62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS RELAÇÕES COM AS PERSPECTIVAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Veronica Freitas dos Santos 1
1. Depto. de Educação Física, Faculdade de Educação - UFBA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido no interior do Programa de Iniciação Científica, no interior do curso de Educação Física da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo trata da produção do conhecimento acerca das abordagens/teorias pedagógicas da educação Física. Delimitamos como problema de pesquisa a ser estudado a seguinte questão: Quais as teorias pedagógicas da Educação Física existentes no Brasil e a produção do conhecimento sobre a temática analisadas no período de agosto/2009 à agosto/2010?. A partir daí decorre o objetivo de nossa pesquisa o qual foi definido como sendo o de analisar a produção do conhecimento acerca das teorias pedagógicas da educação física brasileira.
METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho do trabalho buscou aproximações de base epistemológica com a abordagem do materialismo histórico dialético que subsidiou uma análise quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a revisão bibliográfica acerca da temática em estudo (perspectivas/abordagens/teorias pedagógicas da Educação Física e a produção do conhecimento) e levantamento da produção do conhecimento (teses e dissertações sobre as teorias/perspectivas pedagógicas da Educação Física) junto ao Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram utilizados os seguintes critérios para fazer o levantamento dessas teses e dissertações: inicialmente uma busca pelas palavras chaves através do termo "teoria pedagógicas da educação física" (ou termos afins: abordagens pedagógicas da Educação Física, perspectivas ou possibilidades pedagógicas de ensino da Educação Física) e posteriormente a leitura dos resumos das obras para seleção específica do material produzido acerca da temática delimitada
RESULTADOS:
Como base para a análise da produção do conhecimento (tese e dissertações) nos fundamentamos acerca das abordagens epistemológicas. Dentre essas, fizemos o levantamento da existência de três abordagens principais. Estas são a abordagem do positivismo, da fenomenologia e do materialismo histórico dialético. Em relação às abordagens pedagógicas da educação física destacam-se as principais, sendo elas: psicomotricidade, construtivista, desenvolvimentista, jogos cooperativos, saúde renovada, críticas (crítico-superadora e crítico-emancipatória) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Sobre a produção do conhecimento, estamos em processo de realização do levantamento das teses e dissertações produzidas no Banco de Dados da CAPES. Adotamos como critério para fazer o levantamento dessas teses e dissertações a busca pelas palavras chaves através do termo "teoria pedagógicas da educação física" (ou termos afins: abordagens pedagógicas da Educação Física, perspectivas ou possibilidades pedagógicas de ensino da Educação Física). Estas palavras ou termos semelhantes, que serão referências de nossa pesquisa, se devem ao fato de que este campo ainda vem sendo consolidado na área e, conseqüentemente, possui termos diferenciados para se referir a esta problemática. A partir daí, estaremos realizando a análise e classificação detalhada dos dados coletados e organizando o banco de dados sobre a produção do conhecimento que trata da problemática das teorias pedagógicas da Educação Física.
CONCLUSÃO:
Em relação à pesquisa realizada destacou-se a relevância do levantamento e sistematização acerca da problemática das abordagens/perspectivas/teorias pedagógicas em desenvolvimento na Educação Física brasileira e a concomitante produção do conhecimento acerca da temática. A inserção da estudante no projeto de pesquisa proposto contribuiu para qualificar a totalidade da formação propiciada pela nossa instituição de ensino superior, a partir das especificidades de cada área do conhecimento. Também contribuiu para uma formação mais ampla a partir de uma formação inicial articulada do mundo da universidade com o desenvolvimento da pesquisa científica. Com isso nos foi possibilitado o aprendizado e a inserção nos fundamentos básicos das atividades de pesquisa que foram orientadas no processo de investigação acadêmico-científica, contribuído para as várias dimensões do ensino universitário.
Palavras-chave: Educação Física , Abordagens/Teorias pedagógicas , Produção do Conhecimento.