62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: CONHECENDO PARA RESPEITAR A DIVERSIDADE CULTURAL
Aldinizia de Medeiros Souza 1
Francisca Zuilma Rocha de Moura 1
Maria Paula da Silva Leite 1
1. Escola Municipal Terezinha Paulino / EMTP
INTRODUÇÃO:
A presença africana na América e, especificamente no Brasil, foi fundamental na formação da nossa cultura, embora nem sempre tenha sido valorizada. No sentido conhecer melhor a cultura afro-brasileira, foi formado um grupo de estudo na Escola Municipal Terezinha Paulino de Lima, composto por alunos e professores, e realizada uma pesquisa sobre a religiosidade afro-brasileira, com o objetivo de identificar e documentar a presença dessa expressão cultural na Zona Norte da cidade, e assim sensibilizar e despertar os alunos para a valorização e incentivo ao respeito à diversidade cultural.
METODOLOGIA:
O grupo, formado por professores e alunos, fundamentou o conhecimento sobre o tema com pesquisa bibliográfica histórica e antropológica, identificou a presença do candomblé e observou na Casa de Cultos ILÉ ÀSE DAJO OBÁ OGODÓ, localizada no Conjunto Panorama, um ritual de siré, que é uma cerimônia, uma festa pública de consagração aos Orixás através da dança, música e comunhão. As observações dos alunos foram registradas e discutidas em grupo, além disso, o ritual foi fotografado e filmado, gerando um rico material para análise.
RESULTADOS:
Os participantes do estudo puderam ter um contato direto com uma expressão da cultura afro-brasileira e com isso desconstruir alguns preconceitos, conforme relatado pelos alunos. As discussões sobre o tema possibilitaram perceber as diferenças culturais existentes fora e dentro da escola e assim contribuir para combater a exclusão de alunos de religião afro-descendente.
CONCLUSÃO:
O reconhecimento da religiosidade afro-brasileira e suas influências em nossa cultura foram alcançados pelo grupo de alunos envolvidos no projeto. Esse fato pode ser evidenciado em seus depoimentos escritos, práticas, bem como nas falas, agora embasadas e fundamentadas, demonstradas nos momentos de discussão, debate e apresentação dos trabalhos realizados, mostrando respeito à diversidade cultural, transmitindo esses valores e atitudes aos demais alunos e pessoas que visitaram os eventos em que o trabalho foi exposto pelos alunos.
Palavras-chave: Ensino de História, Cultura afro-brasileira, Candomblé.