62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
CARIÓTIPO DE Donax striatus (BIVALVIA: DONACIDAE) NA PRAIA DE ALAGAMAR, MUNICÍPIO DE GROSSOS - RN.
Naama Jéssica de Assis Melo 1
Marcos Antonio Nobrega de Sousa 1
1. Depto. de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
INTRODUÇÃO:
Bivalves da família Donacidae, habitam praias arenosas expostas, se distribuem mundialmente e constituem um dos grupos mais numerosos viventes em ambientes altamente dinâmicos. Ocorre por todo o Caribe, na margem ocidental do Atlântico e no Brasil. Vivem enterrados logo abaixo da superfície, sempre em posição vertical ao substrato. Estes moluscos são a base alimentar de várias outras espécies carnívoras, que perfuram sua concha e consomem sua carne. A espécie Donax striatus (Linnaeus, 1767) pertence a esta família e distribui-se pelos seguintes estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Caracterizar o cariótipo desta espécie, quanto a sua estrutura e quanto ao número de cromossomos, fazendo uso da técnica de coloração convencional pode auxiliar no diagnóstico de possíveis alterações cromossômicas decorrentes das variações ambientais neste organismo.
METODOLOGIA:
Foram coletados dois exemplares de D. striatus com 1,5 a 3 cm de comprimento nos meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010 na praia de Alagamar (04º56,304' Lat e 37º09,711' Long). Os espécimes foram encubados em uma solução de colchicina 0,025% preparada com água do mar por 7-9 horas. Os tecidos foram macerados e tratados por 20-30 minutos em uma solução hipotônica. O material foi fixado em uma mistura de álcool etílico e ácido acético (3:1) com três trocas, uma a cada 10 minutos. A suspensão foi pingada em lâminas de microscopia e secas ao ar. As lâminas foram coradas em solução de Giemsa e depois foram postas pra secar ao ar. As metáfases foram analisadas com o auxílio de um fotomicroscópio Nikon, modelo Eclipse E-100, no laboratório LimnoAqua da UFERSA. O número modal foi estabelecido examinando-se 10 metáfases de cada espécime coletado. As metáfases mais elucidativas foram fotografadas com o auxílio de uma câmera digital de 12 megapixels de resolução. As imagens foram trabalhadas com o auxílio do programa Photoshop para montagem dos cariótipos, a fim de corrigir densidade, contraste, recortar os cromossomos e agrupá-los de acordo com a literatura especializada levando-se em consideração o número diplóide (2n) e o número fundamental (NF).
RESULTADOS:
O número diplóide (2n) encontrado para esta espécie, inédito na literatura, foi 2n=20 e o número fundamental (NF) foi NF=20, composto por 10 pares acrocêntricos médios dispostos em ordem decrescente de tamanho. Não foram distinguidos morfologicamente os cromossomos sexuais. A temperatura encontrada na praia de Alagamar, nos meses estudados, foi 29,9ºC; 32,5ºC; 29,1ºC com média de 31,15ºC, e a salinidade foi 45ppm; 40ppm; 39ppm e 43ppm com média de 41,75ppm. Apesar das variações observadas, não houve diferenças no cariótipo dos indivíduos estudados, através deste tipo de coloração. Assim como, não foram distinguidos morfologicamente os cromossomos sexuais. A única referência citogenética refere-se a D. trunculus, espécie localizada na França, na costa do oceano atlântico, que apresenta 2n=38 e NA=76, composto por nove pares de metacêntricos, sete pares de submetacêntricos, e três pares de cromossomos subtelocêntricos. Este número cromossômico 2n=38 é o mais freqüente entre os bivalves, especialmente na subclasse Heterodonta. Esta diferença cariotípica provavelmente ocorre devido à grande distância geográfica entre as populações de bivalves dos continentes analisados, as correntes marinhas e pelo comportamento séssil, típico destes organismos.
CONCLUSÃO:
Embora não tenham sido observadas diferenças no cariótipo nesta espécie entre os meses estudados. Os dados citogenéticos para D. striatus são inéditos na literatura, aumentando o conhecimento sobre a citotaxonomia desta espécie.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cariótipo, Donax striatus, Grossos, RN.