62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 10. Teoria e Metodologia da História
REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFIA FRANCESA FIN-DE-SIÈCLE
Clayton Ferreira e Ferreira Borges 1
Cristiano Pereira Alencar Arrais 2
1. Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-UFG
2. Prof. Dr./Orientador - Faculdade de História - UFG
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho procura analisar textos de teoria e metodologia da história, produzidos pela historiografia francesa entre o final do séc. XIX e início do séc. XX. Pretende demonstrar que há uma variedade de textos e reflexões ainda pouco conhecidas pelo público brasileiro acerca de questões que remetem à fundamentação da disciplina histórica (produzidas pela geração anterior à école des Annales), que não podem ser desprezadas como grande parte da historiografia brasileira faz em virtude do filtro historiográfico produzido pelas gerações de historiadores herdeiros da tradição de Annales.
METODOLOGIA:
Como fontes principais foram utilizadas as revistas Revue Historique e Revue de synthèse historique, disponíveis em arquivos digitais. A atenção esteve concentrada na elaboração de um conjunto de dados que permitam construir uma visão quantitativa da produção historiográfica francesa no período selecionado. Neste sentido, a pesquisa se concentrou em elementos como: revistas publicadas, períodos de publicação, títulos e temas de artigos publicados, autores e referências teóricas/diálogos com outros autores. Em seguida serão examinadas as produções dos principais autores e os conceitos trabalhados pelos mesmos para caracterizar seu entendimento acerca da natureza do conhecimento histórico.
RESULTADOS:
Foi realizado um trabalho de mapeamento de todos os textos e autores, em seguida efetuou-se a seleção daqueles artigos que pudessem contribuir para a ampliação do horizonte de análise do processo de racionalização da história enquanto disciplina especializada. Procurou-se estabelecer os diálogos existentes entre os autores mais conhecidos da época através da leitura dos próprios artigos e também com o auxílio da bibliografia existente.
CONCLUSÃO:
Construímos assim um levantamento quantitativo e qualitativo através de duas fontes que julgamos aptas para o nosso objetivo maior que é o de contribuir para uma revisão do processo de racionalização da disciplina histórica, através de um trabalho que busca inserir as contribuições positivas de tradições historiográficas quase desconhecidas no cenário nacional no que tange ao debate acerca dos problemas então abordados à época (filosofia da história, os fundamentos do método histórico, as etapas que compreendem o ofício do historiador, a discussão das fontes e o sentido da História). Com base na leitura dos artigos selecionados podemos concluir então que eles nos oferecem um vasto e rico material para que se possa realizar-se a reflexão historiográfica aqui almejada.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Teoria e Metodologia da História, Fundamentação epistemológica, Tradições historiográficas desconhecidas.