62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE AÇAÍ SOB DIFERENTES SUBSTRATOS
Ricardo Pereira Soteli 1
Roberto Rodrigues 2
Alairton José Vicentin 3
Andreza Pereira Mendonça 3
Fabio Zanella 3
Ana Lucia da Silva Lima 2
1. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, engenharia florestal
2. Centro Universitário Luterano - ULBRA, agronomia
3. Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná - IFRO, florestas
INTRODUÇÃO:

O açaizeiro é uma palmeira nativa da região norte do Brasil. Tem como hatitat predominantemente terrenos alagados e várzeas. A germinação é rápida, porém desuniforme. A emergência das plântulas inicia-se 20 dias após a semeadura e estabiliza-se depois de 45 dias. O êxito na formação de florestas de alta produção depende, em grande parte, da qualidade das mudas plantadas, que além de terem que resistir às condições adversas encontradas no campo após o plantio deverá sobreviver e, por fim, produzir árvores com crescimento desejável. A utilização de mudas de boa qualidade é um dos fatores de maior importância. Neste cenário, o substrato se destaca por apresentar as funções básicas de sustentação da planta e o fornecimento de nutrientes, água e oxigênio.  Os substratos devem apresentar dentre as características desejáveis: baixo custo, suficiente teores de nutrientes correspondentes as exigências nutricionais da espécie e ainda boas propriedades físicas, como aeração, textura e retenção de água. Contudo, há pouca ou nenhuma indicação na literatura de um substrato que apresente boas características físico-química possibilitando maior desenvolvimento dessas mudas. Portanto, o trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento biométrico de mudas de açaí sob diferentes substratos.

METODOLOGIA:

Foram coletados frutos de açaí (Euterpe precatoria Mart.) em áreas circunvizinhas ao município de Ji-Paraná, Rondônia. As plântulas foram transplantadas para sacos plásticos de polietileno preto de 17 x 22 cm. O experimento foi conduzido no viveiro telado com sombrite proporcionando 50% de sombra a temperatura ambiente e a céu aberto. As mudas foram submetidas a diferentes tipos de substratos: To - areia + subsolo (1:1); T1 - areia + subsolo + palha de arroz carbonizado (1:1:1) T2 - areia + subsolo + palha de arroz (1:1:1) e T3 - areia + subsolo + palha de coco. Para avaliar a influência do substrato no desenvolvimento das mudas foram avaliados os seguintes parâmetros, no período de 30 e 60 dias, utilizando cinco plântulas por tratamento: comprimento da parte aérea - considerou-se da superfície do solo do recipiente até a emissão do folíolo da folha mais alta, com auxílio de uma régua graduada. Diâmetro a altura do colo - medido a 1 cm acima do solo do recipiente, com auxílio de um paquímetro. Peso seco da parte aérea, da raiz e total - na determinação do peso seco, as mudas foram colocadas em estufa com circulação forçada de ar à temperatura de 60oC, até atingir peso constante. O peso da matéria seca total foi obtido por meio da soma dos pesos das outras matérias seca da plântula.

RESULTADOS:

As mudas de açaí tiveram um maior desenvolvimento em altura no ambiente sombreado a 50%. As mudas no substrato T2 apresentaram maior desenvolvimento em altura a céu aberto e sombreado, respectivamente (13,3 e 15,4 cm) aos 30 dias em relação os demais tratamentos. Não houve diferença significativa do DAC das mudas submetidas a diferentes tipos de substratos (0,31 a 0,39 cm).  O peso da matéria seca das folhas a céu aberto variou de 0,12 a 0,13 g e de 0,11 a 0,13 g a 50% de sombra aos 30 dias. O caule a céu aberto apresentou maior desenvolvimento no tratamento T1 (0,16 g) sem diferença significativa dos demais tratamentos, enquanto a 50% de sombra o tratamento T2 apresentou maior desenvolvimento (0,16 g) sem diferença significativa em relação aos demais. As mudas provenientes do substrato que combinou areia + subsolo + palha de arroz apresentaram maior peso médio da matéria seca total (13,6 e 15,7 g) nos dois níveis de sombreamento avaliados em relação aos demais tratamentos, possivelmente as características físicas e químicas do substrato do tratamento T2 permitiram o maior desenvolvimento das mudas de açaí.

CONCLUSÃO:

O substrato formado de areia, subsolo e palha de arroz possibilitou maior desenvolvimento biométrico das mudas de açai em relação aos demais tratamentos avaliados.

Palavras-chave: Euterpe precatoria Mart., mudas florestais, substratos alternativos.