62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
IDENTIFICAÇÃO DE CRUSTÁCEOS (ARTHROPODA) DEPOSITADOS NA COLEÇÃO DO LABORATÓRIO DE INVERTEBRADOS MARINHOS DO DBC/UFS, CAMPUS DE ITABAIANA, SERGIPE.
Josevânia de Oliveira 1
Cynthia Lara de Castro Manso 1
1. D. Biociências, Universid. Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS
INTRODUÇÃO:
Os crustáceos são organismos que apresentam um notável sucesso, tanto em relação ao número de espécies viventes, quanto em termos de colonização de diferentes hábitats. As coleções científicas são constituídas por amostras de organismos ou de parte deles, preservados de forma a propiciar sua durabilidade pelo maior tempo possível, visando a servir de base a diversos estudos. Os Crustáceos Decapoda estão entre os mais amplamente representados em quase todas as coleções. Este é, provavelmente, o único grupo que possui representatividade amostral que possibilita, em algumas famílias, registros de variabilidades morfológicas, genéticas e de alterações temporais. Já no que se refere à fauna de águas profundas e independentemente do grupo de crustáceos quase nada se conhece. Este trabalho tem como objetivo apresentar a identificação das espécies de crustáceos Dacapoda depositadas na coleção de referencia do Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR).
METODOLOGIA:
O material utilizado foi adquirido através de doações, assim como por meio de coletas realizadas nos litorais dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. O material proveniente de coletas manuais foi anestesiado com água doce misturada a água salgada aos poucos até que o animal se apresentasse totalmente relaxado, sendo em seguida transferido para uma solução de álcool a 70% para sua conservação. A identificação foi realizada com base em bibliografia especializada e cada exemplar ou lote de exemplares recebeu um número de entrada no catálogo da coleção do Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe, no Campus de Itabaiana. Neste catálogo além do número de registro, foi anotado o nome da espécie, coletor, data, local, e coordenadas sempre que possível.
RESULTADOS:
Atualmente a coleção conta com 11 espécies de crustáceos Decapoda distribuídas em 8 famílias, totalizando 82 exemplares, a saber: Leucosiidae (Persephona lichtensteinii Leach,1817); Portunidae (Callinectes ornatus Ordway, 1863 e Callinectes danae, Smith, 1869); Ocypodidae (Ocypode quadrata Fabricius, 1787); Mithracidae (Microphrys cornutus Latreille, 1825, M. bicornutus Latreille, 1825 e Mithraculus fórceps Edwards, 1875); Hexapodidae (Panopeus americanus Saussure, 1857), Grapsidae (Pachygrapsus transversus Gibbes, 1850); Lepadidae (Lepas anatifera Linnaeus, 1767); Tetraclitidae (Tetraclita stalactifera Lamarck, 1818). O material foi coletado sobre sedimentos arenosos e rochosos, recifes, manguezais, e em diferentes profundidades como águas rasas e de plataforma ou ainda fixado a diferentes substratos flutuantes. A coleção de Decapoda depositada no LABIMAR, conta com um pequeno acervo, se comparada a coleções já estabelecidas. No entanto, podemos distinguir exemplares provenientes de diversos ecossistemas, além de espécies com características de profundidades intermediárias.
CONCLUSÃO:
A iniciativa de elaboração de uma coleção de referência para invertebrados marinhos no Campus de Itabaiana, é importante, pois não somente tem auxiliado na formação de alunos do próprio Campus na área de sistemática morfológica e curadoria de coleções científicas, mas também para alunos de outras instituições, que já tiveram oportunidade de consultar os exemplares da coleção. Mediante a sua importância, esperamos que futuramente possamos aumentar nosso acervo para melhor suprir a carência de sistematas deste importante grupo. Considerando assim, o levantamento faunísticos e a identificação das espécies como imprescindíveis, pois através das mesmas pode-se compreender a estrutura, dinâmica e diversidade das comunidades marinhas de um determinado local.
Palavras-chave: Taxonomia morfológica, Decapoda, Coleção de referência.