62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
CARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIAS DE QUATRO PLANTAS NATIVAS UTILIZADAS NOS VIVEIROS DE MUDAS PARA PLANTIO POR MEIO DO PROJETO DE REFLORESTAMENTO DAS SERRAS NA LOCALIDADE DO QUANDU, ITAPIPOCA-CE
Francisco Joniel dos Santos 1
Wadson Alan de Melo e Frota 1
Wládia Debora Thelmos Gonçalves 1
Hamilton Teixeira Viana 2
Norma Oliveira de Almeida 1, 3
1. Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará / FACEDI - UECE
2. Engenheiro Agrônomo
3. Profa. Ms. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Faculdade de Educação de Itapipoca, campus da Universidade Estadual do Ceará, desenvolve o Projeto de Reflorestamento da Região Serrana de Itapipoca, município localizado na região norte do estado do Ceará, a 140Km da capital Fortaleza, possuindo clima semi-árido e estando incluído no domínio da caatinga. O município divide-se territorialmente numa sede e 11 distritos, estando a localidade Quandu no distrito Arapari. O referido Projeto visa a regeneração da caatinga nas serras itapipoquenses, outrora presente como florestas intactas. Esta regeneração tem o objetivo de permitir a reconstituição geomorfológica e biológica das zonas serranas, contribuir na manutenção do microclima ameno, proteger as águas subterrâneas, as quais abastecem a cidade; e ainda promover a consciência ambiental de proteção à mata nativa nos agricultores e comunidades serranas através de processos de educação ambiental. O Projeto tem como meta a implantação de 350 mil mudas de plantas nativas, a ser executado num período de dez anos, tendo iniciado em novembro de 2007. Este estudo apresenta as características de cinco plantas utilizadas para o plantio e suas influências na regeneração da floresta nativa itapipoquense na localidade do Quandu.
METODOLOGIA:
A localidade do Quandu está a cerca de 7Km, em linha reta, ao sul da sede do município de Itapipoca e possui relevo bastante acidentado, apresentando serras com mais de 800m de altitude. No local está instalado o Açude do Quandu, que proporciona à população da área fonte de água para as necessidades hídricas, incluindo as atividades agropecuárias, estas instaladas nas zonas serranas onde contém a floresta nativa. Ainda é responsável por boa parte do abastecimento de água no município. Durante o processo de implantação dos viveiros-pilotos das mudas na referida localidade, em setembro e outubro de 2009, foram utilizadas sementes provenientes de coletas realizadas por alunos da escola local e da Faculdade nos resquícios da floresta nativa do próprio Quandu. Posteriormente foram feitas fotografias e coletas de plantas pertencentes a quatro espécies aleatoriamente escolhidas, na ocasião se fez visita a diversos sítios de agricultores para conversas informais sobre a região e predominância dos diversos tipos de plantas e suas funções na natureza.
RESULTADOS:
Foram selecionadas as plantas Angico (Anadenanthera colubrina), Catingueira (Caesalpinia pyramidalis), Jurema-branca (Piptadenia stipulacea) e Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia), todas Leguminosas. No processo de reconstituição da mata nativa, estas plantas desempenharão importantes funções no ecossistema. O Angico é uma planta heliófila, tem preferência por mata seca, comporta-se como pioneira ou secundária inicial, tolera solos rasos e compactados, produz grande quantidade anual de sementes, tem dispersão por vento ou formigas, alta germinabilidade e crescimento rápido. A Catingueira, endêmica do bioma, apresenta ampla faixa de tolerância aos tipos de solos, retratando as condições adversas do ambiente em seu porte corpóreo, tem produção anual de muitas sementes, possuindo rápida germinação. A Jurema-branca ocorre na caatinga arbórea densa e arbustiva rala, atua como pioneira e é tolerante a elevados níveis de perturbação da vegetação, possuindo boa capacidade de fixação de nitrogênio. O Sabiá, planta característica da caatinga cearense, é heliófila, pioneira, tem habilidade de crescer em quase todos de terrenos, é uma das primeiras plantas a se revestir de folhas na época chuvosa e possui ótima capacidade de enriquecimento do solo com nitrogênio.
CONCLUSÃO:
Notou-se que as espécies avaliadas neste estudo, a serem empregadas no processo de reflorestamento da região serrana do Quandu, em Itapipoca-CE, apresentam perspectivas de excelentes resultados. Angico, devido sua capacidade de germinação e crescimento rápidos, pode ser empregado com sucesso em lugares degradados em conjunto com outras espécies, ajudando também no enriquecimento do solo com nitrogênio. A Catingueira pode ser usada para a primeira e segunda fase de recomposição florestal mista, além de ajudar na recuperação da fertilidade natural do terreno. A Jurema-branca é capaz de combater a erosão e pode ser utilizada para a primeira fase da restauração florestal mista, pois atua na recuperação e no enriquecimento do solo. Já o Sabiá é ideal para reflorestamento, dada sua excepcional rusticidade, pois se desenvolve rápido, atua na recuperação da terra e forma facilmente matas com outras espécies da caatinga, além de não ter registros de pragas ou moléstias. Além desse aspecto, a regeneração da referida área terá um monitoramento, enquanto ações de educação ambiental serão desenvolvidas na comunidade local para promover o anseio de cuidar da floresta nativa.
Palavras-chave: Reflorestamento, Plantas nativas, Itapipoca-CE.