62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Círculo de leitura: A troca de livros e vivências entre a universidade e a comunidade
DANIELLE FERREIRA DA CÂMARA 1
FABIANE MAIA GARCIA 1
FABRICIO VALENTIM DA SILVA 1
MARIA KATRIANE JACAUNA 1
ADRIANA DO SANTO CAMELO 1
MOYSÉS BATISTA DE ARAÚJO JUNIOR 1
1. INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA-ICET/UFAM
INTRODUÇÃO:

O Projeto Círculo de Leitura da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, em seus três anos de atividade tem como princípio o estímulo da prática da leitura, tornando o livro um capital simbólico presente e usado pela população do município de Itacoatiara despertando em cada família envolvida o prazer de ler, e a busca do conhecimento. No inicio, ano de 2007, esperava-se contar com participação direta dos alunos das licenciaturas do instituto, mas houve maior adesão dos acadêmicos dos bacharelados. As ações do projeto são desenvolvidas pela identificação e orientação de universitários residentes em bairros distintos do município para que desenvolvam nas proximidades de sua casa ações do círculo de leitura, com a escolha e distribuição das bibliografias disponíveis. Há dois bolsistas remunerados pela universidade, cuja atribuição é aquisição, catalogação, organização e divulgação do acervo junto aos bolsistas voluntários.

METODOLOGIA:
De inicio planejamos formar círculos estáticos para leitura na residência dos bolsistas voluntários, a experiência não funcionou, seja pela necessidade objetiva de tempo para o estudo longe de suas residências ou pela pouca procura dos vizinhos aos espaços, esse fator nos impulsionou ao redimensionamento da metodologia do projeto. Por sugestão dos acadêmicos voluntários e das famílias envolvidas modificamos o atendimento para um sistema porta a porta, no qual as trocas ocorrem pela necessidade e característica de cada leitor, em período médio de quinze dias. Para dar maior credibilidade ao processo, um bolsista remunerado passou a realizar visitas periódicas as famílias leitoras, o que de certa forma contribuiu para comprovarmos a eficiência do atual procedimento. A troca dos livros, semanal, quinzenal ou mensal, depende do ritmo de cada leitor, no qual é feita a indicação do novo gênero literário, seja pelo incentivo a leitura por parte de algumas escolas ou pela maior disponibilidade de nosso acervo.
RESULTADOS:
A princípio possuíamos muitas revistas e jornais o que acreditamos tenha contribuído para a presença de leitores com os seguintes perfis: Idosos, donas de casa e pais de famílias. A metodologia usada apresentou bons resultados, nossos livros acompanhados de folderes informativos foram levados para outros bairros, formando novo leitores, à medida que o projeto se desenvolveu ganhamos novos adeptos à leitura, hoje temos um número significativo de leitores em diversos bairros do nosso município. A cada visita ou troca de quites ouvimos relatos de como a leitura vem contribuindo com a vida dos envolvidos, seja na hora de falar ou escrever, alguns de nossos leitores afirmam que ler se tornou um hábito. O que percebemos é que a pouca oferta de políticas de lazer e mesmo de programações culturais voltadas para a juventude, aliada ao acervo voltado para esse público contribuiu para que nossos leitores apresentassem esse perfil, o que esperamos diversificar com aquisição de fontes direcionadas para outros públicos.
CONCLUSÃO:

A troca de livros e a visita permanente dos acadêmicos voluntários as famílias ajuda o processo de consolidação da universidade no município, pois ela se torna viva e presente nos bairros distantes e periféricos. Importante ressaltar que a relação de leitores estabelecida proporciona ainda um mecanismo importante de divulgação dos cursos que a universidade oferece no município, além de dar aos jovens do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio perspectivas reais de participação futura no Ensino Superior. O aluno voluntário ao estimular a leitura acabou contribuindo para que os envolvidos tenham aspirações de ingresso na universidade, com esta experiência também vincula os conhecimentos técnicos e científicos com carências de seu entorno, que ultrapassam a questão da leitura.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Palavras-chave: LEITURA, LIVRO, COMUNIDADE.