62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
CONTRIBUIÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Wanderson Gomes de Souza 1
Maria Lúcia Serafim 1
1. Depto. Matemática, Estatística e Computação, Univers. Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:

Em tempos de revolução tecnológica, a sociedade vive uma mudança de paradigma que se acentua com o passar das gerações. Surge a necessidade de utilizar novos recursos tecnológicos com o intuitodeaprimorar o processo de aprendizagem baseado no modelo tradicional de ensino.As novas demandas do ensino e aprendizagem, vivenciadas pelo construtivismo, é conduzida pela velocidade das descobertas e informações existentes em diversas áreas do conhecimento. É neste conjunto de questões que se configura o estudo sobre "A contribuição da Robótica educacional: uma experiência interdisciplinar de aprendizagem no Ensino Fundamental". O objetivo geral da pesquisa foi realizar intervenções colaborativas no campo escolar, tendo em vista possibilitar a dinâmica da prática docente, a aplicação da Robótica como ferramenta interdisciplinar nos estudos da Física e da Matemática, na ótica da agregação da aprendizagem colaborativa, da autonomia, raciocínio lógico e criatividade. A relevância social deste estudo poderá contribuir para a realidade da Educação Básica, levando a uma discussão sobre a inserção das TIC's em seus currículos, reforçando a importância da aplicação da Robótica Pedagógica no ensino e aprendizado, fazendo prevalecer à construção do próprio conhecimento por parte dos alunos.

 

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado em uma instituição particular de ensino, na cidade de Campina Grande - PB, entre os meses de setembro e novembro de 2009, com a finalidade de obter resultados satisfatórios frente aos objetivos propostos e analisar questões sobre a interdisciplinaridade através da Robótica Educacional no Ensino Fundamental. O estudo norteou-se pela concepção de pesquisa qualitativa, empírica, colaborativa, aliada a dados quantitativos. A população investigada foi composta por, 1 (um) professor de Física, e outro de Matemática, ambos do Ensino Fundamental II e 60 (sessenta) alunos do 9° Ano. Os dados foram coletados através de 1 (um) formulário designado à escola, 1 (um) questionário semi-estruturado destinado aos professores e alunos, sendo complementado com uma vivência pedagógica curricular da Robótica no Ensino Fundamental. A escola possui um laboratório de Robótica com 11 (onze) computadores e 10 (dez) Kits de Robótica LEGO Mindstorms NXT, onde os educandos se dividiram em grupos de 4 (quatro), com cada um exercendo uma função correspondente a: líder, programador, organizador e montador. Dessa forma, os discentes puderam desenvolver o seu conhecimento colaborativo, raciocínio lógico, criatividade e autonomia, utilizando a Robótica com uma ferramenta interdisciplinar.

 

RESULTADOS:

Os resultados obtidos são frutos de uma vivência didático pedagógica, agregada a informações coletadas envolvendo a escola, alunos e professores. Esses dados serviram para dar sustentação à relevância do estudo em questão. Os formulários forneceram dados sobre a estrutura da escola, bem como analisar a aplicação das TIC's no ambiente escolar. Através dos questionários foi possível constatar que os professores investigados possuem acesso à internet para realizarem trabalhos escolares, dominam o uso do computador e consideram como muito importante a inclusão da Robótica no âmbito escolar, já os alunos, todos acessam a internet, embora 82% possuem computadores em suas casas, levando a crer que a internet é um meio democrático e está acessível em praticamente todos os lugares, 58% gostam das aulas de Robótica e afirmam que essas aulas são importantes para o seu aprendizado. Em relação ao nível de satisfação com seu grupo, 70% sentem-se satisfeitos, e apenas 5% não aprovam a parceria, isso porque chegam atrasados no início das aulas e acabam formando grupos com menor afinidade. Os instrumentos de coleta de dados mencionados foram aplicados antes do início das aulas práticas, restando ao professor de Robótica analisar o andamento das aulas através de um relatório.

 

CONCLUSÃO:

O ser humano vive hoje num ambiente ocupado também por máquinas e cada vez mais a interação homem x máquina estará presente no cotidiano de cada um. A Robótica vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e a escola não pode ficar ao largo dessa realidade. É na interação com o meio que o indivíduo aprende e se modifica. É preciso antes proporcionar um ambiente de aprendizagem para depois esperar que o educando interaja e nele aprenda. Nessa perspectiva, os resultados obtidos nesta pesquisa foram satisfatórios. Os alunos desenvolveram através da Robótica, a criatividade e a autonomia, deixando de lado os manuais para montagem de robôs. O conhecimento colaborativo ficou evidente na atribuição de tarefas a fim de construir a atividade em grupo, o raciocínio lógico, quando o aprendiz se depara com algum problema e o mesmo gera um leque de possibilidades para tentar revolvê-lo. A escola passa a ver a Robótica com outros olhos, na medida em que ela deixa de enxergar a Robótica como sinônimo de status. Contudo é necessário abrir espaço para utilização da Robótica com materiais alternativos, viabilizando não apenas o uso de materiais pré-fabricados, mas utilizando materiais de sucata, reaproveitando o lixo eletrônico desperdiçado no meio ambiente, dando sentido assim, a própria prática.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Robótica Educacional, Ensino Fundamental.