62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA REALIZAR PRÁTICAS DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS.
Brenda Libório Prado Moraes Motta 1
Camila Nascimento Cruz 1
Taciana de Lisboa Faria 1
Tainan Amorim Santana 1
1. Departamento de Biociências, Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS
INTRODUÇÃO:

A Educação Ambiental deve ser desenvolvida com o objetivo de auxiliar as pessoas a construírem uma consciência das questões críticas relativas ao meio, para poderem assumir posições coerentes referentes à vida. Partindo dos princípios da reciclagem, ponto muito trabalhado na Educação Ambiental, a referida oficina objetivou proporcionar um maior conhecimento sobre as questões ambientais. A mesma caracterizou-se pela produção de jogos/brinquedos, permitindo um ambiente de descontração e maior socialização, aplicando assim os fundamentos dos três "R". O primeiro R, reduzir, é a forma mais interessante para a preservação dos recursos naturais, o segundo, reutilizar, significa dar uma nova utilização a um produto já usado. Finalmente, o terceiro R, que quer dizer reciclar, ou seja, aproveitar a matéria própria embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto. A partir do ensinamento e ação dos três "R" a Educação Ambiental tornar-se de suma importância para a orientação do cidadão na obtenção e construção de um conhecimento norteador de atitudes comprometidas com o ambiente, além de preocupadas com os problemas ecológicos e com a sociedade como um todo.

METODOLOGIA:

A oficina teve como público alvo alunos do oitavo ano, do ensino público do município de Itabaiana/Sergipe, onde foram orientados pelas alunas do 5º período, do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Sergipe. Inicialmente, foram identificados os conhecimentos prévios dos participantes a cerca das questões ambientais através de uma dinâmica usando imagens. Em seguida, aproveitando estas concepções, foram abordadas algumas questões ambientais importantes, com os três "R", promovendo um ambiente de debate, como também a importância de reutilizar materiais para a produção de jogos e brinquedos. Em seguida, separou-se a turma em cinco grupos, onde cada grupo, monitorado pelas mentoras da oficina, era responsável pela fabricação de um jogo ou brinquedo. Após finalizarem o brinquedo que estavam trocavam de grupo e fazia, de forma prática e com materiais reutilizáveis, como garrafa pet, rolo de papel higiênico, latas de leite condensado, caixas de leite, o brinquedo correspondido, socializando assim os conhecimentos aprendidos. Ao final foi entregue um folheto para cada participante com as instruções de como fazer cada brinquedo passo a passo, e por fim, debatemos sobre todo o processo realizado na oficina.

RESULTADOS:

Dentre os dados analisados no primeiro momento, observou-se que os conhecimentos dos alunos sobre questões ambientais foram superficiais, relataram como ponto positivo de práticas ambientais a relevância de debater sobre estas questões e seus diversos contextos, como a reutilização, no meio escolar. Quando foi falado do uso de materiais reutilizáveis para a fabricação de jogos percebeu-se o grande interesse dos alunos, fato confirmado quando os mesmos fabricaram seus próprios brinquedos e jogos. Após a prática das atividades propostas, junto a um debate final, uma significativa parte dos participantes relatam que conseguiram observar a importância daquela prática, não só relacionado às questões ambientais como também ao fato deles mesmos serem capazes de produzirem seus próprios materiais recreativos com materiais que são frequentemente encontrado no seu cotidiano, coisa nunca aprendida por eles antes, Afirmaram também que  a escola falha muito quando discute sobre as questões ambientais, pois a mesma só utiliza de momentos pontuais para debater sobre assuntos deste cunho.

CONCLUSÃO:

A partir dos dados obtidos na oficina, pode-se concluir que a mesma foi de grande importância para os participantes, pois os mesmos conseguiram compreender a importância da reutilização para o meio ambiente, além de perceber como eles próprios podem usufruir positivamente desta ação, produzindo seus próprios brinquedos e jogos. Além do que a oficina despertou neles uma maior sensibilização sobre as questões ambientais atuais, permitindo por parte deles uma maior reflexão a cerca das ações do homem referentes ao meio ambiente. Percebeu-se também que todos participaram de maneira muito proveitosa, onde se envolveram significativamente com as práticas propostas. Em fim, conclui-se que práticas como esta são fundamentais para despertar nos alunos um ponto de vista crítico sobre os problemas que permeiam o meio ambiente, além de proporcionar um momento de lazer, tornando assim mais significativo o aprendizado dos envolvidos.

Palavras-chave: Jogos, Reutilização, Meio ambiente.