62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
DINÂMICA DE REGENERAÇÃO DE Eschweilera blanchetiana MIERS (MATA-MATÁ PRETO) EM FLORESTA DE TERRA FIRME EXPLORADA SELETIVAMENTE, EM MOJU-PARÁ.  
Loarena Leal Cruz 1
Roberto Koichi Ninokata Miyahara 1
Rondinelle Sousa das Chagas 1
Vívian Barroso Almeida 1
Fernando Cristóvam da Silva Jardim 1
1. Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos, a Floresta Amazônica tem merecido atenção especial, pelo fato dessa formação conter a maior reserva de recursos florestais do planeta. Entretanto, seus recursos madeireiros e não-madeireiros estão sendo explorados de forma irracional, uma vez que predomina a colheita madeireira sem o mínimo planejamento, portanto há necessidade de estudos para registrar e analisar a dinâmica florística, com a finalidade de administrar e planejar, da melhor forma, o uso dos recursos disponíveis.

O estudo da regeneração natural permite prever o comportamento e desenvolvimento futuro da floresta, pois fornece a relação e a quantidade de espécies que constituem o seu estoque, bem como suas dimensões e distribuição na área e, além disso, são essenciais para a elaboração e aplicação correta dos planos de manejo e tratamentos silviculturais permitindo um aproveitamento racional e permanente dos recursos florestais.

Este estudo visa à avaliação dos indivíduos da regeneração natural de Eschweilera blanchetiana Miers, sob a influência de clareiras, através da determinação da taxa de regeneração natural (TR%) em um trecho de floresta tropical primária explorada seletivamente no município de Moju (PA).

 

METODOLOGIA:

O experimento localiza-se no campo experimental da EMBRAPA, no Km 30 da Rodovia PA - 150, no município de Moju - PA, em uma área de 200 ha, consistindo de uma floresta tropical densa de terra firme, com altura do dossel entre 25m e 35m, situada entre as coordenadas geográficas de 2º 08` e 2º 12` de latitude sul e 48º 47`e 48º 48`de longitude a oeste do meridiano de Greenwich, a qual sofreu exploração seletiva no período de Outubro de 1997.

Foram selecionadas 9 clareiras e no entorno de cada uma foram instaladas 4 faixas de 10m x 50m, começando na bordadura da clareira para dentro da floresta, nas direções norte, sul, leste e oeste e inventariadas as árvores com DAP ≥ 5 cm. Nas parcelas 1, 3 e 5, e no centro de cada clareira foram instaladas sub-parcelas de 2m x2m, onde foram medidos os indivíduos da regeneração natural com altura total (Ht) ≥ 10cm e DAP<5cm.

Realizou-se um monitoramento trimestral de junho de 1998 a março de 2001, totalizando 13 levantamentos. Posteriormente, foi realizada a 14ª e 15ª medição no ano de 2007.

A partir dos dados coletados, utilizou-se as informações da 1ª e 15ª medição para avaliar a dinâmica de Eschweilera blanchetiana Miers, com auxilio do software Mata Nativa2.

RESULTADOS:

De acordo com os resultados obtidos, Eschweilera blanchetiana Miers possui uma distribuição diamétrica contínua e decrescente, caracterizando uma curva em "J" invertido. Essa forma de distribuição é típica de espécies tolerantes.

Durante os quinze levantamentos realizados, observou-se que a taxa de regeneração (TR) foi de -18,9%, sendo negativa para a maioria das clareiras na última medição. Isso pode ser explicado pela ocorrência de 16 mortes e o ingresso de somente 9 indivíduos ao longo do monitoramento. Esta maior quantidade de mortes em relação ao número de ingressos justifica a forma da distribuição diamétrica da espécie, sendo estratégia das espécies tolerantes a produção regular de grande número de plântulas para "enfrentar" a competição inter e intra-específicas.

 

CONCLUSÃO:

Eschweilera blanchetiana Miers é uma espécie tipicamente tolerante, com forte ingresso reduzido por maior mortalidade, resultando uma taxa de regeneração negativa e uma distribuição diamétrica contínua e decrescente.

Instituição de Fomento: CNPq - Edital Universal 2007
Palavras-chave: Eschweilera blanchetiana Miers, Taxa de regeneração natural, Clareira.