62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
Holothuria (Thymiosycia) thomasi PAWSON & CAYCEDO, 1980 (ECHINODERMATA: HOLOTHUROIDEA) UM NOVO REGISTRO PARA A COSTA BRASILEIRA.
Jéssica Prata de Oliveira 1
Cynthia Lara de Castro Manso 1
1. Dept. de Biociências, Universidade Federal de Sergipe/ UFS
INTRODUÇÃO:
A classe Holothuroidea é composta por animais de corpo cilíndrico envolvido por tecido coriáceo ou fino e endoesqueleto composto por ossículos calcários. Seus representantes habitam desde a zona infralitoral até grandes profundidades, podendo compor cerca de 90% da biomassa deste ecossistema (HENDLER et al, 1995). São conhecidas aproximadamente 1.250 espécies de holotúrias no mundo, destas 32 já foram registradas para a costa brasileira. Por ser a classe menos estudada entre os Echinodermata no Brasil, existe pouco conhecimento sobre a ecologia, biologia e distribuição de suas espécies, principalmente aquelas que habitam maiores profundidades. Neste trabalho é apresentado o primeiro registro de Holothuria (Thymiosycia) thomasi Pawson & Caycedo, 1980 para a margem brasileira.
METODOLOGIA:
O exemplar estudado foi coletado na Bacia de Campos, litoral do Estado do Rio de Janeiro pela empresa Bioconsult Ambiental Ltda, e doado a coleção do Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde está depositado. No laboratório foi conservado em álcool 70%. Além da observação das características externas, foi realizada a observação dos corpúsculos calcários imersos na epiderme. Foram feitos cortes histológicos com auxílio de bisturi e pinças. Após o corte, o fragmento de tecido foi imerso em uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para dissolver o tegumento. Em seguida o material dissolvido foi montado sobre lâmina e recoberto com lamínula e levado ao microscópio óptico para observação dos corpúsculos e identificação específica com auxílio de bibliografias especializadas como Miller & Pawson (1984), Hendller et al (1995) e Gonzáles et al (2002). Por fim o material foi depositado na coleção de referência do Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR) da UFS.
RESULTADOS:
A Holothuria (Thymiosycia) thomasi (Pawson & Caycedo, 1980), caracteriza-se por possuir um corpo alongado com pele macia. Apresenta em sua superfície superior fileiras de papilas cônicas, sobre as quais ocorrem verrugas, que são maiores na margem lateral do corpo e em volta da boca. Os pés ambulacrais são pouco abundantes e estão dispersos na superfície ventral. Os corpúsculos calcários, característicos da classe holothuroidea, são dos tipos torre e placa nesta espécie. As torres são pequenas, compostas por quatro pilares curtos e apresentam na base, margens irregulares com quatro perfurações centrais e onze a doze perfurações menores ao redor. As placas são alongadas e possuem duas fileiras com três a seis perfurações alinhadas. A coloração do corpo é marrom, podendo apresentar tons avermelhados, os pés ambulacrais são esbranquiçados. Apresenta de acordo com Hendler et al (1995), uma distribuição geográfica que abrange Bahamas, Florida, Cuba, Porto Rico, México, Panamá, Colômbia e Belize. O presente exemplar fora encontrado na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.
CONCLUSÃO:
O presente estudo contribui para o conhecimento da fauna marinha e apresenta o primeiro registro da espécie Holothuria (Thymiosycia) thomasi (Pawson & Caycedo, 1980), para o Brasil, sendo a Bacia de Campos o limite mais ao sul conhecido para esta espécie.
Instituição de Fomento: PIBIC/ CNPq
Palavras-chave: Holotúria, Bacia de Campos, Margem brasileira.