62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ÁLCOOL E ADOLESCÊNCIA: ESTUDO DE CASO APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS/RR
André Camargo de Oliveira 1, 6
Andreza de Jesus Alencar 2
Josimara Cristina de Carvalho Oliveira 3
Cléria Mendonça de Moraes 4
Ivanise Maria Rizzatti 5
1. Campus de Rorainópolis,Universidade Estadual de Roraima/UERR
2. Campus de Rorainópolis,Universidade Estadual de Roraima/UERR
3. Campus de Rorainópolis,Universidade Estadual de Roraima/UERR
4. Campus de Boa Vista,Universidade Estadual de Roraima/UERR
5. Campus de Boa Vista,Universidade Estadual de Roraima/UERR
6. Prof. Dr. Orientador
INTRODUÇÃO:
Estudou-se o alto índice de alcoolismo entre os adolescentes na Escola Estadual José de Alencar e na cidade de Rorainópolis-RR, durante a disciplina de estágio supervisionado III dos graduandos do curso de licenciatura plena em Química da Universidade Estadual de Roraima - UERR, em 2009. A pesquisa foi um estudo de caso e utilizou-se de questionários e entrevistas para moradores, comerciantes, alunos do ensino médio, professores e gestores da escola campo. Observou-se que é comum na cidade o consumo abusivo de álcool, principalmente entre os adolescentes. A partir daí buscou-se aprofundar o tema na disciplina de Química de forma a alertar a toda a comunidade escolar sobre as conseqüências do alcoolismo. O álcool está intimamente relacionado com a Química e, portanto, é importante que o ensino da mesma nas escolas seja o mais abrangente possível de forma a trabalhar temas transversais como o alcoolismo, mostrando que em cada conteúdo aplicado, é possível inter-relacionar o jovem com o mundo ao seu redor. A união da teoria com o cotidiano do aluno auxilia em sua formação como cidadão.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica adotada foi a realização de entrevistas e questionários com alunos das 1as, 2as e 3as séries do ensino médio da escola estadual José de Alencar sobre o uso do álcool entre os adolescentes, amigos e familiares, a fim de se obter subsídios para melhor trabalhar com essa problemática. A adolescência é a fase em que o cérebro tem mais condições fisiológicas de receber e processar informações e é a partir daí que se deve trabalhar o problema do alcoolismo, sensibilizando os jovens sobre os riscos e as conseqüências do seu uso abusivo, onde o consumo em excesso dificulta o processo de aprendizagem e isso pode resultar num adulto com menos habilidades intelectuais. Os adolescentes têm dificuldades de ver a bebida como uma droga, como um problema, no entanto, é preciso aplicar conteúdos de Química referentes ao tema para mostrar a importância de sensibilizar os adolescentes sobre o problema do alcoolismo.
RESULTADOS:
Aplicou-se um questionário de 10 perguntas a 50 alunos da escola estadual José de Alencar, no período de setembro a novembro de 2009 a fim de saber o que pensam os alunos quanto ao consumo de álcool e como é o ambiente social dos mesmos. Os adolescentes relataram que é fácil obter bebida alcoólica sem a apresentação do documento de identidade, tanto por via comercial (compra), como por intermédio de seus grupos de convívio (parentes e amigos). A facilidade de acesso é percebida dentro de casa e nos círculos de amigos, ambos são o ambiente de consumo e fonte de obtenção de bebidas mais citadas pelos jovens. Isso é relevante porque os amigos têm influência direta (oferecendo bebidas) e indireta (expectativa dos efeitos do uso e aceitação social) sobre o padrão de consumo. Quanto à família, a facilidade de acesso também é percebida dentro de casa, onde disseram que é fácil pegar bebida alcoólica de casa sem permissão dos pais. Isto mostra que o uso nocivo de álcool pelos pais e a falta de controle e supervisão sobre o consumo dos filhos associam-se no aumento do risco de dependência na idade adulta.
CONCLUSÃO:
Fez-se uma ponte entre a teoria e o cotidiano dos alunos em relação ao tema "alcoolismo", onde trabalhou-se conceitos, fórmulas, cadeias carbônicas, ligações químicas, reações, conseqüências do uso abusivo do álcool, problemas de saúde, entre outros. Observou-se que ao se relacionar os conteúdos com o dia-a-dia dos alunos, estes se mostraram mais interessados e curiosos. Além disso, as aulas se tornaram mais dinâmicas e satisfatórias, facilitando na retenção da teoria pelos alunos. Apresentou-se um método didático que envolveu um problema social da cidade, trabalhando-se em conjunto os conteúdos teóricos de Química com debates sobre o problema e suas conseqüências e, por fim, incentivou-se na busca de ações que ajudassem a minimizar tal problema. Uma das ações foi através da divulgação do conhecimento na forma de painéis expostos na escola. Mostrou-se o problema e sua solução apontando o que deve ser mudado, inovado e questionado. Buscou-se sensibilizar os adolescentes e a comunidade mostrando que o alcoolismo afeta o indivíduo fisicamente, mentalmente e socialmente, acarretando conseqüências orgânicas, comportamentais e na personalidade do jovem.
Palavras-chave: Alcoolismo, Adolescência, Ensino de Química.