62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O PROPOSTO E O PRATICADO POR PEDAGOGOS NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS
Edina Fialho Machado 1, 4
Andréa Melo Pantoja 1, 3
Glaúcia Machado Costa 2, 3
Jackeline de Barros Machado 2, 3
1. Universidade do Estado do Pará - Departamento de Educação Geral
2. Universidade Federal do Pará
3. Aluna de Pedagogia
4. Profª. Msc. Orientadora
INTRODUÇÃO:
O trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada por alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, e da Universidade Federal do Pará, orientada por uma pedagoga que trabalha com a disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, como componente curricular obrigatório do referido curso na Universidade do Estado do Pará. Objetiva conhecer a atuação dos Pedagogos que atuam na gestão escolar, suas posturas diante dos conflitos, das disputas de poder e de concepções no interior das escolas, e sua maneira de se relacionar com a comunidade escolar. Nosso problema destaca que, apesar dos significativos avanços, os modelos de gestão pautados no tradicionalismo pedagógico, na centralização do poder e no autoritarismo, ainda são práticas comuns nas escolas, em especial nas públicas que atendem as camadas populares, todavia, a sociedade exige novas posturas de seus gestores, o que nos levou a questionar: Como o pedagogo gestor aplica os saberes acadêmicos nas suas ações do cotidiano escolar?; O que pensa o pedagogo de sua atuação como gestor escolar?, Qual a sua postura em relação á gestão democrática da escola pública?; Quais as imagens que a comunidade escolar têm do Pedagogo gestor na escola?.
METODOLOGIA:
O trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada por alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, e da Universidade Federal do Pará, orientada por uma pedagoga que trabalha com a disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, como componente curricular obrigatório do referido curso na Universidade do Estado do Pará. Objetiva conhecer a atuação dos Pedagogos que atuam na gestão escolar, suas posturas diante dos conflitos, das disputas de poder e de concepções no interior das escolas, e sua maneira de se relacionar com a comunidade escolar. Nosso problema destaca que, apesar dos significativos avanços, os modelos de gestão pautados no tradicionalismo pedagógico, na centralização do poder e no autoritarismo, ainda são práticas comuns nas escolas, em especial nas públicas que atendem as camadas populares, todavia, a sociedade exige novas posturas de seus gestores, o que nos levou a questionar: Como o pedagogo gestor aplica os saberes acadêmicos nas suas ações do cotidiano escolar?; O que pensa o pedagogo de sua atuação como gestor escolar?, Qual a sua postura em relação á gestão democrática da escola pública?; Quais as imagens que a comunidade escolar têm do Pedagogo gestor na escola?.
RESULTADOS:
Os resultados apontam diferentes interpretações. Nas 06 escolas pesquisas, os gestores, afirmam que fazem gestão democrática, pois, dizem saber ouvir, argumentar e administrar. Todavia, em quatro escolas, os técnicos, demonstram ressentimento em relação á postura dos gestores, os quais centralizam informações, decisões e não realizam a gestão democrática. Os alunos sentem necessidade de maior participação e oportunidades. Os professores sentem-se excluídos do processo da gestão, pois, raramente são consultados. Percebe-se que nas quatro escolas, as ações dos gestores estão voltadas para as questões burocráticas em detrimento das pedagógicas, políticas e humanas, além de centralizarem a gestão. Somente em duas escolas, os técnicos, professores e alunos, argumentam que seus gestores incentivam a gestão democrática, que eles têm visão sistêmica, competência técnica e política, além de capacidade de se relacionar de maneira respeitosa com todos.
CONCLUSÃO:
Os dados revelam que ainda é incipiente a postura democrática dos gestores, o que indica que é preciso mudar esse modelo de gestão nas escolas, onde deve ter profissionais tecnicamente competentes, e comprometidos política e socialmente com a comunidade escolar, além de capazes de realizar o processo da gestão democrática escolar, o que implica na participação de seus sujeitos. A pesquisa evidencia a necessidade de melhorar a formação do pedagogo gestor, entretanto, a mudança de sua postura, depende de sua opção pessoal, de sua concepção de educação, mas acima disso, de seu compromisso político e postura profissional e pessoal ética.
Palavras-chave: Escola Pública, Gestão Democrática, Centralização de poder.