no âmbito da saúde, além de oferecer subsídios teóricos para futuras otimizações interventivas em tal área.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em duas etapas. A primeira etapa se deu através de uma revisão bibliográfica sobre a temática, qual seja a prática do Serviço Social na área da saúde e mais especificamente na área da saúde mental desde os seus primórdios. Na segunda etapa do presente estudo, foi realizado um estudo descritivo exploratório de caráter qualitativo, através de uma entrevista semi-estruturada com a profissional do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, do município de Alagoa Grande no estado da Paraíba. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, pois tal técnica permite uma melhor compreensão das implicidades contidas nas falas do sujeito pesquisado.
RESULTADOS:
O presente estudo nos deixa claro a complexidade com a qual o profissional de Serviço Social se defronta em seu agir profissional. Especificamente no âmbito da saúde mental, nosso campo de estudo, tal complexidade esteve presente desde seus primórdios, quando o Serviço Social servia apenas aos ditames burocráticos e pragmáticos, advindos de uma visão meramente curativa do processo saúde-doença, já ultrapassada na atualidade. O estudo também nos mostra as dificuldades existentes nesta prática que apontam para além de uma constante qualificação profissional um comprometimento ético-político, visto que os entraves institucionais não devem servir de justificativa para uma possível passividade por parte do profissional de Serviço Social.
CONCLUSÃO:
Após o presente estudo, podemos concluir o enorme avanço que a profissão de Serviço Social pode alcançar no âmbito da saúde e em especial no âmbito da saúde mental. Em seus primórdios tal prática, se apresenta como mero mecanismo de porta de entrada e de saída das instituições, o que contradiz enormemente a visão ampliada de saúde, que considera relevante as relações sociais do individuo. Partindo de tal visão, o assistente social encontrou maior espaço para a sua atuação. Pautado no caráter interdisciplinar, onde tais profissionais atuam conjuntamente, reconhecendo os espaços delimitados de cada atuação profissional, possibilitando assim, que o indivíduo seja visto em sua totalidade, além de contribuir no processo de emancipação desses indivíduos em meio à sociedade.
Palavras-chave: Serviço Social, Saúde , Saúde Mental.