62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
"Batalha Naval" como atividade lúdica aplicada ao ensino de química
Maria Bruna de Souza 1
Amanda Martins Queiroz 1
Edemar Benedetti Filho 1
Antonio Rogério Fiorucci 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
A procura por métodos de ensino que sejam mais atrativas aos alunos está em constante alerta pela área educacional, principalmente nesta época digital, com fácil acesso a internet e outras mídias. Uma das formas de despertar o interesse do educando é através da utilização de atividades lúdicas como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, que poderá ajudar na busca por novos conhecimentos. O lúdico proporciona interações sinceras e construtivas, a nível cognitivo com o conhecimento, principalmente para jovens em idade escolar, que podem passar a trabalhar em equipe em discutir e aceitar idéias de seus colegas. As atividades lúdicas podem assim, educar e preparar o aluno para atuar na sua realidade tanto em grupo, como individualmente, e o que é mais importante, de maneira prazerosa. Os jogos lúdicos podem ter como objetivo exigir dos alunos a resolução de exercícios em sala de aula, dinamizar as aulas e aumentar o interesse pela disciplina de Química. O objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo "batalha naval" adaptado como uma atividade lúdica envolvendo conceitos de Química Orgânica para um processo de ensino avaliativo e de aprendizagem.
METODOLOGIA:
O jogo foi uma adaptação da batalha naval onde os navios e submarinos foram substituídos por moléculas orgânicas. Os quadrados foram divididos em 0 a 9 no eixo x e de A a P no eixo y. Nestes quadrados foram dispostas as moléculas orgânicas com tabletes ilustrando os átomos e as ligações envolvidas das moléculas orgânicas. Foi elaborado um conjunto de 50 cartas com perguntas envolvendo química orgânica, na qual deve ser lida e respondida ao mediador do jogo, que neste caso foi o professor. A sala de aula foi dividida em dois grupos e o andamento do jogo ocorre quando o primeiro grupo retira uma carta do monte para responder e ao acertar a pergunta o grupo têm direito a fazer um "tiro" no tabuleiro adversário, este mesmo procedimento foi executado pelo outro grupo em seguida. Caso o grupo não acerte a pergunta ele não executa o "tiro". O jogo prossegue até obter o acerto de todas as moléculas no tabuleiro. Cada grupo colocou 3 moléculas orgânicas diferentes contendo 4 carbonos em sua estrutura, disposta pelos quadrados do tabuleiro. A atividade foi desenvolvida em uma escola do Ensino Médio da cidade de Dourados - MS, em 4 terceiros anos. Após a atividade foi aplicado um questionário para verificar a aceitação do jogo e novas sugestões sobre o emprego de atividades lúdicas envolvendo a área da química.
RESULTADOS:
As moléculas orgânicas utilizadas apresentaram 4 carbonos para que a atividade fosse realizada em um prazo de 50 minutos. As moléculas foram montadas e dispersas no tabuleiro pelos grupos com os tabletes envolvendo no mínimo 4 moléculas com 4 funções orgânicas diferentes. No andamento do jogo observou-se uma disputa saudável entre os grupos, e um ponto a ser destacado foi a interação entre os alunos. Para cada pergunta havia um momento de discussão sobre a resposta, e neste ponto ocorreu uma expressiva interação entre os colegas do grupo, demonstrando que neste processo de ensino-aprendizagem o diálogo é um aliado ao aprendizado, inclusive alguns alunos que nas aulas tradicionais não tinham o hábito de realizar questionamentos, passaram a fazer. Percebeu-se que houve uma participação expressiva dos alunos e o questionário demonstrou que cerca de 90% aceitaram a atividade e que gostariam de realizar mais vezes. Observou-se que o emprego desta metodologia é ideal para uma atividade avaliativa do conhecimento ministrado pelo professor anteriormente, pois vários alunos reportavam aos livros e as anotações em sala para responder as perguntas. A participação dos alunos foi boa, cerca de 95% dos alunos gostaram de substituir a aula de "exercício" pelo emprego da atividade lúdica.
CONCLUSÃO:
Esta atividade lúdica promoveu aos alunos um método diferente e interessante para o processo avaliativo, contudo também pode-se dizer que ocorreu um processo de aprendizado, onde diversas lacunas foram sanadas após a atividade. Os professores que participaram da atividade elogiaram a iniciativa e os resultados da proposta. Algumas frases relatam o observado: "poderia ter mais aulas dessas" e/ou "vamos jogar novamente", refletem a importância por estas metodologias de ensino. O emprego de atividades lúdicas tem demonstrado que é uma alternativa importante no processo de ensino-aprendizagem, e que elas deveriam ser mais empregadas aos alunos.
Instituição de Fomento: Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP)/UEMS
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Jogos de tabuleiro, Batalha naval.