62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
GADO BRABO: da origem a titulação de comunidade quilombola
Marcos Antonio Cordeiro Mergulhão 1
1. Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a origem, a organização e o reconhecimento da comunidade Quilombola do Serrote de Gado Brabo, localizado no município de São Bento do Una, situado no agreste pernambucano.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desta pesquisa foram feitos levantamentos historiográficos relacionados ao surgimento dos quilombos no Brasil, especificamente em Pernambuco. Foram feitos análises das legislações atuais sobre a identificação e titulação de comunidade quilombola, onde foram consultados diversos órgãos Federais, Estaduais e Municipais, entidades de classes e movimentos ligados ás comunidades Quilombolas. Foram realizadas pesquisas de campo com visita a comunidade e entrevista com as principais lideranças do Serrote de Gado Brabo.
RESULTADOS:
O intuito deste trabalho foi descobrir a origem da comunidade de Gado Brabo, pois percebemos a impossibilidade de se comprovar este fato, tendo em vista que por se tratar de uma comunidade negra e nem dispor de grande representação sócio-econômica para a historiografia do passado, foram encontrados poucas fontes históricas desta ocupação, mas por outro lado percebemos a luta desta comunidade para manter as tradições e permanência neste local, foram identificados vários entraves burocráticos até a sua titulação de comunidade quilombola.
CONCLUSÃO:
Percebemos com este trabalho, que a historiografia estar voltada principalmente para núcleos de quilombos dos Palmares, não dando a devida importância aos demais grupos de negros que existiram na região nordeste e que até hoje muitos não foram identificados como descendentes de quilombolas. Em relação a Gado Brabo foram superados vários entraves históricos e burocráticos para o seu devido reconhecimento em dezembro de 2004, recebendo a titulação de comunidade quilombola, que seja este o primeiro passo para compensação das injustiças cometidas contra este povo que tanto contribuíram e contribui para o crescimento da formação da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Gado Brabo, Quilombolas, Reconhecimento.