62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
FORMAÇÃO COMPARTILHADA, UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL: RELATO DE UMA VIVÊNCIA.
Ilka Maria da Silva Oliveira 1
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC/PMJG/PE
INTRODUÇÃO:

O presente estudo refere-se às experiências vividas pelos docentes de Educação Física da Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes (SEDUC/PMJG) no ano de 2009. A elaboração deste documento estimulou reflexões sobre "novas" práticas pedagógicas, retroalimentando o fazer na escola, visto que o processo de formação do profissional do magistério é entendido como em constante movimento e inacabado em sua totalidade, pois o processo formativo por meio da organização coletiva permite a promoção da vivência, da compreensão e da reflexão sobre a própria identidade. Com o objetivo de trocas de experiências: palestras, oficinas, momentos de estudo, incursões pedagógicas e elaboração de planejamento, todos com a auto-organização do grupo, se estabeleceu a idéia de que investir na formação continuada de forma sistemática e contextualizada, contemplando os aspectos teórico-práticos, torna-se uma das ações mais importantes das Políticas Públicas do Sistema de Ensino no município.

METODOLOGIA:

O público constituiu-se predominantemente por professores de Educação Física efetivos, porém, os contratados e estagiários que atuavam com a disciplina nas escolas em diferentes modalidades de ensino também participaram, totalizando 56 participantes. Inicialmente foi realizada uma sondagem para identificar às possibilidades temáticas a ser tratada pelo grupo e posteriormente feita a adequação das atividades. Logo em seguida, a Proposta Curricular do Município foi analisada e discutida em sua íntegra, tornando-se um instrumento de orientação para o fazer pedagógico refletido e compartilhado. Outra estratégia encontrada foi a de incluir a formação aos pares, tratando o trabalho coletivo e os temas atuais da realidade escolar, diante das reflexões e análise das práticas escolares, repensando as próprias atitudes e ações. As experiências compartilhadas, ora de forma expositiva, ora em forma de vivências práticas e debates, extrapolaram os muros da escola, repleta de procedimentos metodológicos de sensibilização e ações didáticas sob uma perspectiva crítica e, por conseqüência mais qualificada.

RESULTADOS:

Estabelecendo a formação compartilhada como proposta voltada para superar lacunas ou adequação de "novos" conteúdos à prática pedagógica individual, foram realizados os registros das produções textuais e de imagens. Dentre os temas tratados citamos: "O voleibol escolar", "O trato pedagógico do eixo da dança", "Componentes básicos do planejamento na perspectiva das competências ressignificadas". Houve debates e enfrentamentos sobre os elementos problematizadores. "- Qual a concepção que permeia à prática pedagógica do grupo envolvido?"; "- Qual é o ambiente necessário?"; "- Qual a disponibilidade e falta de material?", reflexões importantes que potencializam de forma inquestionável a relação teoria e prática, que culminaram na realização do III Fórum de Professores de Educação Física do município, com as apresentações dos materiais produzidos.

CONCLUSÃO:

A partir das reflexões realizadas pelo grupo de professores de Educação Física envolvidos no processo, e diante das inúmeras possibilidades de preenchimento das lacunas da formação profissional, a troca direta das experiências na formação compartilhada pelos pares, trouxe uma maior aproximação de vivências que contribuem para a compreensão de que é possível no trato de diferentes temáticas, em seus espaços legítimos de troca de experiências, criando um universo de interação com outros sujeitos e objeto com semelhantes problemas em sua ação pedagógica. Nessas condições, ficou registrado pelo grupo de que qualquer proposta de formação docente deve manter o sentido de investigação, respeito mútuo e busca de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Educação, Educação Física, Formação Compartilhada.