62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ANÁLISE DA ÁREA DO DESPEJO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICIPIO DE LAGARTO SERGIPE
Alda Lisboa de Matos 1
Ana Paula Silva de Santana 1
Cátia dos Santos 2
Débora de Souza Rabelo 1
Thaisa Monteiro Menezes da Silva 3
1. Faculdade José Augusto Vieira- FJAV
2. Universidade Federal de Sergipe- UFS
3. Universidade Tiradentes- UNIT
INTRODUÇÃO:
O advento da sociedade industrial junto ao processo de comercialização trouxe para as pessoas novas e crescentes formas de consumo. As transformações político-econômicas elucidadas pelo capitalismo no processo da Segunda Guerra Mundial aliado ao crescimento populacional construíram modelos de industrialização e urbanização que se configuram em afetar o meio natural. Tal fato reflete no consumo exagerado de produtos com durabilidade reduzida desfavorecendo o controle ambiental dos resíduos sólidos. Esta pesquisa busca entender questões pertinentes aos problemas ocasionados pela atual situação da área de descartes final dos resíduos sólido, como também a formulação de urgência de uma proposta para a implantação de aterro sanitário, para que venha amenizar os possíveis impactos ambientais e sociais causados pela disposição inadequada desses resíduos. Neste sentido o desenvolvimento do projeto realizou-se no povoado Santo Antônio município de Lagarto/SE Brasil, que possui uma área de 2.036Km² com uma população estimada em 94 mil habitantes, localizado a 78 km da capital Aracaju na região Centro Sul do Estado.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desta pesquisa foi feito um estudo de campo através de uma visita ao povoado Santo Antônio onde está situada a área de despejo final do lixo produzido na cidade. Inicialmente fez-se um contato direto com a população que mora em áreas próximas e sofrem diretamente com as conseqüências ocasionadas com a falta de gestão de resíduos. Para o levantamento dessas informações foi feita primeiramente entrevista direta buscando avaliar o nível crítico da população quanto ao problema ambiental naquela área ocasionado pela existência de um lixão a céu aberto. Num segundo momento foi feito uma análise quanto à origem dos resíduos despejados naquelas áreas se predominava o lixo domiciliar, industrial, comercial entre outros, visando ainda um detalhamento específico quanto ao seu tipo: papel, plásticos, metal, orgânicos ou radioativos. Com isso a coleta de dados serviu de base na elaboração desta pesquisa, além dos registros fotos geográficos que auxiliaram na análise do estado crítico da área em estudo que encontra-se na situação de um lixão gerando impactos ambientais na área em questão.
RESULTADOS:
Na análise dos dados coletados durante a pesquisa constatou-se que a população reconhece o descaso e a problemática que se encontra o lixão do município, contribuindo para a proliferação de doenças e na propagação de grandes impactos no solo, na água, e no ar onde descobriu-se diante da pesquisa em campo que os resíduos são também queimados evitando o grande volume dos mesmos. Isto devido à ausência dos cuidados adequados como, por exemplo, a falta de um aterro sanitário. Vale ressaltar a presença de catadores de lixo que se Instalam no ambiente sem proteções adequadas, pois no local não existe fiscalização para o gerenciamento da área em questão. Constatou-se também a predominância dos resíduos domiciliares principalmente compostos por: plásticos e orgânicos e em menor proporção os metais e radioativos. Através das análises fotográficas fica evidente a necessidade de tratamento adequado quanto a área de despejo final de resíduos sólidos no município de Lagarto Sergipe, que encontra-se em situação de emergência devendo ser visto pelas organizações públicas como uma questão ambiental que implica em impactos tanto físicos quanto social.
CONCLUSÃO:
O aumento do descarte dos resíduos sólidos tem causados inúmeros transtornos para a população que vive nas áreas próximas ao lixão, estas pessoas ficam sujeitas a contaminação por vetores que transmitem doenças, além de ficarem expostas ao chorume que libera odor e infiltra no solo contaminando diretamente as águas do Rio Jacaré afluente do Rio Piauí que faz parte da bacia hidrográfica que drenam o município. Este rio deságua ao lado da área do lixão. A construção do aterro sanitário é uma solução que vem melhorar a qualidade de vida dos moradores que residem próximo ao lixão e do meio ambiente em geral. Para tanto a sociedade civil juntamente com os órgãos de gestão devem atuar na implantação de políticas públicas e melhorias no tratamento do despejo final do lixo no município de Lagarto Sergipe.
Palavras-chave: Aterro Sanitário, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos.