62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA E SUA ELABORAÇÃO CONCEITUAL COM PROFESSORES
Francisco Vitorino de Andrade Júnior 1
Francisco Cláudio Soares Júnior 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGEd
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se refere a uma pesquisa realizada no período de 2003 a 2005 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, que se configurou em uma dissertação de mestrado. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Ceará Mirim-RN com os objetivos de Apreender o grau de conceitualização dos professores acerca do conceito de território e intervir com situações de reflexões críticas para acompanhar e analisar o processo de elaboração do conceito de território dos professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, com a finalidade de responder as questões: Qual a compreensão dos professores, no espaço escolar, acerca do conceito de território? Como ocorre o processo de elaboração conceitual de território pelos professores? O trabalho suscitou reflexões sobre o processo de construção/elaboração de saberes docentes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, constituindo-se em uma proposta de intervenção no processo de elaboração conceitual, em particular, de Território na Geografia com os referido profissionais que possibilitou instituir no espaço escolar práticas colaborativas de formação profissional e desenvolvimento pessoal.
METODOLOGIA:
A investigação se configurou como uma pesquisa colaborativa que se constituiu como uma proposta teórico-metodológica que permitiu o desenvolvimento do processo de intervenção com os professores. As situações de adesão por voluntariedade foram efetivadas por meio de encontros com os partícipes para apresentação de informativo de pesquisa. Utilizamos como instrumentos na construção de dados questionário com questões estruturadas e semi-estruturadas e as sessões de estudos, nas quais as discussões foram gravadas em fitas K7. Os partícipes da pesquisa foram seis (6) colaboradores que ministravam aula no 4º e 5º ano do ensino fundamental, quatro (4) graduados em Pedagogia, uma (1) com formação no Logos e uma (1) graduada em Geografia. As experiências variavam entre dois (2) e nove (9) anos. Tomamos como referencial teórico-metodológico abordagem sócio-histórica, em particular, os estudos desenvolvidos por Vigotski e colaboradores sobre o processo de formação e desenvolvimento de conceitos, como também, os estudos efetivados pelos pesquisadores Silva (1991/1998/2004), Raffestin (1993), Moraes (1999), Santos (1994), Souza (1995/2001) Felipe (1998) entre outros da concepção Crítica da Geografia, no tocante à leitura sobre o conceito de território.
RESULTADOS:
A pesquisa colaborativa promoveu rupturas com as práticas tradicionais de investigação colocando os colaboradores como partícipes desse processo e superação de práticas individualizadas de elaboração de conhecimento no espaço escolar, em particular, do conceito território na Geografia. Podemos afirmar isso com a apresentação da análise dos dados a seguir: Pra você o que é um território? Prof. MAR- Território é o nosso espaço...Prof. ELI - Um espaço de terra... território é uma divisão. Prof. FRAN - É um espaço ocupado por testemunhas, pessoas. Prof. CRIS - É o país no caso que abrange tudo. Prof. SOL -Território é um ambiente onde nós vivemos, convivemos. Prof. JEA - Território é o local onde está inserido o bairro, uma cidade, um país. Assim, os conhecimentos prévios que os colaboradores atribuíam à território, eram pautados em pressupostos teóricos das concepções tradicionais (positivismo) e humanístico-cultural (fenomenologia) da Geografia. Esses significados não contemplavam as relações entre os fenômenos sociais que integram, de maneira global, a materialização do referido conceito. Iniciamos o processo de intervenção na elaboração conceitual de território compreendido como o lócus das relações sociais engendradas por gestão de poder materializada numa delimitação física.
CONCLUSÃO:
A partir das constatações dos conhecimentos prévios desenvolvemos situações que permitiram reflexões críticas a respeito do conceito de território possibilitando avanços significativos na conceitualização dos partícipes: Pra você o que é um território? Prof. ELI - Lócus de relações sociais[...] sobre a qual se exerce diferentes funções sociais, econômicas, políticas, de poder[...]; Prof. CRIS - É uma demarcação onde tem que ter aquela ligação do poder e também tem que ter a relação social;Prof. JEA - Lugar onde há relações diferenciadas e que possui espaço físico de acordo com as necessidades sociais, econômicas e políticas[...];Prof. MAR - [...] um território delimitado;Prof. FRAN - É um espaço demarcado pela interação do poder na sociedade;Prof. SOL - [...] é uma área delimitada que acontece a gestão de poder surgindo assim a demarcação física. Os avanços possibilitaram estabelecer o início do processo de superação das conceitualizações à luz das perspectivas positivista e fenomenológica e das práticas mecânicas de elaboração de conhecimentos estabelecidas por eles na escola. Este trabalho de pesquisa está em processo de continuidade, em grau de doutoramento, objetivando analisar a contribuição teórico-metodológica da elaboração conceitual para as práticas de ensino.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Conceito de Território, Elaboração conceitual, Professores.