62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
MOTIVOS QUE LEVAM OS ESTUDANTES A PARTICIPAREM DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO PILOTO UNIVERSITÁRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Simone Neiva Milbradt 1
Laís Cavalheiro 1
Rafael Antônio Albarello 1
Patrícia Cardoso Trauer 1
Ramão Rodrigo Stocker dos Santos 1
Matheus Saldanha Filho 1, 2
1. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Prof./Ms.Orientador -UFSM
INTRODUÇÃO:

O Programa Segundo Tempo - PST é uma iniciativa do Governo Federal através da atuação da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o PST está sendo desenvolvido de forma experimental e tem como principal objetivo democratizar o acesso ao esporte recreativo e de lazer de qualidade à comunidade acadêmica, prioritariamente estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário possibilitando a re-significação do esporte como manifestação da cultura corporal. O PSTPU-UFSM tem se configurado como uma alternativa viável para a maior integração entre os estudantes desta instituição, proporcionando a estes a garantia do direito ao acesso à prática de esporte recreativo e de lazer. Além disso, o PSTPU-UFSM instiga a criação de mecanismos que garantam a participação da comunidade acadêmica na definição, gestão e controle das políticas públicas de esporte e lazer. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar os motivos que levaram os beneficiados a participação das atividades oferecidas pelo PSTPU-UFSM e o conhecimento destes da existência de outros programas de esporte e lazer oferecidos na UFSM.

METODOLOGIA:

Adotamos como abordagem teórico-metodológica para este trabalho a pesquisa qualitativa, por se tratar de um tipo de pesquisa que visa compreender os fenômenos sociais, a partir da análise dos sujeitos, suas representações e compreensão da realidade. Usou-se quantificação de dados para exposição dos mesmos, como instrumento de coleta, utilizamos um questionário composto de questões fechadas e abertas aplicado a 108 beneficiados do Programa Segundo Tempo Piloto Universitário - UFSM. Tendo como pressuposto que cada fragmento da sociedade necessita de uma política pública diferenciada de acordo com suas particularidades concebemos de fundamental importância a consulta aos beneficiados do PSTPU - UFSM referente aos motivos que os levaram a procurá-lo e o conhecimento a respeito da existência de outros programas de esporte e lazer oferecidos na instituição.

RESULTADOS:

Os entrevistados ressaltaram os motivos que os levaram a participar do PSTPU/UFSM, 90,48% citam que procuraram o Programa por ofertar atividades gratuitas; 68,57% por ter atividades de fácil acesso; outros 58,10% consideraram que os horários das atividades facilitam a participação. Sair do sedentarismo foi apontado por 47,62% dos sujeitos. Para 37,14% a motivação se deu pela oportunidade de acesso a diferentes modalidades, 25,71% pelos espaços serem adequados ou diversificados para a prática. Além disso, 3,81% por considerar importante ter uma orientação adequada e o mesmo percentual para diminuir tensões. Em relação aos demais projetos de esporte e lazer oferecidos na UFSM, 73,33% dos entrevistados afirmam que não são suficientes para atender a demanda. Dentre estes sujeitos, para 57,14% isto ocorre devido à falta de vagas e 18,18% pelo desconhecimento e falta de divulgação dessas atividades. Outros 14,29% citaram a falta de infraestrutura (espaços/materiais/equipamentos); 9,09% horários inadequados para a adesão nos projetos oferecidos; 6,49% por serem proporcionados a grupos específicos Ainda foram citados com 1,30% fatores como falta de motivação e de organização/grupos.

CONCLUSÃO:

Os motivos apontados pelos beneficiados, que os levaram a participação no PSTPU/UFSM, perpassam por dois fatores os ambientais e os pessoais. Porém o que chama atenção é a relação do que foi citado como motivação e os objetivos com que o Programa foi apresentado à comunidade acadêmica. Os estudantes procuram por atividades gratuitas, de fácil acesso com horários adequados ao cotidiano acadêmico em espaços diversificados e qualificados à prática, algo que oportunize o acesso a diferentes modalidades fazendo-os sair do sedentarismo. Isso vai ao encontro com um dos objetivos que o Programa pretendia almejar, pois promover a democratização ao acesso de práticas de esporte recreativo e de lazer, para atender a necessidade da comunidade discente, resgatando e elevando a cultura corporal dos beneficiados é o principal objetivo; bem como oferecer condições adequadas para a prática de esporte recreativo e de lazer de qualidade, estabelecendo como foco a formação integral dos participantes. Com isso podemos dizer que o acesso ao esporte e lazer, ou a participação nas atividades foi propiciada pelo Programa, sustentando assim a sua validação e importância na comunidade acadêmica e principalmente pelos alunos moradores da Casa do Estudante.

Instituição de Fomento: Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer - Ministério do Esporte
Palavras-chave: Política Pública de Esporte e Lazer, Esporte, Lazer e Educação, Programa Segundo Tempo.