62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PERFIL DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA  
Ionara Cortez Bezerra 1
Lydia Maria Pinto Brito 1
Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone 1
1. Universidade Potiguar - UnP
INTRODUÇÃO:

As transformações pelas quais vem passando a sociedade brasileira, decorrente de mudanças de ordem política, econômica e social faz ressurgir com grande ênfase o debate decorrente da complexa relação homem x trabalho. A respeito desta relação, nos tempos remotos, o homem era encarado apenas como insumo do processo produtivo, um mero instrumento na busca de resultados organizacionais. A nova perspectiva organizacional voltada para a valorização do indivíduo remete as organizações, sejam elas públicas ou privadas, a repensarem a lógica corporativa, principalmente no que tange as competências gerenciais. O papel gerencial de liderar e guiar a empresa em um mundo incerto é um dos mais importantes em nossa sociedade" (BOOG, 1991, p. 175). Nesta perspectiva, o estudo objetivou identificar o perfil de competências gerenciais necessários aos gestores dos cursos superiores de tecnologia. Com isso, pretendemos contribuir para a temática das competências gerenciais na área de ensino superior tecnológico.

METODOLOGIA:
Para realizar a pesquisa, inicialmente, foram mapeadas as Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, que ofertam cursos superiores de tecnologia em Natal/RN. Foram identificados 32 cursos superiores de tecnologia em Natal/RN, ofertados no período letivo 2009.2, distribuídos em 1 (uma) IES pública e 6 (seis) IES privadas, conforme dados do INEP. Das 7 (sete) IES pesquisadas, obteve-se respostas de 30 gestores de cursos, o que dá uma taxa de retorno de 93,75%. Num segundo momento foi aplicado um questionário adaptado de Braga e Brito (2009), construído com perguntas fechadas e abertas. Os dados foram coletados no período de outubro e novembro de 2009. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quanto aos objetivos descritiva. O procedimento técnico foi um levantamento tipo Survey. A escolha da temática ocorreu porque: a) a educação tecnológica é um setor da educação com aumento expressivo de ofertas tanto no setor público como privado; b) o estudo de competências gerenciais podem contribuir para uma melhor eficácia dos processos e procedimentos deste segmento.
RESULTADOS:
Como resultado da pesquisa, foi identificado o seguinte perfil de gestores de cursos superiores de tecnologia em Natal/RN: Masculino (66,7%), idade entre 31 e 40 anos (50%), mestres (50%), atuando em IES privadas (70%), em regime de tempo integral (63,3%), atuando em docência entre 5 e 10 anos (40%), dedicando mais de 9h por semana ao ensino (36,7%), e até 20h semanais de dedicação à gestão do curso (26,7%). Quanto ao perfil de competências gerenciais, na dimensão cognitiva conhecimento I e II, a variável planejamento foi apontada como a mais relevante (24,32% e 27,03%). Ainda no que se refere ao indicador cognitivo é importante destacar a ausência de respostas para a variável decisão (0%). Quanto as habilidades, o planejamento foi novamente a mais importante (24,32%), segundo percepção dos gestores. Para o indicador atitudinal, a ética foi a variável mais importante (36,59). A pesquisa permitiu identificar, ainda, de que maneira as IES colaboram com o seu processo de aquisição de competências, tendo sido observado a pouca participação das IES neste processo e como os gestores administra seu planejamento e projeto de desenvolvimento profissional, tendo sido destacado a definição de prazos e metas.  
CONCLUSÃO:

As "novas fontes de vantagem competitiva" (Hamel e Prahalad, 1995), as "necessidades de integração" (Nonaka e Takeuchi, 1997) e a necessidade de realizar equilibradamente o potencial de resultados, de pessoas e de inovação da organização (Boog,1991) tem exigido mudanças cada vez mais rápidas, profundas e abrangentes nas organizações. As Instituições de Ensino devem ser vista sob um enfoque sistêmico, e neste contexto os gestores assumem papel fundamental. Portanto, por meio dos resultados obtidos pode-se concluir que, quanto ao perfil de competências gerenciais dos cursos superiores de tecnologia, segundo a percepção dos próprios gestores, destacou-se o planejamento como variável cognitiva mais importante.

Palavras-chave: Educação tecnológica, Competências gerenciais, Aprendizagem .