62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A MATEMÁTICA NO CINEMA: ENSINO E APRENDIZAGEM  
Darkson Kleber Alves da Silva 1
Edvaldo Antonio Paes 1
Rosângela da Silva Santos 1
Sandra Alves de Oliveira 2, 3, 4
1. Estudante do curso de Pedagogia do Campus XII - UNEB
2. Professora orientadora do Campus XII - UNEB
3. Coordenadora do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª do município de Candiba-BA
4. Mestranda da Universidade Federal de São Carlos
INTRODUÇÃO:

No cenário atual da educação matemática, percebem-se as necessidades de mudança nas práticas pedagógicas dos professores, visto que deparam com alguns desafios ao ensinar matemática, bem como fazer com que os estudantes aprendam, seja pela ausência de cursos de formação continuada na sua área, pela falta de interesse e motivação dos educandos ou pela carência de recursos para tornar as aulas mais dinamizadoras e significativas. Nesse percurso a mídia se apresenta aos educadores matemáticos como um recurso dinâmico e importante ao ensino e aprendizagem de Matemática, integrada ao mundo de hoje. Também para ajudar os educandos a ter uma visão de que a Matemática ensinada em sala de aula faz parte de uma cultura construída pela sociedade. O cinema poderá ser uma ferramenta e instrumento útil, mostrando a existência de diversas culturas e linguagens, além de dar a devida importância de cada uma delas para seu povo. O professor pode utilizar a linguagem do cinema para discutir assuntos relacionados à história, artes, entre outros. Pode tratar também de diversos temas do cotidiano de seus alunos. Este trabalho deu enfoque à utilização da matemática no cinema como possibilidade de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares matemáticos trabalhados a partir de filmes e vídeos exibidos, com o intuito de debater questões matemáticas presentes no cinema e contribuir na formação dos participantes.

METODOLOGIA:

O Projeto "A Matemática no Cinema: Ensino e Aprendizagem", desenvolvido com um grupo de estudantes do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII - Universidade do Estado da Bahia, constituiu-se da utilização da metodologia de grupos de aprendizagem cooperativa, promovendo a interação cooperativa entre os participantes do grupo a partir de aulas dialógicas; realização de oficinas; observações; sensibilização através de vídeos e textos sobre o tema do projeto; reflexão, construção e apresentação de textos que enfocam a importância da Matemática no Cinema; uso de mídias para ampliar as possibilidades de recursos didáticos no ensino e aprendizagem de matemática utilizando o potencial dessa ferramenta. As atividades realizadas nos encontros quinzenais versaram sobre alguns conteúdos matemáticos presentes nos filmes exibidos: Uma Mente Brilhante, Donald no País da Matemática, O Mágico de Oz. Para a análise das atividades construídas pelo grupo participante do projeto foram definidos critérios que buscaram estabelecer o aproveitamento dos estudantes nas apresentações orais dos trabalhos construídos mediante os filmes e vídeos apresentados.

RESULTADOS:

A partir do desenvolvimento deste trabalho houve melhoria significativa no grupo de estudantes do curso de Pedagogia em relação à compreensão e aprendizagem dos conteúdos e conceitos matemáticos enfocados nos filmes e vídeos apresentados durante o projeto. Sendo este fato comprovado também pelo avanço progressivo dos estudantes em entender melhor o quanto a utilização de metodologias inovadoras e diversificadas podem contribuir na superação das dificuldades e desafios encontrados nas aulas de matemática. Vale destacar também a motivação do grupo participante em todos os encontros do projeto: A Matemática no Cinema: Ensino e Aprendizagem. No decorrer das atividades desenvolvidas percebemos que tivemos bons resultados, pois o grupo de acadêmicos pôde apresentar os trabalhos construídos a partir dos filmes e vídeos apresentados, tais como jogos, brincadeiras, paródias, dramatizações e textos enfocando os conteúdos de matemática. Os resultados - constatados pelas avaliações realizadas durante o trabalho - foram satisfatórios em termos de aprendizagem e compreensão da importância do cinema no ensino e aprendizagem da matemática.

CONCLUSÃO:

Através deste trabalho, concluímos que o ensino de Matemática precisa se integrar a este novo contexto da utilização do cinema em suas aulas, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e da capacidade de compreender os conteúdos matemáticos trabalhados. Essa integração e troca de idéias e construções feitas a partir dos filmes e vídeos assistidos possibilitaram ao grupo participante do projeto entender o quanto a matemática tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da sociedade. Temos para possibilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos a utilização de filmes e vídeos que são representações da vida que permitem ao estudante visualizar e se identificar com muitas das situações, em especial com conteúdos matemáticos presentes no cotidiano. Assim, ao escolher o filme o educador deve levar em consideração que o cinema, além de ser uma forma de comunicação e expressão cultural, é também uma forma de lazer que utiliza de técnicas sofisticadas para atingir, ou melhor, para tocar o público que o assiste. Para tanto, o ensino de Matemática precisa ser planejado e ministrado, considerando e respeitando a cultura de cada um, bem como suas aspirações, necessidades e possibilidades. Podendo assim tornar a aprendizagem mais significativa, dinâmica e contextualizada.

Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Cinema, Matemática, Ensino e Aprendizagem.