62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO PIUM/RN TENDO COMO BASE A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO.
Isailma da Silva Araújo 1
Olavo Nascimento de Souza 1
João Paulo Medeiros da Cunha 1
Zuleide Maria Carvalho Lima 1, 2
1. Depto. De Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profª. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
Pretendeu-se com o estudo, diagnosticar e caracterizar a área do rio Pium/RN, identificando e analisando a evolução dos impactos causados pela ação humana; e evidenciar a importância da preservação dessa área uma vez que esta constitui-se em um ecossistema frágil, e sua preservação é de grande importância para manutenção do meio ambiente saudável.
METODOLOGIA:
Com relação aos métodos de procedimento partiu-se da escolha do tema, definição da área e fundamentação teórica. As etapas que se seguiram referem-se ao levantamento e análise do material bibliográfico e cartográfico, estudo dos impactos ambientais, elaboração do mapa temático e processamento digital dos dados. Vale salientar ainda, que durante a realização dessas etapas foram realizados trabalhos de campo. A elaboração do mapa temático, foi realizada utilizando-se fotografias aéreas do ano de 2007 e o software de geoprocessamento ArcView GIS desenvolvido pela ESRI,versão 9.1, que contem os módulos funcionais: ArcCatalog; ArcMap e ArcToolbox. A partir do uso dessas ferramentas foi feita a análise e interpretação das fotografias aéreas que, resultou em diferentes classes de uso e ocupação do solo.
RESULTADOS:
A análise dos impactos ambientais realizou-se, de acordo com a interpretação de um mapa de uso e ocupação do solo da área, ano de 2007, elaborado com base em fotografias aéreas, que abrange além da área do rio, uma área de 400 metros a partir de cada margem do mesmo, sendo esta área considerada como área de influência dos impactos ambientais e observação de campo, na qual pode se perceber que o processo de ocupação do solo tem alterado de forma significativa essa área. Áreas que deveriam estar ocupadas por vegetação, encontram-se atualmente bastante degradadas pelo desenvolvimento de atividades humanas como, por exemplo, a existência de bares, balneários, granjas, sítios e propriedades diversas instaladas ao longo das margens do rio Pium. Vê-se ai o exponencial e descontrolado crescimento no número desse tipo de ocupação, que não estão em conformidade com o que rege a legislação ambiental uma vez que esta área é classificada como Área de Proteção Ambiental, o que restringe seu uso; causando assim sérios prejuízos ao meio ambiente, e em especial ao próprio rio Pium que encontra-se já bastante assoreado, devido a redução nas suas matas ciliares,e também bastante poluído.
CONCLUSÃO:
As características físicas abordadas na caracterização da área evidenciaram a fragilidade, e conseqüentemente os inúmeros cuidados que devem ser tomados na utilização dos recursos naturais e ocupação da área por parte dos moradores do local e igualmente do poder público, ficando a cargo desses a preservação dos recursos naturais e a fiscalização, com objetivo de prevenir o surgimento de novos problemas no meio ambiente. Analisando de forma mais geral, nota-se que as formas de uso e ocupação do solo vêm crescendo de forma acelerada, tendo como resultado um significativo decréscimo da cobertura vegetal, e um aumento expressivo do número de construções irregulares nas margens do rio Pium, causando sérios impactos ao meio ambiente local. Porém apesar da constatação de ser a ação humana, a grande causadora de todos esses desarranjos ambientais, cabe lembrar aqui que estas ações antrópicas não são determinantes, ou seja, as atividades humanas, como moradia, lazer, utilização de áreas para o cultivo, podem ser feitas desde que respeitando os limites do ambiente, é o que chama-se "Desenvolvimento Sustentável", sendo este atualmente o modo de vida pelo qual as sociedades buscam, na tentativa de se chegar ao equilíbrio homem - natureza.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Sensoriamento Remoto.