62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
COMPORTAMENTO LACTACIDÊMICO EM ATLETAS DE JIU-JITSU
Bruno Honório Cavalcanti 1
Gleidson Mendes Rebouças 1, 2
Humberto Jefferson de Medeiros 1
João Batista de Medeiros da Silva 1
Luis Marcos de Medeiros Guerra 1
Adalberto Veronese da Costa 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / UERN
2. Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte / FARN
INTRODUÇÃO:

Muitos são os trabalhos que evidenciam a importância da força e potência muscular. Nos esportes de luta, estas variáveis têm sido determinantes em grande parte dos combates. O Jiu-jitsu, como esporte de luta, tem o objetivo de dominar o adversário através de técnicas imobilização,quer seja por estrangulamento ou chave articular. Os poucos estudos voltados a essa modalidade incide em descrições de características antropométricas dos praticantes ou na força isométrica apresentada em situações não específicas (DUBAS et al., 2002; MOREIRA et al., 2001; MOREIRA et al., 2003). A análise da concentração de lactato sangüíneo em situações específicas de esportes de combate, favorecem a obtenção de informações sobre a demanda metabólica da mesma, fornecendo conhecimento para a adequação do treinamento, identificando também a característica metabólica do atleta. Dessa forma o objetivo deste estudo foi descrever o comportamento lactacidêmico em competidores de jiu-jitsu.

METODOLOGIA:

A amostra foi composta por 8 lutadores do sexo masculino com idades entre 29 e 35 anos, 85,7 + 5,8 Kg para o peso corporal, 173,3 + 4,5 cm de estatura e praticantes regulares da modalidade jiu-jitsu com freqüência de 5 a 6 vezes por semana. Todos os participantes foram previamente informados a cerca dos procedimentos e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido para a participação voluntária no estudo. Cada indivíduo realizou 2 séries de combates, cada uma composta de 4 combates com adversários diferentes (mas da mesma categoria) em cada combate. A primeira série (S1) consistiu de 4 combates de 3 minutos de duração com 1 minuto de intervalo entre os combates e a segunda série (S2) de 4 combates de 5 minutos com 1 minuto de intervalo entre os combates. As séries foram realizadas obedecendo 96 horas de intervalo entre elas. Antes de cada série foram coletados 20 µl de sangue para dosagem de lactato em Lactímetro AccuSport para registro dos valores de repouso. Ao final de cada combate foi realizado coleta similar para registro das alterações pela participação na luta. Cada atleta foi instruído a impor um ritmo de luta mais elevado sem se importar especificamente com o resultado no combate.

RESULTADOS:

Os resultados encontrados para o repouso foram de 3,41 + 1,17 mmol/l antes da S1 (combates de 3 minutos) e na mesma série os valores entre os combates e ao final do último foram respectivamente: 4,63 + 1,38; 4,94 + 2,67; 10,37 + 1,71 e 11,91 + 1,09 mmol/l. Comparando-se os valores dentro da S1 através de uma ANOVA, evidenciamos diferenças para (p < 0,05) entre o combate 2x3. Dado o período de descanso (4 dias) para nova coleta, os resultados para a S2 (combates de 5 minutos) foram para o repouso e para os 4 combates respectivamente: 2,7 + 0,68; 8,5 + 1,48; 11,3 + 1,88; 12,8 + 2,13 e 15,6 + 2,03 mmol/l. Com o mesmo nível de confiança adotado anteriormente a análise de variância não reportou diferenças significativas apenas entre o combate 2x3. Os níveis de lactato em humanos durante repouso estão geralmente entre 1,0 mmol/l e 2,0 mmol/l, dessa forma concluímos que em ambas as séries os valores de repouso já se apresentaram foram deste padrão com destaque para S1. Adotando-se 4 mmol/l como valor de referencia para limiar anaeróbico, podemos perceber que em ambas as séries (S1 e S2) já no primeiro combate estes valores foram ultrapassados.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados podemos concluir que diferentemente de outros esportes onde os protocolos sugerem incremento de intensidade em geral com etapas que variam de 1 a 3 minutos para se determinar o limiar anaeróbico, os esportes de luta, no caso em questão, o Jiu-jitsu, apresenta dificuldades quanto a essas proposições devido as constantes mudanças no ritmo de luta, assim como também a imprevisibilidade gerada pelo adversário no combate. O acréscimo do tempo de luta pareceu não interferir no comportamento lactacidêmico uma vez que os valores encontrados na S2 foram significativamente maiores que em S1. Assim, mesmo sendo consensual na literatura que esforços contínuos por mais de 3 minutos levariam a uma utilização do lactato sanguíneo como fonte de energia pela sua conversão a piruvato e conseqüentemente uma diminuição de sua concentração no sangue, isso não ocorreu nos combates com duração de 5 minutos. Cabe aqui ressaltar que o ritmo de luta ao longo dos 5 minutos obviamente não pôde ser controlado, contudo, nenhuma luta terminou antes do período pré-estabelecido, quer seja por imobilização, contusão ou qualquer outro fator.

Palavras-chave: Limiar Anaeróbico, Lactato, Jiu-jitsu.