62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A INFLUÊNCIA DE PRÁTICAS DE LAZER NA PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO
Rayanne Suélly da Costa Silva 1
1. Depto. Acadêmico de Gestão, Comércio e Serviços, IFRN
INTRODUÇÃO:

O estilo de vida da sociedade capitalista tende a se restringir ao usufruto daquilo que foi construído social e economicamente no decorrer dos anos de trabalho. É no percurso da vida que estereótipos são construídos no sentido de associar a imagem do idoso a fatores limitadores, sendo a velhice retomada como a fase da vida em que não se é mais importante fazer planos ou pensar sobre o futuro. Diante dessa compreensão, investigou-se de que forma a inserção de atividades lúdicas pode contribuir para a modificação da percepção do idoso sobre o envelhecimento. Em função disso, interessou identificar as percepções que os indivíduos na terceira idade têm sobre seu corpo; verificar como a relação entre a saúde e a estética pode influenciar no pensamento do idoso diante das modificações corporais, bem como compreender de que forma atividades de lazer podem contribuir em uma visão positiva do corpo e uma melhor qualidade de vida. Entender a senescência como uma etapa em que os indivíduos estão limitados a dores é olhar com restrição para essa fase da vida. Faz-se importante, assim, compreender o sujeito idoso como um indivíduo apto a vivenciar novas sensações, sentimentos e experiências.

METODOLOGIA:

O grupo investigado consistiu em pessoas inscritas no Centro de Convivência de Idosos (CCI) da cidade de Santo Antônio/RN. O referido centro funciona a cerca de vinte anos e possui duzentos e sessenta idosos cadastrados, atualmente, composto por agricultores aposentados. A escolha por trabalhar com idosos do interior do Estado constituído por agricultores deveu-se ao fato de esses homens e mulheres passarem a maior parte da sua vida no exercício da agricultura, possuindo um histórico de vida muito mais de trabalho diário, em função da subsistência, que mesmo de momentos de lazer, mesmo que seja enquanto descanso e divertimento. Para tanto, fez-se necessário a observação das atividades de lazer das quais os idosos participavam, para, em seguida, haver a aplicação de entrevistas semi-estruturadas, visando obter uma caracterização do entendimento do grupo sobre o lazer e da forma como eles compreendiam o seu corpo. Em função disso, foi feita a análise e a interpretação dos dados coletados no sentido de se verificar quais as contribuições das práticas lúdicas ali realizadas referentes à promoção de uma melhor qualidade de vida.

RESULTADOS:

O número de entrevistados desta pesquisa correspondeu a doze idosos, sendo a sua identificação feita por meio da idade, do sexo e enumerada pela ordem das entrevistas. Observou-se que atividades de lazer que priorizavam o cuidado com o corpo do idoso e aumentavam o contato social com outros indivíduos afetaram positivamente na concepção do processo de envelhecimento. As entrevistas revelaram o quanto à percepção sobre o próprio corpo foi modificada ao passo que os idosos começaram a frequentar o CCI. A socialização, as brincadeiras e os exercícios ali realizados provocaram neles sensações de bem-estar que contribuíram na melhoria de suas vidas, o que tem favorecido para uma maior compreensão da senescência e, consequentemente, uma melhor aceitação de si.

CONCLUSÃO:

Quanto à concepção do processo de envelhecimento, inicialmente, a maior parte dos idosos deixou transparecer uma visão do envelhecer como sinônimo de doença, na medida em que demonstraram acreditar que o envelhecimento está vinculado a dores, limitações e indisposição. Entretanto, o contato entre os idosos, por meio dos encontros realizados no CCI, possibilitou a troca de idéias, conhecimento e a socialização do grupo, proporcionando neles uma percepção de que, nessa nova fase, continuam aptos a construir amizades, planejar sonhos e ser capaz de realizá-los. Dessa forma, ficou evidente, que os idosos reconhecem a importância que as atividades lúdicas possuem em suas vidas, enunciando esse sentimento através de palavras que expressam satisfação e entusiasmo por estarem vivenciando momentos capazes de modificar seu estilo de vida cotidiano.

Palavras-chave: Corpo, Lazer, Idoso.