62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
ATRATIVOS DE "SOL E PRAIA" EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: ENTRAVES AO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA PRAIA DO ARAÇAGI SOB A ÓTICA DOS SEUS FREQÜENTADORES.
Fernando Campelo Pãozinho 1
Emmanuelle Pinto Borges 1
Glaucia Regina Gualberto Rodrigues 1
Nayara Barbosa Bogea 1
David Leonardo Bouças da Silva 1
1. Departamente de Turismo e Hotelaria/Universidade Federal do Maranhão/UFMA
INTRODUÇÃO:
A cidade de São Luís apresenta ampla notoriedade devido ao seu conjunto arquitetônico colonial ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, dispondo também de diversidade ecossistêmica. Neste sentido, enfatiza-se a praia do Araçagi, por possuir público freqüente e, nos últimos anos, passar por intenso crescimento urbano, refletido em infraestrutura precária e poluição[1], fato que dificulta a consolidação da Praia como atrativo turístico, evidenciando a necessidade de um planejamento local. Nesse âmbito, Coriolano (1994) afirma que um turismo organizado e integrado com a natureza beneficiaria o meio ambiente, assim como o meio ambiente favoreceria a atividade turística. Diante desta situação, o presente estudo objetiva compreender, a partir da ótica dos seus freqüentadores, de que modo as atuais condições da praia do Araçagi comprometem seu uso turístico. Têm-se como objetivos específicos: atestar, in loco, os principais problemas da praia; colher junto ao público-alvo suas impressões sobre as atuais condições; sugerir ações que favoreçam o desenvolvimento turístico local.


[1] Disponível em http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=30759. Acesso em: 29 mar 2010.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa e com base bibliográfica em materiais impressos e disponíveis na internet. O público-alvo investigado foram os freqüentadores da praia do Araçagi, totalizando 45 entrevistados. O instrumento de coleta consistiu em questionários, compostos de perguntas fechadas, aplicados ao longo dos dias 27 e 28 de março de 2010, período de maior movimentação de pessoas (final de semana). A partir da tabulação dos dados, obteve-se o perfil dos freqüentadores, compreendendo, em sua maioria, grupo com faixa etária entre 21 e 30 anos (42,2%), do sexo feminino (64,4%) e com Ensino Superior completo (26,7%). A área de estudo corresponde à praia do Araçagi, com cerca de 3,7 quilômetros de extensão e pertencente ao município de São José de Ribamar, limítrofe à capital maranhense e, portanto, atrativo natural acessado por moradores e visitantes de São Luís.
RESULTADOS:
Os dados obtidos na pesquisa demonstraram que 98% dos entrevistados residem em São Luís e apenas 2% dos turistas são provenientes de outros estados, ratificando a situação de baixo fluxo turístico da praia. Evidencia-se, ainda, que 35,6% freqüentam a praia uma vez por mês, 20% uma vez por semana e 17,8% raramente vão à praia. Ao serem entrevistados acerca das condições de higiene dos estabelecimentos, 46,7% disseram haver condições regulares, 28,9% indicaram como péssimas e apenas 2,2% como excelentes, escores que indicam que grande parte do público freqüentador reclama das condições de infraestrutura, confirmando que um dos principais problemas que compromete a qualidade do atrativo e que urge por soluções é a falta de esgotamento sanitário em toda a área do Araçagi que já dispõe de muitas residências e meios de hospedagem. Desse modo, percebe-se que o principal problema da praia do Araçagi condiz com a deficiência na infraestrutura e na qualidade ambiental, situação esta justificada pelo lançamento dos dejetos da Ilha de São Luís direto no mar[1], coleta de lixo deficiente e maus hábitos dos visitantes, proprietários de bares e restaurantes que poluem cursos d'água, ao depositarem o lixo em locais inadequados.


[1] Disponível em http://www.sema.ma.gov.br. Acesso em: 29 mar 2010.

CONCLUSÃO:
Sucintamente, conclui-se que o estudo investigatório na praia do Araçagi, a partir da visão dos seus freqüentadores, clarividenciou problemas que comprometem o seu uso para fins turísticos, principalmente, em função: dos problemas relacionados à falta de balneabilidade, reflexo do permanente lançamento de esgoto de toda a Ilha de São Luís; da coleta deficiente de lixo, sobretudo em bares e restaurantes; da insegurança dos banhistas, em decorrência dos assaltos ou do tráfego desordenado e intenso de veículos na praia; da deficiência na infraestrutura local, como banheiros improvisados, má sinalização de trânsito. Desse modo, a fim de corroborar com o desenvolvimento do turismo local, sugere-se algumas medidas como: sensibilizar e conscientizar a população em geral a respeito do problema; estabelecer parcerias público-privadas; estimular freqüentadores, moradores e empresários da praia do Araçagi a adotarem uma postura mais condizente com a conservação/preservação do meio ambiente. Por fim, entende-se que o tratamento de esgoto para toda a Ilha de São Luís é uma ação sine qua non para que a falta de balneabilidade das praias possa ser resolvida e os atrativos de "sol e mar" - como a praia do Araçagi - se consolidem enquanto espaços de lazer e de turismo maranhenses.
Palavras-chave: Público Frequente, Praia do Araçagi, Qualidade Ambiental.