62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
O DESENVOLVIMENTO URBANO DE CIDADE SATÉLITE SOB A PERSPECTIVA DO CONSENSO COMUNITÁRIO
Thaiany Soares Silva 1
Carmen Margarida Oliveira Alveal 1, 2
1. Depto. de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

Os fatos extraídos dos periódicos comunitários locais são utilizados com a finalidade de se obter detalhes para melhor entender a história de uma comunidade. Nesse sentido, este estudo consistiu na análise do desenvolvimento do conjunto Cidade Satélite por intermédio de recortes em jornais produzidos na própria comunidade, mais especificamente pelo periódico "Consenso Comunitário". Esta pesquisa trouxe uma perspectiva diferenciada sobre a história das comunidades locais, pois visava a observação da persistência de problemas urbanísticos, bem como atitudes e posturas defendidas por parte dos moradores, que expressassem o sentido do viver em comunidade. O projeto que reúne este estudo visou, de maneira geral, preservar a memória e a história da evolução urbana de Natal por meio do resgate do passado dos bairros e comunidades locais. Por meio desta análise pretende-se lançar um novo olhar sobre a história das comunidades locais e valorizar o passado para que se possa melhor entender a atualidade.

METODOLOGIA:
O estudo deu-se por intermédio do projeto '"Memória: Minha Comunidade", realizado pelo convênio entre a SEMURB (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) e a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Durante a realização do projeto foram utilizados como fontes primárias os 17 exemplares do periódico "Consenso Comunitário" (1994-1997), jornal editado e produzido por alguns moradores de Cidade Satélite. Esses jornais foram cedidos por um morador da comunidade após a realização das entrevistas feitas pela metodologia da História Oral. As informações existentes nos periódicos foram analisadas como forma de observar o desenvolvimento do Conjunto. Desse modo, foi feita uma tabulação dos dados por temática. O fato de utilizar o jornalismo comunitário para embasar melhor esse estudo é devido ao mesmo ter um importante papel como porta voz da comunidade, levando os anseios dos moradores e cobrando as autoridades.
RESULTADOS:

Dentre os 17 números do jornal "Consenso Comunitário" analisados, a maioria dos 76 artigos e reportagens envolvia questões ambientais e urbanísticas; sendo 15 artigos sobre a questão urbanística e 15 sobre meio ambiente; os demais assuntos como utilidade pública, esporte, segurança e saúde foram explicitados em 26 artigos. O restante do periódico consistia em propagandas de comércios locais. As problemáticas urbanas locais que foram analisadas e observadas no Jornal foram a questão do prolongamento da Avenida Prudente de Morais até o Conjunto; A existência da favela Cidade do Sol; o aparecimento de buracos nas ruas e os constantes pedidos de recapeamento asfáltico. Ao evidenciar esses problemas foi possível perceber que a parcela da comunidade que estava envolvida com o Jornal "Consenso Comunitário" tinha real preocupação com o seu bem estar e com a sua comunidade.

CONCLUSÃO:
No âmbito nacional uma construção historiográfica por meio da história local apresenta novos conceitos, pois além de criar uma identidade cultural forte, o agente histórico passaria a estar mais próximo dos fatos. Quanto ao periódico "Consenso Comunitário", seus editores foram os que registraram a memória e a história da comunidade nas páginas do jornal, resguardando, de certa forma, essa memória como contorno de uma concepção de identidade para as sociedades futuras. Anteriormente, a história das localidades ficava muito restrita à política, religião e alguns fatos isolados, o que muitas vezes fazia com que se deixassem de lado alguns detalhes que viriam explicar melhor a realidade do cotidiano da comunidade. Atualmente, os indivíduos, bem como as sociedades, buscam na memória, seja ela coletiva ou individual, o elemento essencial da identidade. Somente na segunda metade do século XX as sociedades passaram a perceber o importante papel que a memória coletiva desempenhara. A memória, alimentada pela história, cresce e procura sempre salvar o passado, resguardar e revivê-lo a fim de servir ao presente e futuro.
Instituição de Fomento: SEMURB (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) /UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Palavras-chave: Memória, Cidade Satélite, Identidade.