62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
O JORNALISMO POPULAR E O JORNALISMO PÚBLICO EM UM PROGRAMA RADIOFÔNICO
Cristiano Magrini Rodrigues 1
Michelle Pinheiro Falcão 1
Felipe Viero Kolinski Machado 1
Gabrielli Siqueira Dala Vechia 1
Luciana Reginalda Rocha da Rosa 1
Márcia Franz Amaral 2
1. Dpto. de Ciências da Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria / UFSM
2. Profa. Dra./ Orientadora - Dpto. de Ciências da Comunicação / UFSM
INTRODUÇÃO:
Com a volta do regime democrático no Brasil e com a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, "novas doutrinas passaram a prevalecer na ação dos jornalistas. Uma delas foi a ideia de que o jornalismo de 'utilidade social' era um novo caminho a ser explorado." (ABREU, 2003). A partir daí, desenvolveram-se teorias que procuravam denominar o tipo de jornalismo que começava a ser feito e os termos jornalismo popular e jornalismo público passaram a ser constantemente utilizados para classificar setores da imprensa brasileira. O jornalismo popular é estabelecido quando há uma relação entre a imprensa e seu público-alvo, "pelo tipo de serviço que presta e pela sua conexão com o local e o imediato." (AMARAL, 2006). O aspecto cidadão que esse segmento do jornalismo difunde contém elementos do Civic Journalism (ou jornalismo público), que teve sua origem nos Estados Unidos e propunha-se a produzir conhecimento para a cidadania. O trabalho se dispõe a entender como as abordagens do jornalismo popular e do jornalismo público são aplicadas dentro do Programa Ecolândia, projeto de extensão do PET Comunicação Social da UFSM, veiculado semanalmente numa rádio comunitária do bairro Urlândia, de Santa Maria, RS, com abordagem temática sobre meio ambiente e qualidade de vida.
METODOLOGIA:
Analisou-se o programa em três momentos, observando a linguagem do Ecolândia e sua adequação preceitos do radiojornalismo e às abordagens do jornalismo popular e jornalismo público. Para averiguar o enquadramento nas técnicas de radiojornalismo, buscou-se comparar a estrutura de redação, produção e exibição do programa conforme as regras básicas da profissão e o INCRA (Inteligibilidade, Correção, Relevância e Atratividade), de Walter Alves. A respeito do jornalismo popular, o estudo foi realizado com base nas questões-chave desse gênero jornalístico segundo Márcia Franz Amaral, dentre as quais se destacam: conhecimento do público-alvo; vigilância da linguagem; defesa do interesse público; utilidade como valor-notícia; exposição didática dos assuntos; proximidade do público através da adoção de elementos do universo cultural deste e da conexão com o local e com o imediato; ampliação do conhecimento sobre o mundo e substituição do ponto de vista do individual pelo ponto de vista do cidadão ou da comunidade sem se dirigir para o campo do entretenimento e do espetáculo. Por último, no que tange ao jornalismo público, aos olhos de Alzira Alves de Abreu e Márcio Fernandes, foram destacados no trabalho o engajamento da imprensa na sociedade, o uso de informações referentes a serviços de utilidade pública e a produção de conhecimento para a cidadania.
RESULTADOS:
Na prática, as abordagens se misturam. O Ecolândia discorre sobre os assuntos considerando a heterogeneidade do público alvo, através de uma exposição concisa, com linguagem precisa, frases curtas e de ordem direta. O processo prático para conhecimento dos ouvintes se deu, num primeiro momento, com uma Pesquisa de Opinião Pública e se estendeu através da realização do quadro "Microfone Aberto". Buscando a Correção, parte-se à procura das fontes e em casos de situações que envolvam opiniões divergentes, o máximo de posicionamentos possível é abordado. As reportagens e entrevistas são elaboradas de maneira a familiarizar e conscientizar o ouvinte sobre a temática apresentada, geralmente com o propósito de prestação de serviços e as notícias são garimpadas conforme a proximidade com a área de abrangência da radiotransmissora. O sentimento, o cotidiano, o indivíduo e a subjetividade são características bastante valorizadas. Preza-se o que é comum a todos, sejam depoimentos emocionantes ou informações essenciais, desde que se produza conhecimento para a cidadania, isto é, que agregue valores ao indivíduo e diminua a desigualdade social.
CONCLUSÃO:
O exercício de técnicas do jornalismo popular e do jornalismo público, bem como da linguagem radiofônica, estão presentes em toda a produção do programa Ecolândia. No entanto, como seus produtores são estudantes de Jornalismo, estão suscetíveis às falhas habituais de qualquer início de carreira. Enfrentam as dificuldades impostas pelos limitados recursos técnicos de uma rádio comunitária, pelas diversas atividades acadêmicas que realizam paralelamente e pela distância geográfica entre campus, o bairro Urlândia e Centro de Santa Maria.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET e FIEx
Palavras-chave: Radiojornalismo, Jornalismo Popular, Jornalismo Público.