62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O lugar da biblioteca na profissionalização do professor universitário
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves 2, 1, 3
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
2. CNPq-Dgp
3. GEPELLL
INTRODUÇÃO:
A transição paradigmática na educação brasileira, dia-a-dia impulsiona uma formação docente orientada à indagação da realidade social do ensino na própria prática a partir, também, da disposição de recursos materiais e humanos que favoreçam, por exemplo, tempo e espaço pedagógicos para o planejamento em uma perspectiva curricular integrada. Nemirovsky (2001, p. 53) argumenta que os processos de formação docente devem "contribuir para a análise e revisão do ensino da leitura e da escrita, e para a elaboração e efetivação na prática de estratégias didáticas alfabetizadoras". Neste sentido, urge a implementação de processos de formação que permitam a mudança de concepção do professor sobre a leitura e que, por outro lado, permitam o seu próprio desenvolvimento como leitor. Desse modo, cabe ressaltar o papel primordial da biblioteca como um espaço privilegiado de promoção da aprendizagem de sujeitos autônomos, capazes de lidar de forma responsável com a informação, essencialmente, através de práticas diversas de leitura. Assim, esta pesquisa teve como finalidades: (i) verificar os espaços de leitura de professores universitários; (ii) refletir sobre o lugar da biblioteca acerca da profissionalização dos professores universitários.
METODOLOGIA:
Participaram desta investigação quatro professores universitários de componentes curriculares diversos que atuam em cursos de licenciaturas, sendo dois de uma instituição pública superior federal em Recife/PE e dois de uma instituição pública superior estadual em Campina Grande/PB. Os cuidados éticos com a pesquisa foram tomados para a efetivação das entrevistas com os professores. Ao entrar em contato com o professor, lia-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e explicava-se o desenho da pesquisa bem como os objetivos. As entrevistas de cada participante foram registradas em aparelho MP4, para posterior transcrição e análise. Os temas privilegiados pela pesquisadora na ocasião da coleta de dados versaram sobre: (i) Espaços de leitura que vivenciam e; (ii) contribuição da biblioteca universitária na formação do professor leitor. O local de execução da pesquisa foi combinado com cada participante conforme as conveniências de cada um. Em geral, eles optaram por realizar a entrevista no próprio local de trabalho.
RESULTADOS:
A partir das entrevistas, procedeu-se a análise temática das respostas realizadas pelos participantes. Assim designou-se a letra 'P' seguida de um numeral para identificar o entrevistado. Desse modo, identificaram-se respectivamente os quatro participantes como P1, P2 , P3 e P4. Em relação ao tema Espaços de leitura que vivenciam não fora mencionado a biblioteca como espaço de leitura atual, tem-se na resposta de P1 a seguinte passagem: "[...] em casa, na universidade [...]. Já P2 trás a residência como principal espaço de leitura "[...] Esses espaços é em casa, [...] eu gosto de ler em casa". Em relação ao tema contribuição da biblioteca universitária na formação do professor leitor, P3 menciona que "Eu acho que muito pouco, [...] reconheço que tem havido um esforço de atualizar a bibliografia, [...] mas quando os livros vêm em números pequenos e não tem um sistema de reserva que estabeleça uma rotina de uso dos estudantes, então isso dificulta", mas P4 argumenta a favor da biblioteca mesmo em condições precárias de funcionamento "[...] grande importância desse ambiente para os professores e para os alunos estar em consonância, estar em contato com o diálogo consigo mesmo, com o outro, com a comunidade, [...] é ainda de grande importância na construção do professor [...]".
CONCLUSÃO:
A pesquisa destinou-se a (i) verificar os espaços de leitura de professores universitários; (ii) refletir sobre o lugar da biblioteca acerca da profissionalização dos professores universitários. Assim foi possível perceber que os professores participantes da pesquisa trouxeram vivencias de espaços de leitura que não são necessariamente a biblioteca universitária, no entanto, admitem a importância da biblioteca na profissionalização do professor universitário, mesmo que em condições limitada de funcionamento, em termos de acervo amplo e diversificado, de infra-estrutura física (mobiliário adequado, ventilação e luminosidade satisfatórias) e profissionais qualificados em número suficiente para o atendimento as demandas dos usuários. Eles acreditam na biblioteca com um dos espaços de letramento mesmo com um acervo não tão atualizado, pois um texto, um livro, uma revista ou qualquer outra referência é continuamente ressignificada quando o encontro entre interlocutores (autor-leitor) é estabelecido na atividade de leitura. Desse modo, o paradigma de biblioteca privilegiado pelos participantes, foi a perspectiva de um espaço contínuo de mediação para a construções e desconstruções de saberes profissionais entre alunos e professores universitários.
Instituição de Fomento: FACEPE/ CNPq - PIBIC UEPB-UFPE
Palavras-chave: Professores universitários, biblioteca, espaços de leitura..