62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CURRÍCULO: UMA ANALISE DO CURSO DE PEDAGOGIA
Rosa Concessa Guerra de Melo 1
Fernanda Guerra de Melo 1
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
INTRODUÇÃO:
  A discussão que tentaremos travar ressalta  a questão da formação dos educadores e a adaptação dos cursos superiores de pedagogia para atender rapidamente a demanda que se instalou a partir da legislação vigente,LDBEN 9394/96, exigida em seu artigo 62. Mas, qual seria a função do pedagogo? Um profissional que na sociedade atual tem seu trabalho restrito apenas à escola? Dessa forma como o currículo esta contribuindo para a formação desse pedagogo? Evocaremos Silva (1996) ao colocar que o currículo assume um importante papel como elemento constituinte da identidade profissional do sujeito. É um importante espaço para a produção de sujeitos "autogovernáveis". Trataremos sobre o curso de Licenciatura plena em pedagogia oferecido no estado de Pernambuco em Instituição de Educação Superior (I.E.S.) de origem particular que oferta seus cursos a professores das redes de ensino publica e privada que necessitam do diploma para atender a nova legislação. A prática deve se tornar curricular abrangendo o desenvolvimento da habilidade da pesquisa "... não se vai à universidade apenas aprender cumulativamente matéria; vai-se fazer ciência" (DEMO, P.224,2000)
METODOLOGIA:
  A presente pesquisa dentro de uma concepção qualitativa, foi realizada por um período de 03 ( três) anos em 02 ( duas) turmas, uma da capital uma do interior do estado de uma Universidade particular no Estado de Pernambuco, sendo feita observação durante todo o curso. Além da técnica da observação relatada através de um diário, utilizamos a entrevista semi estruturada(JUNIOR, 2008) com os 20 alunos, dez de cada turma e com 05 professores que atendiam também as duas turmas com objetivo de explorar os temas referentes ao estudo. A entrevista foi constituída de 10 perguntas que exploraram aspectos referentes ao curso. A coleta de dados seguiu os procedimentos: a) contato com a direção da Universidade segundo as normas administrativas; b) obtido o consentimento houve a indicação de cinco professoras e 20 alunos para participarem do estudo; c) realização individual das entrevistas registrando-se uma entrevista manualmente.Para a análise dos dados as entrevistas gravadas foram transcritas na íntegra e, a seguir os relatos foram lidos, preparando-se uma categorização baseada no modelo qualitativo-descritivo (JUNIOR, 2008), que permite ver, a cada questão, os conteúdos emergentes.
RESULTADOS:
 As turmas começaram com 60 (sessenta) alunos em sua matricula inicial. No decorrer dos segundo e terceiro período deu-se inicio a uma evasão por motivos diversos, que sejam mudança de endereço, dificuldade de pagamento, falta de estimulo entre outros esses três pontos foram os mais observados. Finalizamos a duas turmas com uma média de trinta alunos, que conseguiu chegar até a defesa de sua monografia, trabalho de conclusão de curso instituído pela IES. Foi observado que 80% alunos mudou sua pratica educacional no seu local de trabalho durante o curso. Em relação aos professores foi observado o incentivo a pesquisa através da elaboração de projetos, os aluno-professores aplicaram a teoria oferecida em trabalhos práticos que foram desenvolvido na comunidade local.As turmas bastante heterogêneas mostravam uma grande percentual de professores que buscavam a formação como exigência do empregador, mas continha pessoas que nunca tinham entrado em sala de aula e que buscavam um curso superior como forma de melhorar suas práticas. Como estudantes trabalhadores esbarravam na dificuldade das leituras e da finalização dos trabalhos. Muitos apontavam como dificuldades só encontrarem-se durante o período das aulas, que não afetava a finalização dos trabalhos.
CONCLUSÃO:
  Concluímos que o pedagogo tem como função aprimorar e assegurar a qualidade da educação como instrumento contra as desigualdades sociais promovendo aprimoramento constante da prática pedagógica desenvolvida no interior da escola, atuando junto aos professores no sentido de favorecer a reflexão conjunta sobre a própria prática e a construção coletiva da equipe. O curso apresenta um currículo voltado para a prática baseado na ação-reflexão-ação e no incentivo a pesquisa. Durante o curso houve uma re-definição da grade curricular oferecendo disciplinas com enfase na pratica escolar.  Observamos que o curso de pedagogia estimulou grande parte dos nossos alunos a dar continuidade a vida acadêmica nas pós-graduações e exito nos concursos públicos e internos em suas secretarias, procurando exercer a função do pedagogo em hospitais e empresas.
Palavras-chave: Pedagogia, Formação de Professores, Currículo.