62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
FATORES ASSOCIADOS Á INATIVIDADE FÍSICA NO DESLOCAMENTO PARA O TRABALHO EM INDUSTRIÁRIOS
Aline Laureano de melo 1
Gilmara Alcântara 1
Samara Trajano Feitosa 1
Suzanne Barros de Souza Damião 1
Valbério Candido de Araújo 1
Richardson Correia Marinheiro 1
1. Departamento de Educação Física/Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
INTRODUÇÃO:

A alta prevalência de inatividade física na sociedade moderna tem sido apontada como uma das problemáticas da saúde pública mundial a qual deve ser combatida com prioridade. Uma das alternativas coerentes a ser tomada é a pesquisa para levantamento de dados referentes aos fatores associados a populações específicas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo descrever a prevalência de fatores associados à inatividade física no deslocamento para o trabalho dos industriários SESI-PB, com a pretensão de contribuir na elaboração de possíveis trabalhos de intervenção nesta população.

METODOLOGIA:

Para a realização da coleta de dados foi aplicado o questionário desenvolvido e validado para a pesquisa "Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Industriários'.O processo amostral foi determinado em dois estágios: sorteio das empresas participantes, no intuito de se ter um representativo do conjunto de indústrias constantes na relação fornecidas pelo SESI-PB e sorteio aleatório dos funcionários em cada empresa totalizando uma amostra final de 2022 trabalhadores (71,8% homens e 28,2% mulheres). A construção do banco de dados se deu através da leitura ótica dos questionários utilizando o (software SPHYNX) e as análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para Windows - versão 16.01.

RESULTADOS:

Dos resultados obtidos destacam-se o tabagismo, consumo de álcool em excesso, diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado, tendo em vista a análise bruta de cada fator. Foi observado que os fumantes apresentaram 23% maior prevalência de inatividade física no deslocamento para o trabalho quando comparados aos não fumantes, as pessoas que consomem álcool em excesso apresentaram 15% maior prevalência e as diabéticas 33%. Outro fator diretamente associado à inatividade física foi a pressão arterial elevada, o número de trabalhadores que apresentam esse problema é 25% maior que os normotensos, por fim os industriários que apresentaram colesterol elevado tiveram 23% maior prevalência que os com níveis adequados.

CONCLUSÃO:

Baseado nos dados apresentados pode-se concluir que a população estudada apresenta fatores relacionados à inatividade física semelhantes a outras populações de adultos brasileiros, sendo que dos estudados, o diabetes apresentou maior associação, fato esse que pode está relacionado a algumas dificuldades e restrições que as pessoas que apresentam essa enfermidade encontram para a prática de atividade física.

Instituição de Fomento: Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Inatividade física, Saúde , Trabalhadores.