62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM MANAUS
Solange Maria de Sousa Maduro 1
Ana Cláudia Ribeiro de Souza 2
1. Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do A
2. Diretoria de Ensino Superior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa discute a questão educacional do ensino e aprendizagem da disciplina de física no nível médio na cidade de Manaus. Comparada a outras disciplinas que fazem parte da matriz curricular nacional o senso comum afirma que a disciplina de física tem um alto índice de "rejeição" no Ensino Médio. Desta maneira surgem várias indagações a respeito desse fator, como por exemplo, se esta dificuldade estaria diretamente ligada às vicissitudes do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de física. A pesquisa buscou evidenciar partes desses questionamentos identificando alguns desafios que tanto professores quanto alunos enfrentam no seu dia a dia, apresentando propostas que possam dar possibilidades de melhoria no modo de se trabalhar a disciplina de física, buscando a melhoria no desempenho tanto dos professores quanto dos alunos.
METODOLOGIA:
Adotou-se o método de pesquisa de campo, propondo o levantamento quantitativo e qualitativo de dados em duas escolas estaduais de Ensino Médio da cidade de Manaus. Através do método investigativo formulou-se, questionários para uma abordagem aos docentes e discentes. A pesquisa foi dividida em dois momentos onde de inicio trabalhou-se a pesquisa bibliográfica que estava focada na obtenção de instrumental teórico em livros, periódicos e artigos científicos entre outros documentos voltados a educação, métodos educacionais, ensino de física e principalmente os que discutiam à ciência como fator de desenvolvimento tecnológico do país, quando incentivada no ensino médio, o qual é o foco dessa pesquisa. Em seguida iniciou-se a segunda parte que foi a aplicação dos questionários. Além das perguntas diretas e fechadas feitas nos questionários tanto do professor quanto do aluno, foi deixado um espaço em aberto para comentários a respeito da disciplina de física, no qual se obtiveram depoimentos e sugestões de ambas as partes que enriqueceram a pesquisa. Esta etapa durou de três a quatro semanas, onde foram visitadas duas escolas de Ensino Médio, sendo a Escola A no turno matutino e a Escola B no turno noturno.
RESULTADOS:
Na Escola A foram entrevistados 133 alunos das três séries do ensino médio e 2 de seus professores de física. Na Escola B foram entrevistados 136 alunos das três respectivas séries e 2 professores, totalizando nas duas escolas o número de 169 alunos e 4 professores. Pelos questionários direcionados a professores e alunos foi possível obter dados que foram cruzados e comparados entre as duas escolas, contextualizando as dificuldades e obstáculos enfrentados por professores e alunos. Com a analise dos dados pôde-se traçar perfis relacionando questões como faixa etária, tempo de estudo, dificuldades de aprendizagem, e inclusive à interação do professor com a disciplina de física, e o aluno com esta realidade educacional. Todavia, os pontos em comum entre professores e alunos a respeito da dificuldade da aprendizagem da disciplina de física das duas Escolas A e B, apontaram para os mesmos fatores, do total de alunos entrevistados 45% sentem dificuldades com a interpretação dos enunciados de problemas físicos e 24% dos alunos sentem dificuldades com os cálculos matemáticos do qual a física utiliza como linguagem para descrever suas leis e definições. Desta forma, foram obtidos dados significativos para a pesquisa.
CONCLUSÃO:
O interesse dos alunos pela disciplina de física é despertado quando o assunto é contextualizado de forma clara e objetiva. Um dos fatores que podem ser determinantes para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem da física é a leitura. O professor pode fazer uso de textos paradidáticos que evidencie os fenômenos naturais no cotidiano do aluno, ou textos que retratem a história da física mostrando como foi o percurso dessa ciência ao longo dos séculos, evidenciando a importância de suas leis para desenvolvimento da sociedade. O uso destes textos exercita no aluno a atividade de interpretação, e estimula a curiosidade e o interesse deste aluno, assim ele, posteriormente poderá compreender o enunciado das questões com menor dificuldade. Outro fator para a melhoria do ensino e aprendizagem é uma base matemática bem fortalecida para ajudar na resolução dos problemas de física. Sendo assim, concluímos essa analise, onde tentamos ponderar a relação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de física. Demonstrando a relevância das duas questões anteriormente analisadas sobre a dificuldade do aprendizado na disciplina de física no Ensino Médio de Manaus, tentando por meio dessa, melhorar o rendimento escolar no que diz respeito a essa problemática.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Manaus, Ensino Médio, Ensino de Física.